Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 15 de junho de 2014

PERTENCEMOS A DEUS




 REFLEXÃO DOMINICAL

Santíssima Trindade – Ano A – 15.06.2014

Ex 34,4b-6.8-9; 2Cor 13,11-13; Jo 3,16-18

1ª LEITURA:  Ex 34,4b-6.8-9.

Pertencemos a Deus

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

       Deus, pouco antes, havia escrito os mandamentos nas tábuas devido a indisciplina dos israelitas que estavam fugindo do Egito sob o comando de Moisés. Descida a montanha Moisés se depara com seu povo em revolta, dançando e adorando o bezerro de ouro o que lhe deixou tão irado que chegou a quebrar as tábuas e destruiu o ídolo.  

       Deus manda Moisés talhar duas tábuas de pedra idênticas àquelas que quebrara,  escritas com as mesmas palavras e novamente subir ao monte Sinai para encontrar-se com o Senhor. Assim Moisés fez, e ainda noite subiu ao monte e ao ver o Senhor invocou seu nome em forma de oração inicialmente reconhecendo e exaltando suas reconhecidas qualidades e virtudes, prostra-se em sinal de adoração e respeito para lançar um pedido especial por aquele povo revoltado e desorientado. Quase o desafia: “Se é verdade que gostas de mim, caminha conosco!” e ainda pede que Deus o perdoe e intercede pelo perdão dos irmãos a quem chama de “cabeça dura”, e que sejam acolhidos como propriedade sua.

       Algumas lições tiramos desta leitura. Primeiro não era a tabua de pedra que era importante, mas o que nela Deus havia escrito. Por isso Deus mandou Moisés fazer outra, outra tábua, mas não outras palavras. A Palavra de Deus é única e vale pela sua essência, fazendo lembrar a Bíblia. Não é a bíblia como material de impressão que vale, mas o seu conteúdo. Por conter a Palavra de Deus ela é respeitada como objeto sagrado, mas é a Palavra que deve ser adorada e não o livro como tal. Atrevo-me a dizer que a bíblia é a IMAGEM DE DEUS que se manifesta pelas palavras escritas, assim como aquelas tabuas de pedra e as imagens de nossos santos que não adoramos, mas veneramos porque representam, lembram e ensinam sobre os virtuosos santos, valendo, portanto, não a imagem que pode se quebrar, mas o que elas representam catequeticamente como modelo de vida cristã a ser seguido.

       Aprendemos que quando nos dirigimos a Deus devemos nos colocar na posição de servos, obedientes e humildes, daí o prostrar-se, lembrando agora como fizemos quando fomos ordenados diáconos e também os bispos  e presbíteros.  Nas orações de pedidos ou de agradecimentos, devemos nos sentir reciprocamente vinculados a Deus, confiantes de que o dialogo entre nós será possível dentro do mesmo plano de amor. Devemos ainda reconhecer que não somente os outros, mas todos nos comportamos como cabeças duras e precisamos pedir perdão dos nossos erros e interceder pelos irmãos que pecam orando e rezando individualmente ou com a intercessão dos falecidos.

       Por ultimo, não somos donos do mundo, mas filhos de Deus usufruindo das maravilhas terrenas que nos foram confiadas, conscientes de que tudo pertence a Deus, que NÓS PERTENCEMOS A DEUS.

Com Jesus e Maria.
                                                                                                                        Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário