Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 14 de dezembro de 2014

QUEM ÉS TU?

REFLEXÃO DOMINICAL
3º Domingo do Advento – Ano B – 14.12.2014
Evangelho: Jo 1,6-8.19-18

Amigos e irmãos em Jesus Cristo.

Vocês já pensaram o quanto foi difícil para Jesus Homem fazer chegar aos homens a conversão e a salvação?
Alguns passos para traz e lembraremos dos patriarcas, profetas, Jerusalém, homens e mulheres que durante milhares de anos aC  buscaram Deus dentro de suas limitações, mas que, mais perto da vinda de Cristo, esse Deus passou a ser anunciado e profetizado oralmente, tradicionalmente, e nas anotações avulsas dos escolhidos escritores que propiciaram o antigo testamento sob inspiração divina e passaram a delinear o Criador e suas criaturas formando a História do Povo de Deus, dando-se a conhecer e a se revelar como Deus Uno. Quantos sacrifícios, quantos desvios do caminho do bem, mas também uma multidão de santos fez parte dessa antiga aliança. Algo precisava ser feito para que as criaturas humanas pudessem se recompor dos pecados e tornarem-se merecedores do retorno ao Pai.  Assim o Antigo Testamento mostra o Senhor preparando-se para conviver com os homens tanto que todos os livros tem na sua centralidade a pessoa de Jesus que haveria de vir.
A maravilhosa sabedoria de Deus na preparação da sua encarnação foi procurar uma mulher digna, a mais perfeita dentre as mulheres. E Maria foi a escolhida e consultada e dela partiu o seu SIM para se tornar Sacrário Vivo de Jesus.
Chegado o Messias, uma nova etapa doutrinaria iniciou também com seus profetas que escolhidos por Deus passaram a anunciar a sua vinda.
João Batista foi o precursor de Jesus, e coube-lhe na sua pobreza e singeleza, mas com muita coragem e fé conclamar o povo a abrir caminhos para alguém que traria novas esperanças para a humanidade, esperanças materiais no que se refere ao trato e respeito humano e também espiritual com proposta de nova vida, mudanças de atitudes, de uma vinda cheia de santidade para que um outro caminho, agora aberto por Cristo,  fosse oferecido rumo ao céu.
João Batista foi este homem de tamanha virtude que provocou nos judeus a curiosidade sobre sua pessoa mandando sacerdotes e levitas questioná-lo.  Quem és tu? O messias, o profeta, Elias? Não, responde João!  Então, quem és? A essa pergunta responde: “Eu sou a voz que grita no deserto: Aplainai o caminho do Senhor”. Ao mesmo tempo fez ressalva de que acima dele viria um outro de quem não seria digno nem mesmo de desamarrar as correias de suas sandálias.
Que exemplo e testemunho! A alegria de João estava em anunciar Jesus, abrir caminho para que Ele pudesse passar e chegar aos corações de todos, principalmente dos pobres e dos pecadores. E João jamais quis tornar-se maior do que o anunciado mantendo sua humildade e entrega total a Jesus. Exemplo que desafia bispos, presbíteros e diáconos, e toda força viva da Igreja composta pelos valorosos leigos nos seus ministérios e pastorais.
Logo teremos o Natal quando a Igreja lembrará mais uma vez que Jesus nasceu e será sempre Luz do Mundo, assim como cada crente católico deve também ser de maneira tão firme que sempre exista alguém a perguntar: Quem és tu?
Tornemo-nos novamente como crianças para nos despirmos dos vícios e costumes pecaminosos dos adultos e reiniciar tudo de novo, a partir do marco zero da nossa vida com o batismo pregado por João Batista.
Que o menino Jesus inspire uma vida nova para vocês,
meus irmãos, e toda a humanidade.

Dc Narelvi.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário