Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 4 de janeiro de 2015

EPIFANIA DO SENHOR - BEM-VINDO, JESUS!

REFLEXÃO DOMINICAL

Epifania do Senhor – Bem-vindo, Jesus!
Is 60,1-6; Ef 3,2-3a.5-6;  Mt 2,1-12
Ano B – 04.01.2015

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

Bem-vindo, Jesus! Sim, é a nossa acolhida a Jesus que neste domingo da Epifania cujo significado é aparição, manifestação, apresentação, está sendo apresentado por Maria e José.
Uma luz brilha no infinito para conduzir os magos do oriente até a Luz Divina do menino Jesus em Belém. A Igreja Católica considera esse dia da visitação dos magos como a apresentação de Jesus ao mundo.
Uma espera de milênios anunciada pelos profetas que se realiza com o nascimento de Jesus, dádiva de Deus que coloca as gerações seguintes até nós e as futuras, num cenário de alegria porque testemunhamos a realização do desejo do Pai de se fazer presente de forma visível, como Homem, para em Jesus restabelecer a paz, o elo entre os homens e Deus num serviço missionário que passou a contar no tempo certo com os Apóstolos, a Igreja, e todo o Povo de Deus e graças a isso somos hoje criaturas reformadas, herdeiros do céu caminhando sob a luz do Evangelho, um povo católico a caminho da Salvação.
São Mateus conta no Evangelho a artimanha de Herodes para por fim àquele que acabara de nascer e o povo já o aclamava como o Messias esperado e já anunciado como o rei dos judeus. E era justamente o medo de um outro reinado que provocara sua ira, sem saber que o reino anunciado era outro.
Então Herodes disfarça sua intenção fazendo-se de bom e tenta tirar dos magos informações sobre o paradeiro do Menino. Viemos adora-lo, disseram, o que certamente aguçou a ira de Herodes e de toda Jerusalém. Recorrendo aos sacerdotes e mestres da Lei que conheciam as profecias, foi fácil chegar a Belém na Judéia.
O passo seguinte foi tentar iludir os magos e tirar deles maiores informações levando em conta a aparição da estrela. Em atitude traiçoeira recomenda-lhes: “‘Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”. E a estrela continuou mostrando o caminho aos magos até que chegaram aonde o menino Jesus se achava.
A alegria tomou conta deles e ofereceram-lhe como presentes o que de maior valor tinham: ouro, incenso e mirra e depois retornaram por outro caminho para confundir Herodes.
Irmãos e irmãs. Jesus continua sendo apresentado ao povo do mundo todo. Até mesmo em nossa paróquia o Menino Jesus, então já crescido e ressuscitado, nasce em cada Santa Missa no momento da Consagração e é apresentado aos fiéis: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do Mundo” (Jo 1,29), e apresentamos também nossos presentes entrando em comunhão com Ele, que lá no Sacrário continua a espera não mais dos reis magos, mas dos cristãos católicos e dos não católicos.
          Talvez irmãos vocês pensem que hoje Jesus está livre de Herodes. Está daquele Herodes cognominado de “O Grande”, “rei da Judéia” e que residia em Jerusalém. Mas não estão dos Herodes de hoje que deliberadamente posicionam-se contra o cristianismo, e daqueles que, traindo a religião católica fundada por Jesus, tornaram-se agressivos e protestantes do catolicismo perseguindo Jesus mesmo que na ignorância, quando fazem pouco caso da Igreja Católica, da sua Mãe Maria, da sua presença Eucarística, e de toda a doutrina cristã católica.   
Mas o Cristo da epifania continua presente e iluminando seus seguidores e a nos convidar a continuar apresentando-O como ação Evangelizadora em nome do Senhor Jesus.
Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre!
Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário