Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 22 de junho de 2014

O QUE ESCUTAIS AO PÉ DO OUVIDO, PROCLAMAI-O SOBRE OS TELHADOS!




REFLEXÃO DOMINICAL

12º Domingo do Tempo Comum – 22.06.14 – Ano A

Jr 20,10-13; Rm 5,12-15;  Mt 10,26-33
EVANGELHO: o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!
Irmãos e irmãs, louvado seja N.S. Jesus Cristo.
       Já pensou o que vale mais? O corpo ou a alma?
       E faço mais uma pergunta aos meus queridos crentes católicos: você acredita realmente em corpo e alma-espírito? Certamente que sim!
       Mas a questão que o Evangelho nos leva a refletir é se cuidamos mais do corpo ou da alma.
       O corpo é o invólucro da alma assim como a alma é o invólucro do espírito. E como fomos criados por Deus e somos suas criaturas prediletas, Deus nos ama por inteiro, isto é, nosso corpo e nossa alma: “Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que está em vós e vos foi dado por Deus?” 1 Co 6,19.
       O corpo é mortal e a alma, imortal. A alma no corpo é a vida que imediatamente após a morte do corpo gozará da alegria celeste ou sofrerá as penas do inferno, e o corpo então reencontrará essa mesma alma no dia da ressurreição.
       Mateus, no Evangelho de Cristo de hoje, justamente alerta para a atenção especial que nossa alma merece sempre em primeiro lugar, recomendando o uso do corpo como a parte visível que também deve ser colocado em ação como mecanismo da vida interagindo com a alma. Corpo e alma são inseparáveis a não ser pela morte.
       Pelo corpo nós nos revelamos uns aos outros, caminhamos, ouvimos, aprendemos e ensinamos e até sofremos fisicamente.  Por isso o corpo deve ouvir a alma.
       Quando Jesus fala em medo dos homens refere-se a atitude material, comportamental. Quem rouba, mata, corrompe, blasfema ou de alguma forma peca, está desobedecendo a ordem natural da alma, pois não é a alma que rouba, mata, corrompe, blasfema, peca, mas o corpo que assim agindo faz também a alma sofrer.
       Por isso o conselho de Jesus: ”não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. E o conselho vai mais longe ainda mandando: O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!”.
       A voz de Jesus é a vós que chega ao nosso interior, à nossa alma e recomenda como proceder para salvar o corpo e a alma.
       Quanta coisa útil e bela silenciosamente você ouviu e aprendeu que poderiam muito bem auxiliar na formação da conduta humana e espiritual das pessoas, e são guardadas para si mesmo. Isto me faz lembrar  de certos costumes como o de não ensinar pra ninguém receitas culinárias ou obras de arte que com a morte do agente deixarão de existir sem que essas riquezas possam ser aprendidas ou aperfeiçoadas pelos nossos sucessores.
       A Palavra de Deus é essa maravilha que de tão profunda virtude não pode ficar guardada em segredo porque não é nossa propriedade intelectual  mas bagagem espiritual que nos conduz para uma vida eterna devendo ser partilhada com nossos irmãos. Isto foi o que Jesus quis dizer: o que você de bom  aprendeu na escuridão conte aos outros à luz do dia, o que você aprendeu no silêncio transmita com voz forte para que outros escutem e aprendam também. E ainda encoraja: NÃO TENHAIS MEDO, de quem pode matar o corpo, mas não podem matar a alma. O perigo está naqueles que podem destruir o CORPO E A ALMA.
       Deu para sentir que Jesus é exigente. Ele quer cristãos que se manifestem em favor dele, isto é, sejam anunciadores do Evangelho, testemunhem e anunciem a Boa Nova, o caminho da redenção, a conversão e a Salvação, e impõe uma condição: quem negá-Lo diante dos homens, Ele o negará diante do Pai que está no Céu.
       Não permitam irmãos, que matem sua alma. Não permitam que matem o Espírito Santo que está em seu corpo e na sua alma como fortalecedor da fé para que, por Jesus, sua alma seja santificada e seu corpo ressuscitado para a vida eterna na pátria celeste.
AMÉM.
                                                                                                                           Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário