Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 21 de dezembro de 2014

QUAL A DIFERENÇA ENTRE SUA CASA E A CASA DE DEUS? 1ª leitura.



REFLEXÃO DOMINICAL
4º Domingo do Advento – 21.12.2014 – Ano B
1ª leitura: 2 Sm 7,1-5.8b-12.14a.16

Irmãos amados em Jesus e Maria.
Está chegando a hora! Como você se preparou para receber Jesus?
Vamos iniciar com Davi reconhecendo que reside num palácio de cedro enquanto que a arca de Deus encontra-se numa tenda.
Naturalmente que Deus quer o melhor para suas criaturas e as conquistas materiais dependem de cada um nos limites da capacidade e disponibilidade de direitos iguais. Mas seria hipocrisia deixar de reconhecer que nem todos conseguem, mesmo sem culpa, entrando aqui a questão do livre arbítrio, oportunidades, estado de ânimo, que poderão interferir na formação de um patrimônio. O que importa é que Deus provê as necessidades, não significando, contudo, que os homens possam dormir e deixar que Deus resolva tudo.
A moral de Davi é a humildade, o reconhecimento de que enquanto nós de um jeito ou de outro, ostentando riquezas ou na pobreza, não paramos um momento para

comparações. Como vivem nossos irmãos em relação ao que possuímos? Davi tinha uma casa luxuosa para o seu tempo enquanto que a arca de Deus encontrava-se numa tenda. Não deveria ser o contrário?
Ainda hoje também vivemos contrariando a igualdade esperada por Deus e nós,
que conseguimos mais ou um pouco mais do que muitos irmãos nossos que nada conseguiram, nos colocamos como superiores, melhores, arrogantes às vezes, insistindo em ter cada vez mais, enquanto que Jesus, Deus feito Homem, mora sozinho no Sacrário aonde espera ser visitado, quase sempre desprezado e somente visitado aos domingos nas Missas, e assim mesmo, com alguns fiéis não prestando atenção Nele.  Também nos corações dos pobres a nível até da miserabilidade Jesus está lá, e não O enxergamos!
Vejam irmãos, que podemos pensar como Davi.  Mas não basta pensar. 
Precisamos nos despir de toda vaidade para que nos igualemos aos mais necessitados, pois só assim conseguiremos compreende-los e ajuda-los. Assim também com relação a Deus. Deixemos nosso orgulho, baixemos nossa crista, sejamos humildes para conseguirmos nos nivelar a Jesus, pobre e humilde de coração. É a maneira que se espera aconteça neste Natal e Deus então fará para nós uma casa especial com espaço para toda a família e que jamais será destruída porque o alicerce será o próprio Cristo.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.

Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário