Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 22 de junho de 2014

PECADO, SÓ O DESCUMPRIMENTO DA LEI?




REFLEXÃO DOMINICAL
12º Domingo do Tempo Comum – 22.06.14 – Ano A
Jr 20,10-13; Rm 5,12-15;  Mt 10,26-33
2ª Leitura: Pecado, só o descumprimento da Lei?
Irmãos em Cristo.

       São Paulo nos leva a refletir sobre a origem do pecado.

       Sabemos que pecado é todo ato de desamor a Deus e aos irmãos. Entretanto, o que marca o pecado? A Lei?

       Originariamente o pecado veio de Adão (e Eva) pela desobediência. Não foi porque “comeu a maçã”, evidentemente, papo de quem não tem noção do que diz.

       Por isso que São Paulo diz que o pecado entrou no mundo por um só homem, e devido o pecado veio a morte, destino de todos os homens porque todos pecam.

       O primeiro homem criado por Deus, a matriz, de onde se sucederam os outros, digamos assim, como cópia que apesar da individualidade e de cada um ter sua própria alma, o protótipo por ação própria manchou deliberadamente sua identidade humana tão profundamente que nós, seus descendentes, já nascemos contaminados por esse “defeito”. Por isso, pecado original que é perdoado pelo Batismo. Mas como o primeiro pecado, mesmo que perdoado no batismo enfraqueceu a resistência espiritual, por consequencia outros são cometidos como pecados derivados pelas nossas próprias ações negativas voluntárias contra Deus.

       Logo, o pecado sempre existiu e a humanidade, tentada pelo demônio, passou a conviver com essas faltas de forma indiferente a tal ponto que o pecador acostuma-se tanto com o pecado ao que chamamos de iniquidade, que passa a não ter vergonha dele, aceita o pecado como algo natural, perde o pudor.  Peca e nem percebe, como mentir, roubar, adulterar, entregar-se ao vício em geral, etc. etc. 

       Quando Deus colocou suas Leis, como os Mandamentos, por exemplo, foi para que houvesse à disposição dos homens normas alertadoras do que é certo ou errado. Uma forma de consciência escrita.

       Na narração de Paulo, quando fala no cumprimento da lei, pode-se refletir com a Lei de Moisés observada pelos cristãos oriundos do mundo pagão com os cristãos oriundos do mundo judaico. Pela origem judaica, além da fé em Jesus era necessário cumprir as obras da Lei de Moisés para alcançar a salvação, mas já os de origem pagã recusavam aceitar as práticas judaicas, como, v.g, a circuncisão que os judeus convertidos ao  cristianismo julgavam necessária por força da lei conforme está no Levitico 12,3. No concilio presidido por Pedro (At 15,4) Paulo e Barnabé questionaram Pedro sobre a necessidade da circuncisão tendo respondido que pela graça do Senhor seremos salvos sem necessidade da circuncisão, bastando o batismo. Judeus e não judeus, são chamados de igual forma por Deus à Salvação.  

       Portanto, antes da lei já havia pecado, mas o dom da graça de Deus é muito maior do que a falta de Adão e da própria Lei, sendo que por um homem só, Jesus Cristo, o dom da salvação veio a todos.

        Assim, qualquer atitude consciente que contrarie os princípios de Deus são pecados independentemente de qualquer Lei.

Salve Maria
                                                                                                                           Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário