Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 30 de novembro de 2014

FICAI ATENTOS! Evangelho

REFLEXÃO DOMINICAL
1º domingo do Advento – 30.11.2014 – Ano B
Evangelho – mc 13,33-37
FICAI  ATENTOS!
Algumas crenças cristãs pregam a garantia da salvação sem esforço para aqueles que aderirem às suas fileiras.  E parece que alguns católicos também esquecem que a salvação exige desejo e compromisso no exercício da religiosidade.
São Marcos inicia o evangelho deste domingo com uma séria advertência: “CUIDADO! FICAI ATENTOS...”. Logo, essa “garantia” não é tão facilitada assim.
Narra a parábola que um homem viajou e confiou a guarda da sua casa aos empregados com determinadas tarefas. Mas ao porteiro, recomendou que vigiasse porque esse não saberia quando o patrão voltaria, deixando claro que não gostaria de pega-lo dormindo, desprevenido.
Irmãos queridos, somos todos porteiros de nós mesmos e recebemos de Jesus a mesma disciplina que nos foi ensinada pela Igreja na catequese e nas participações litúrgicas.
Sabemos que Jesus nos assegura a salvação, pois foi para isto que Ele morreu na cruz. E de fato pelo seu sacrifício todos fomos contemplados com a graça salvífica.
Entretanto, continuamos sujeitos ao batismo para o perdão do pecado original e é nesse momento que nos tornamos verdadeiramente FILHOS DE DEUS, HERDEIROS DO CÉU, SANTOS.
Contudo, pela desobediência, esse pecado original feriu e fragilizou nossa alma tornando-nos presas fáceis do pecado que conhecemos como “pecado originado”.
Então quando falhamos por nossa própria culpa, faltamos com nossos compromissos religiosos, estamos renunciando a salvação conseguida por Jesus e sujeitos ao encontro da morte com esse peso. Daí irmãos, o chamado de atenção de Jesus: FICAI ATENTOS porque não sabemos quando JESUS VOLTARÁ nem quando acontecerá o JUÍZO FINAL, nem mesmo O DIA DA NOSSA MORTE a realidade mais próxima.
É justamente para que não sejamos surpreendidos, que devemos nos preparar diuturnamente, cumprindo com nossas obrigações religiosas com a fidelidade a Cristo e sua Igreja, aos Mandamentos, aos Sacramentos, e amando a Deus e ao próximo.
Jesus se esforça a todo o momento para que continuemos em comunhão com Ele, e não faz exigências que ultrapassem nossos limites. Por isso que estar atentos, vigilantes, não é tarefa difícil ou impossível e posso até assegurar, fácil para aqueles que fazem das suas vidas, vidas consagradas ao Senhor.
Que a alegria do Senhor seja a vossa força.
Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário