Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 16 de novembro de 2014

UMA MULHER VIRTUOSA, QUEM A ENCONTRARÁ?

REFLEXÃO DOMINICAL
33º DTC – Ano A – 16.11.2014
1ª leitura: Pr 31,10-13.19-20.30-31
UMA MULHER VIRTUOSA, QUEM A ENCONTRARÁ?

Queridos amigos e irmãos em Jesus Cristo.

O Livro dos Provérbios é uma obra que traz experiências de gerações de sábios israelitas e não israelitas, escrito principalmente por Salomão pelo ano 900 aC. e que serve de manual para uma vida digna, responsável e tranquila para uma vida em família e em sociedade aproveitando dos ditos, de sentenças, de máximas e provérbios assimilados por séculos.  Bom seria que lições tiradas desse livro fossem estudadas pelos jovens e recordadas por aqueles  que já passaram a fase da juventude e se encontram na direção das suas  vidas.
Em destaque na primeira leitura, a valorização da mulher em relação ao marido que tem na mensagem a expressão de contentamento pelas qualidades da esposa que trabalha com dedicação com suas mãos habilidosas tecendo lã e linho delicadamente  nas ferramentas de trabalho roca e fuso, ajuda o marido que vê na sua esposa uma fonte de alegria pelo que ela faz e representa sem ilusão com a beleza que é passageira,  e ainda atende os pobres e necessitados. E inicia o texto com a pergunta: “UMA MULHER FORTE, QUEM A ENCONTRARÁ?”.
Ainda hoje é assim que o marido deve ver sua mulher. E ainda hoje é assim que a mulher é. Dócil, meiga, amiga, e também trabalhadora e responsável tanto quanto o homem e quiçá, melhor do que ele.
A diferença que encontramos é que na atualidade a mulher encontrou maior espaço na sua vida, sem submissão, mas em igualdade de condições disputando espaços na politica, na profissão, na igreja, educadora por excelência dentro e fora da casa, sem nunca perder sua ternura, seu amor maternal, sua sabedoria.
Aos jovens que se preparam para o casamento, lembrem que a fase de namoro é justamente para que ambos, homem e mulher, sintam as virtudes de um e de outro para que, casados, possam sentir a felicidade da convivência entre marido e mulher.
Aos homens casados, não se esqueçam de reconhecer nas suas esposas as suas qualidades como mãe, como dona de casa, como profissional ou trabalhadora autônoma, como catequista, como remédio para os filhos,  como força na sociedade como cidadã que com sua sensibilidade educa e faz este mundo ser muito melhor.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário