Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 28 de dezembro de 2014

SAGRADA FAMÍLIA: Pode deixar teu servo partir em paz... Evangelho.

REFLEXÃO DOMINICAL
Evangelho: Lc 2,22-40
28.12.2014 – Ano B
Sagrada Família
Pode deixar teu servo partir em paz...
 Amigos e Irmãos em Jesus Cristo
        São Lucas transmite a história do menino Jesus, recém-nascido e apresentado ao Senhor, no Templo. Lá se encontrava um piedoso homem chamado Simeão, a espera, movido pela luz do Espírito de Deus e que não queria morrer antes de testemunhar a chegada do Messias.
        Quando José e Maria chegaram, Simeão exclamou bendizendo a Deus: “29 Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30 porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32 luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel.”.
        Simeão também profetizou sobre os conflitos que envolveriam a presença de Jesus no mundo, e os sofrimentos pelos quais passaria Maria, a Nossa Senhora. Testemunhou aquele momento também a profetiza Ana que com 84 anos não saia do Templo servindo a Deus e teve a graça de reconhecer no menino que se apresentava a “libertação de Jerusalém”.
        Irmãos e irmãs. Ainda hoje conservamos o costume de, quando nasce um filho ou filha, a primeira visita da criança é a uma Igreja, antes mesmo do batismo, e de preferencia numa Missa para que o sacerdote possa fazer essa apresentação aos fiéis.  
        Podemos sentir nesse gesto, o primeiro passo da criancinha ao encontro com Deus. E a primeira experiência pela qual passa, mas precisando contar com a ajuda dos pais que atualmente, infelizmente, estão deixando de lembrar. Essa apresentação, sem dúvida alguma, representa o propósito de oferecimento do filhinho que chegou aos cuidados de Deus.
        Outra situação de profundo sentido é a presença de Simeão e sua alegria ao conhecer o menino Jesus.
        Irmãos queridos. Nós precisamos sentir a mesma alegria de Simeão. Muitos festejamos o Natal olhando para um artesanal presépio e um pequeno neném feito de algum material. Ótimo, maravilhoso, mas muito pouco em relação ao verdadeiro menino que está sendo apresentado no Templo. Sem menosprezar nossa reunião familiar natalina, o verdadeiro Natal seria completo se, assim como Simeão, estivéssemos na Igreja esperando a chegada do menino Jesus. Não somente o dia 25 de dezembro, mas aos domingos, e todos os dias se fosse possível já que no Sacrário, na Eucaristia, lá está Jesus de braços abertos para te acolher.
        Ana, meus irmãos, é uma demonstração de que qualquer um, em qualquer tempo, pode iniciar a procura de Deus na pessoa de Jesus Cristo. Ela contava com 84 anos... E nessa idade conheceu Jesus.
        A reação de Simeão foi tão bela e extraordinária, que provoca em mim e certamente em todos vocês, a mesma vontade de gritar: Senhor Jesus, já posso continuar a minha vida, posso até morrer em paz, porque tive a alegria de te conhecer, e enquanto eu puder, quero estar sempre aqui, na tua presença Eucarística para que a sua luz seja a minha luz, a sua força seja a minha força.
Que Jesus e Maria iluminem a vida de vocês.

Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário