Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 21 de dezembro de 2014

ALEGRA-TE, CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR ESTÁ CONTIGO. Evangelho

REFLEXÃO DOMINICAL
4º Domingo do Advento – 21.12.2014 – Ano B
Evangelho: Lc. 1, 26-38

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.
A centralidade da Igreja é Jesus Cristo, assim como na Bíblia. Porém, viver Jesus Cristo não significa tê-lo solitariamente.
Partimos do principio de que no inicio existia somente Deus neste infinito universo e quis Ele dividir o que era seu com suas criaturas. E assim tudo foi criado e coube ao homem o privilégio de ser o preferido do Criador que se desenvolveu segundo a história bíblica, a tradição, e o magistério da Igreja que chegou até Jesus, Deus encarnado que habitou entre nós para nos brindar com a Salvação, isto é, com o nosso retorno ao Deus Pai para o convívio eterno conforme vocês já sabem.
Mas nessa caminhada do Povo de Deus existiu um momento muito importante que foi o nascimento de Jesus conforme prometido, justamente para que os homens conhecessem aquele Deus antes invisível, agora visível, e pudessem ouvir sua Palavra e reencontrar o caminho antes perdido pelo pecado, e voltar à santidade.  
Por sua vontade, a presença de Deus Pai no meio de nós dependia da sua encarnação: um Ser totalmente espiritual deveria materializar-se para ser visto. O Criador deveria apresentar-se à humanidade como verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus. Para isso precisou de uma mulher que reunisse todas as virtudes necessárias para acolher em seu ventre o próprio Deus.
Maria foi a escolhida dentre todas as mulheres. E ao anjo Gabriel conferiu a honrosa missão de visitar Maria para propor-lhe, em nome de Deus, que fosse a geradora do Deus Filho.
A jovem Maria, de repente é surpreendida com a presença do Anjo que de inicio lhe faz
tão nobre saudação: “ALEGRA-TE, CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR ESTÁ CONTIGO”. E o diálogo iniciou com o porta-voz de Deus acalmando Maria e comunicando a escolha e vontade de Deus. Na sua humildade e sinceridade, Maria tenta resistir à ideia ao ouvir: “EIS QUE CONCEBERÁS E DARÁS À LUZ UM FILHO, DE NOME JESUS”. E o anjo a conforta esclarecendo como aconteceria a concepção e que o amparo do poder do Altíssimo lhe estaria assegurado. E mais, o que dela nasceria seria o FILHO DE DEUS.
Foi o que bastou para Maria aceitar. Ela tinha plena liberdade para fugir a essa missão dizendo não. Mas, SIM, foi a sua resposta e graças a esse consentimento, Jesus nasceu e garantiu a toda humanidade a reconciliação com Deus Pai, o perdão dos pecados, a santidade!
Por isso irmãos e irmãs, amamos Maria. Porque ela é a bendita entre todas as mulheres, é mãe de Jesus e a pessoa que mais o conheceu neste mundo. Maria é o Sacrário Vivo de Jesus porque o gerou, o abrigou em seu ventre, o alimentou, educou, ensinou, e esteve com ele até o ultimo momento nesta terra, aos pés da cruz. Maria, a magnifica, a imaculada, a Nossa Senhora!
Aprendamos irmãos e irmãs, a também responder com o nosso SIM sempre que formos chamados por Deus. Esta última semana do advento fecha o tempo com essa proposta.
Salve Maria!
Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário