Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 28 de dezembro de 2014

SAGRADA FAMILIA: Quem teme o Senhor, honra sua família - 1ª leitura

REFLEXÃO DOMINICAL
1ª leitura: Eclo 3,3-7.14-17ª
28.12.2014 – Ano B
A Sagrada Família
Quem teme o Senhor, honra sua família


Prezados amigos e irmãos em Cristo Jesus

        No Natal, além de festejarmos o nascimento do menino Jesus, nos deparamos com a presença de Maria e José. Maria como mãe biológica de Jesus, e José como pai adotivo.
        Tivemos no Natal o inicio da presença de Jesus como Homem já que Ele, sendo Deus, sempre existiu e está presente desde sempre conforme professamos no Creio Constantinopolitano e no capítulo 1 de João.
        Mas o retrato deste domingo não é Jesus sozinho, mas em família que simboliza a Sagrada Família pela santidade que a une.
        O Eclesiástico (Livro da Igreja) traz uma série de reflexões, meditações, dirigidas ao povo de Israel e na leitura de hoje concentra no pai, mãe e filhos.
        Como se vê, a ligação familiar, amorosa, respeitosa, sempre foi o alicerce da família e neste capítulo o autor faz um chamado dos pais e das mães para um carinho absoluto pelos filhos e também aos filhos para que respeitem profundamente seus pais.
        Quando se diz que Deus honra o pai nos filhos, igualmente honra os filhos nos pais, e confirma a autoridade dos pais.
        O que pensar disso nos dias de hoje?
        Que cada um procure ligar as palavras do autor Bem Sirac[i] à sua própria pessoa ou família. Como se comportam os pais, mães e filhos nos seus relacionamentos pessoais? Existe respeito? Estarão demonstrando que se amam reciprocamente?
        Vejam irmãos, a séria advertência no que diz respeito ao trato de nossos pais na velhice quando já perdendo a lucidez. Estarão os filhos tendo paciência, caridade, sendo compreensíveis?
        Além de ser uma obrigação natural, Deus recompensa aos que sabem reconhecer os valores dos pais e dos filhos, e assegura aos que assim agem, os instrumentos necessários para obter o perdão dos pecados.
        Quem teme o Senhor no sentido de respeito e obediência, saberá da mesma forma honrar e respeitar os pais e os filhos, e com certeza terão formado o maior tesouro na vida que é a Sagrada Família.
Com Jesus, Maria e José.
Dc Narelvi




[i] Jesus filho de Sirach (Jesus Ben Sirac ou Ben Sirá, ou, em grego Sirácida.










Nenhum comentário:

Postar um comentário