Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 8 de junho de 2014

PENTECOSTES - ACOLHER O ESPÍRITO SANTO - 1ª LEITURA



REFLEXÃO DOMINICAL

Pentecostes – 08.06.2014 – Ano A

1ª leitura: At 2,1-11

2ª leitura: 1Cor 12,3b-7.12-13;

Evangelho: Jo 20,19-23

1ª LEITURA:

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo:

            Pentecostes (em grego antigo: πεντηκοστή [μέρα], pentekostē [hēmera], “o quinquagésimo dia”) é uma das celebrações mais importantes do nosso calendário, pois comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. Ele é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no décimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus.

            Assim é contado: Comecemos com a morte de Jesus, semana santa, na sexta feira. Três dias depois, num domingo, acontece a ressurreição de Jesus (Jo 20,1). No mesmo domingo Jesus aparece aos apóstolos (Jo 20,19) e permaneceu com eles por 40 dias conforme At 1,3;9-11 quando Jesus foi assunto ao Céu. Os apóstolos e outros discípulos, inclusive Maria reuniram-se em oração no cenáculo e aguardaram conforme ordem de Jesus até a vinda do Espírito Santo conforme Jo 15,26 e At 1, 4-5.

Ora, Pentecostes é uma festa judaica, celebrada já no tempo de Cristo, em recordação do dom da Lei a Moisés, no Monte Sinai, celebração da Aliança entre Deus e o povo escolhido. Era celebrada 50 dias após a Páscoa. Portanto, de acordo com essa informação, podemos dizer que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos 50 dias após a morte de Cristo. Daí então temos 40 dias da morte de Jesus, mais 10 dias da espera no cenáculo em oração até que Jesus mandou o Espírito Santo completando 50 dias = Pentecostes.

Pois bem!

Lá se encontravam os apóstolos, discípulos e outras pessoas inclusive mulheres e Nossa Senhora, recolhidos em oração, fechados,  não somente porque esse foi o desejo de Jesus mas também porque estavam todos com medo dos judeus.

A grande explosão da fé, então, aconteceu no momento em que receberam o Espírito Santo que pousou sobre eles em forma de línguas de fogo. Cumprida a promessa de Jesus com a vinda do paráclito, perderam seus medos e enfrentaram todos os desafios, saíram da sala onde se escondiam e saíram para fora e depois para o mundo.

No caso dos apóstolos, a vinda do Espírito Santo provocou enorme barulho que uma multidão foi atraída para onde eles estavam. Homens de varias nações, de línguas diferentes. Eufóricos passaram a pregar a Palavra, anunciar Jesus Salvador soltando suas vozes, que mesmo falando em suas próprias línguas, pois eram galileus,  eram entendidos pelas pessoas de outras línguas como os partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotânia, da Judéia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frigia e da Panfilia, do Egito e da parte da Líbia, próxima de Cirene, e também romanos,  tudo por inspiração do Espírito Santo.

Irmãs e irmãs. O Espírito Santo manifesta-se como quer, onde quer, como uma simples brisa ou forte fogo, no silêncio ou no barulho.

Nós não somos diferentes dos apóstolos e demais pessoas que lá se encontravam. Também nos refugiamos em casa, nas Igrejas, para orações e principalmente para a Santa Missa. Também sentimos outras formas de medo como vergonha, covardia, falta de fé, falta de conhecimento bíblico, falta de formação religiosa, e nos escondemos.

Só para espairecer um pouco, creio que todos já viram pessoas nas Missas serem convidadas para fazerem uma leitura na Liturgia da Palavra e tremerem  pela inibição, e outros que até usam o pretexto dos óculos deixados em casa.

Mas quando permitimos que o Espírito Santo nos incorpore, deixamos de ser simples assistentes de Missas, de reclamantes contra homilias um pouco demoradas, de contadores das horas controlando para que a celebração termine logo, e nos transformamos em participantes das Missas e de outros momentos celebrativos com ânimo,  com alegria, com prazer de estar ali e desejo de partilhar com os outros a riqueza do Evangelho e o conforto das Eucaristia, reforçados pelo Espírito Santo e com Jesus no coração.

A linguagem de Deus é uma e por isso todos podem entendê-la.

Sejam iluminados pelo Espírito Santo.
                                                                                                                           Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário