Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 16 de novembro de 2014

O CRENTE NÃO ESTÁ NAS TREVAS.

REFLEXÃO DOMINICAL
33º DTC – Ano A – 16.11.2014
2ª leitura: 1Ts 5,1-6
O CRENTE NÃO ESTÁ NAS TREVAS

Louvado seja N.S. Jesus Cristo.

Irmãos, uma das especulações que cercam os homens e em especial as religiões, é o dia da nossa morte e em especial quando acontecerá o Juízo Final ou Fim do Mundo.
Algumas religiões, negligentemente ou propositadamente, inventaram datas e continuam marcando dia para o fim do mundo, e se deram mal.
São Paulo, como um bom aluno aprendeu sobre a proposta de Jesus e tornou-se um dos maiores conhecedores e divulgadores do cristianismo.  E com sua sabedoria iniciou o capitulo e versículos cortando logo a curiosidade sobre o tempo e hora em que Jesus voltaria e se daria o fim dos tempos. Mas conscientemente faz a advertência que mantém viva até hoje que é não importa quando acontecerá, mas que todos estejam preparados para esse acontecimento.  E até assusta ao simbolizar esse momento como rápido na sua ação. Diz ele, que você pode estar desejando tranquilamente “Paz e segurança” ao seu irmão e imediatamente acontecer a morte, ou o fim, ou como as dores do parto sobre a mulher grávida que vem de repente.
Mas São Paulo não fica na mensagem do medo da morte ou do final do mundo, mas destaca que o crente não está nas trevas, mas tem a luz de Cristo que nós podemos reforçar com os Sacramentos, as Missas, o cumprimento dos mandamentos, as rezas e orações, as devoções, enfim, mantendo a fidelidade e amor a Cristo e a Igreja.
Não nos iludamos de que a morte de Cristo na cruz já pagou pelos pecados que passamos a ter depois do batismo, como que se pudéssemos pecar à vontade sob a proteção da Salvação de Cristo.   Não! Jesus nos assegurou a salvação como possibilidade a ser alcançada e por isso fala em justos no céu. Daí o versículo 6 chamar a atenção para que não durmamos, isto é, que não fiquemos desatentos, sóbrios e  vigiando sempre nossa conduta espiritual e religiosa para que, quando chegar o momento de nossa morte, ou o final do mundo, a morte ou o momento não nos apanhe despreparados.
Para isso Jesus prega o arrependimento e a conversão que não deve ser confundida com mudança de religião  cristã para outra cristã, mas mudança de vida, conversão do pecado para a santidade. Para isso Jesus deixou seus ministros representantes que na sucessão apostólica continua no meio de nós no sacrário e em nossos corações, e pela escuta e prática da Palavra,  venha a morte ou o Juízo Final quando vier,  não temeremos.
Cristo, Luz do mundo.
        Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário