Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 23 de novembro de 2014

VINDE BENDITOS DE MEU PAI!

REFLEXÃO DOMINICAL
34º DTC – Ano A – 23.11.2014
Solenidade  de Nosso Senhor Jesus Cristo,
Rei do Universo
2ª Leitura - 1Cor 15,20-26.28
Evangelho: Mt 25,31-46

Queridos irmãos em Jesus Cristo.
São Paulo fala-nos sobre a ressurreição como a conclusão da vitória da vida sobre a morte.
Jesus foi o primeiro a ressuscitar como homem, abrindo o caminho da ressurreição para todos.
Ressurreição não se refere à alma, mas ao corpo, visto que a alma é imortal.
É o corpo que, com a morte, deixa de existir e transforma-se em pó, desaparece. Graças a Jesus um dia que não sabemos quando e que as Sagradas Escrituras falam no final dos tempos, os corpos sairão do desaparecimento que podemos chamar de “estado de dormência” para, num novo corpo glorificado, numa nova vida, unir-se à sua alma. E não
importa onde esteja o corpo, no cemitério, destruído por incêndio, no fundo do mar, em qualquer lugar, ele será ressuscitado. Também não importa se a alma esteja no céu ou no inferno, a ressurreição do corpo acontecerá sem mudar o estado da alma.  E quando o Juízo Final chegar, os que estiverem vivos não passarão pela experiência da morte e serão, por assim dizer, arrebatados em corpo e alma para o  céu ou descerão para o inferno.
Por isto Cristo destruiu a morte. Se por Adão veio a morte, por Jesus veio a vida.
Quando chegar ao final dos tempos, tudo de mal será destruído, até a morte que não acontecerá mais, e estaremos todos submetidos a Deus presente em tudo e em todos.

O Evangelho conclui a reflexão segundo Mateus que revela como será o final dos tempos de que nos falam a primeira e segunda leituras.
Nesse dia, Jesus aparecerá não mais para converter os pecadores como na sua primeira vinda, mas para uma demonstração pública do julgamento de Deus como vitorioso e fará a separação uns dos outros como o pastor separa as ovelhas dos cabritos, isto é, será separado sob os olhares de todos, os bons dos maus, ou os salvos dos condenados, em dois grupos, um da direita e outro da esquerda. Os salvos serão colocados à sua direita e ouvirão de Jesus: “VINDE BENDITOS DE MEU PAI! RECEBEI COMO HERANÇA O REINO QUE MEU PAI VOS PREPAROU DESDE A CRIAÇÃO DO MUNDO!”. E a esquerda estará aqueles que em vida fizeram opção pelo mal e se encontram no inferno e ouvirão de Jesus: “AFASTAI-VOS DE MIM, MALDITOS! IDE PARA O FOGO ETERNO, PREPARADO PARA O DIABO E PARA OS SEUS ANJOS”.
Muitos farão a mesma pergunta que hoje ouvimos de muitos quando são reprovados em suas atitudes: “O QUE FOI QUE EU FIZ?”.
Vejam irmãos e irmãs, que Jesus não pergunta se é rico ou pobre, se construiu obras faraônicas, nem olha para o caixão onde foi enterrado se luxuoso ou simples, nem sua sepultura, mas apenas se em vida assistiu aos famintos, se saciou a sede dos sedentos, se foi acolhedor recebendo com amor tanto os conhecidos como estranhos em sua casa ou na igreja, se agasalhou os que sentiam frio, se atendeu aos doentes e visitou os presos, cujas nominações são apenas enunciativas, pois que, a essa lista outras condutas de misericórdia se acrescentam chamando a atenção para o fato de que as nossas ofensas a qualquer um, principalmente aos pobres e indefesos quando praticadas, atingem o sentimento de Jesus Cristo, na mesma medida daqueles que ofendem Maria sua mãe, prevalecendo, portanto, a CARIDADE que contará para os eleitos do Senhor, para cujo exercício o próprio Jesus fundou uma religião, instituiu os ministérios e confiou aos apóstolos e sucessores essa missão que tem por alcance indicar a estrada que leva ao Céu.
Logo, temos um juízo particular imediatamente após a morte que nos levará ao céu ou ao inferno, e um Juízo Final quando Cristo, como Rei, voltará para revelação pública dos julgamentos dos vivos e dos mortos.
O verdadeiro crente que segue os ensinamentos de Cristo e tem a graça de morrer na paz no Senhor não teme a morte e no dia do Juízo ouvirá a confirmação do convite: “VINDE, BENDITO DE MEU PAI PARA A VIDA ETERNA!”.
Fiquem com Deus.

Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário