Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 9 de novembro de 2014

DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE LATRÃO - 9.11.14

Dedicação da Basílica do Latrão
A Igreja no dia 6 de novembro, liturgicamente no domingo seguinte, festeja a Basílica de S. João de Latrão.
O local se chamava PALACIO LATERANO porque durante o Império Romano ali era uma propriedade da famila Laterani que ali construiu um palácio.
O Palácio Laterano encontrava-se em posse do imperador Constantino enquanto casado com sua segunda esposa, Fausta, irmã de Magêncio.
A construção ficou conhecida na época como "Domus Faustae" e posteriormente foi doada ao bispo de Roma por Constantino. A data precisa da doação é desconhecida, mas estudiosos acreditam que tenha sido durante o pontificado do Papa Melquíades, perto do ano 313.
A igreja, como catedral da Diocese de Roma, contém o trono papal, o que a coloca acima de todas as igrejas do mundo e o principal o Santíssimo Salvador. Tem como dois co-patronos, São João Batista, celebrado a 24 de junho e São João Evangelista, celebrado a 27 de dezembro. Padroeiro.  É considerada, por isso, a Mãe de todas as Igrejas de todo o mundo católico.
É o principal Templo Católico que de Roma simboliza a unidade católica que se estende a todas as Igrejas do mundo, daí a data especial litúrgica como DEDICAÇÃO  DA BASILICA DE LATRÃO festejada no mundo todo.
A Basílica de Latrão é mais um dos inúmeros marcos da origem do catolicismo provindo diretamente de Jesus Cristo, seu fundador, já atuando como Papa o bispo Melquiades e todo o clero, perto do ano 313.
O nome Arcibasilica Papale di San Giovanni in Laterano (Arquibasílica Papal de São João de Latrão) data do século VII quando o Papa Gregório I, o Grande, (pontificado de 590 a 604), a colocou sob a proteção de São João Batista.

Dados históricos obtidos no site abaixo, do Padre Wagner Augusto Portugal.
https://www.catequisar.com.br/texto/colunas/pewagner/71.htm
Você encontrará também no site abaixo além de vastos estudos.
http://romaitalia.com.br/Arquibasilica-Papal-de-Sao-Joao-de-Latrao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário