Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 23 de novembro de 2014

ONDE ESTARÁ A OVELHA PERDIDA?

REFLEXÃO DOMINICAL
34º DTC – Ano A – 23.11.2014
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo,
Rei do Universo
1ª Leitura - Ez 34,11-12.15-17
Estimados irmãos e irmãs. Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Uma das mais lindas expressões de Deus e conhecida dos crentes em geral é a busca da ovelha perdida.
Trata de um pastor que pessoalmente cuida das ovelhas. Esse pastor é JESUS.
Dia e noite, sem cansar nem desanimar, permanece vigilante, atento para o comportamento das suas ovelhas que naturalmente se dispersam, mas com seu zelo sabe como mantê-las perto uma das outras.
Contudo, uma ou outra abusando da sua liberdade e peraltice acaba distanciando demais e acaba se perdendo. E o pastor, então, nota a ausência, preocupa-se, e sai à sua procura e não para até encontrá-la e incorporá-la do grupo.
A nossa primeira impressão da ovelha que se perde é do pecado que incorre pela separação.  Porém, o próprio texto bíblico aponta no versículo 16 a possibilidade do motivo da sua ausência do rebanho como sendo uma perna quebrada, uma doença, ressalvando que mesmo enquanto busca não se esquece das ovelhas gordas e fortes que permaneceram no redil.
Certamente que a ideia do profeta falando em nome de Deus, é sobre o homem que se afasta de Deus e se perde, estendendo-se no cristianismo para aqueles que uma vez cristãos deixam de ser cristãos, ou católicos que deixam de ser católicos preferindo outras religiões ou seitas em detrimento da verdade conhecida e se encontram sob o pecado da separação.
Mas a ovelha igualmente separa-se mesmo fora do contexto religioso.
Hoje nossa sociedade encontra-se manchada pelos comportamentos inadequados de pessoas em todos os níveis e escalas desde a corrupção, fraudes, vícios, desestrutura familiar, descomprometimento com os deveres cívicos e tantas outras violências que o Papa chamou de pecado social, na maioria dos casos sem culpa dos pais, mas estimulados pelos ataques perversos do mal provindos de alguns meios de comunicações com destaque negativo para a televisão, das ruas, das péssimas amizades, da imoralidade que impera desfazendo toda a educação e regras familiares ensinadas em casa. Um tempo do “vale tudo” em que muitos pais veem seus filhos menores ou maiores traficando, chegando drogado, embriagado, mentindo, sem vontade de trabalhar ou de construir um futuro seguro, além da libertinagem do sexo com geração de filhos que crescem sem o pai ou a mãe e longe de uma família normal cristã com risco previsível de também se tornar um delinquente.
Esses, irmãos e irmãs, jovens, filhos e filhas, netos e netas, também são ovelhas perdidas que precisam que seus pais e educadores se transformem em pastores de seus filhos e educandos que devem ser vigiados e orientados mais intensamente desde tenra idade para tentar blinda-los contra as perversidades humanas que prejudicam nossos lares, nossas igrejas, e o que é pior, PREJUDICAM O PLANO DE DEUS.
A essas ovelhas que se perdem e às ovelhas que permanecem no rebanho sagrado e familiar Deus manda seu recado: “FAREI JUSTIÇA ENTRE UMA OVELHA E OUTRA”.
Na paz de Cristo.

Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário