Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 9 de novembro de 2014

SANTUÁRIO, FONTE DE ÁGUA VIVA - 1ª leitura



REFLEXÃO DOMINICAL
32ºDTC – Ano A – 9.11.2014
Dedicação da Basílica do Latrão
1ª leitura: Ez 47,1-2.8-9.12
Santuário, fonte da Água Viva
 
 Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

E
xiste uma simbologia na mensagem do profeta Ezequiel. Como tal, sua missão era justamente preparar a humanidade para a vinda do Salvador.
C
ertamente que era difícil e até inoportuno naquela época, falar na pessoa de Jesus Cristo que nem o próprio Ezequiel imaginava a não ser que o mundo contaria com a presença de alguém mandado por Deus.
E
ntão as profecias e mensagens giravam em torno de fatos históricos ou atuais daquele tempo, ou até mesmo da imaginação inspirada por Deus. Assim é o texto bíblico de hoje que envolve um homem e uma personagem em torno do Templo e o fenômeno da água subterrânea que corria no sentido leste ao sul, do lado direito. O personagem foi levado pelo homem para o lado de fora já ao norte onde pôde ver a água jorrando.
o
 homem explicou a direção a ser percorrida pelas águas indicando como destino a região oriental até o vale do Jordão até chegar ao mar. Até hoje sabemos que o ponto final das águas dos rios é o mar.
M
as antes do ponto final, os rios tomam caminhos diferentes formando outros rios ou riachos irrigando o solo permitindo a vida dos animais, dos peixes, das árvores e de todas as espécies, com seus ciclos de vida, mas sempre propiciando aos homens seus alimentos e outros recursos para suas sobrevivências. E o homem fez o personagem notar que a fonte da água partia do santuário.
I
rmãos e irmãs. A água sempre simbolizou a vida.
O fato de a água partir do Templo e revigorar a natureza traz a mensagem da vinda do Filho de Deus colocando o Santuário como sua sede e dela distribuir-se por todos os recantos do mundo, norte, sul, leste e oeste.  
S
im, irmãos, Deus está em todos os lugares, mas na terra o Templo sempre se identificou como a Casa de Deus, e é desse templo que sairia segundo Ezequiel, aquele que percorreria por diversos caminhos como um rio, alcançando regiões, cidades e pessoas do mundo todo nutrindo a cada um com as graças necessárias para o reencontro com o Pai e produzir bons frutos espirituais num processo continuo de conversão até chegar à plenitude dos tempos.
P
or isso irmãos, olhem para a Igreja da sua paróquia e procurem sentir a força da água viva que é Cristo cuja mensagem percorreu todos os caminhos por mais dois mil anos e hoje alcançou você.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.

Dc Narelvi.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário