Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 1 de junho de 2014

EIS QUE EU ESTAREI CONVOSCO



 REFLEXÃO DOMINICAL

Ascensão do Senhor – 01.06.2014 – Ano A

1ª leitura: At 1,1-11

2ª leitura: Ef 1,17-23

Evangelho: Mt 28,16-20

Evangelho: EIS QUE EU ESTAREI CONVOSCO


         Fica difícil muitas vezes, deixar de comparar. E como reflexão católica não podemos relativizar nossa fé, nossa crença, sob pena de desacreditarmos em tudo o que Cristo ensinou e naquilo em que sempre acreditamos.

         As mensagens de hoje levam à ação, à conversão, à confiança em Jesus. Falamos que Jesus detém em si toda a autoridade terrena e celeste.

         E o Evangelho narrado por Mateus, na sua conclusão, fala exatamente sobre algumas dúvidas que pairavam sobre os onze apóstolos ao verem Jesus ressuscitado.

         Encontraram-se na Galiléia conforme combinado e quando viram Jesus ressurreto prostraram-se diante dele, mas mesmo assim alguns duvidaram.

         Jesus não espera, sente a dúvida e antecipa não apenas a sua autoridade revelando-se como Cristo verdadeiro, mas complementa outorgando atribuições aos seus sucessores: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei”.

         Quando alguém conclui uma faculdade recebe um diploma das mãos do diretor que representa um estabelecimento de ensino idôneo, cujo documento tem o mesmo sentido credenciador do exercício de uma profissão, colocando-o no mercado de trabalho como pessoa apta.

         Imagine, então, irmãos, receber pessoalmente de Jesus esse credenciamento de representação. Primeiro Jesus apresenta-se como autoridade. Depois determina aos seus sucessores que percorram todas as nações fazendo de todos os homens seus discípulos, iniciando como primeiro gesto o do batismo em nome da Trindade. A missão dos Apóstolos e sucessores: fazer com que todos observem tudo o que Jesus ensinou.

         Essa delegação de poderes não foi generalizada a todos os crentes, mas direcionada aos doze apóstolos e, evidentemente, aos seus legítimos sucessores. Quem eram eles? Todos sabem! Suas religiões? Naquele dia ou época não havia marca ou denominação, a não ser CRISTÃOS porque seguidores de Cristo. Desses cristãos surgiram os bispos, presbíteros e diáconos que formaram a primeira Igreja de Jesus. Nenhum outro grupo independente havia até que passaram a ser chamados de CATÓLICOS. A nenhum outro Jesus prometeu: “EIS QUE EU ESTAREI CONVOSCO TODOS OS DIAS ATÉ AO FIM DO MUNDO”.   

         Que cada um sinta-se livre para escolher e Deus saberá como julgar, mas a missão que Jesus concedeu aos cristãos que formaram a Igreja Católica não deixa dúvida sobre essa questão que tanto aflige o cristianismo. “Observar tudo o que vos ordenei” não permite conflitos de fé.

         Essa Igreja, irmãos e irmãs, tem como data de nascimento o dia de Pentecostes que comemoraremos no próximo domingo.

         Até lá, com a graça de Deus.

Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário