Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 1 de junho de 2014

NÃO TENHAMOS MEDO DO PASSADO PERDOADO.




REFLEXÃO DOMINICAL
Ascensão do Senhor – 01.06.2014 – Ano A
1ª leitura: At 1,1-11
2ª leitura: Ef 1,17-23
Evangelho: Mt 28,16-20
2ª Leitura: Não tenhamos medo do passado perdoado
Queridos irmãos em Cristo Jesus.
         Que tipo de vida vivemos?
         Como toda a criatura, nascemos, crescemos, e deveríamos evoluir em todos os sentidos. E isso acontece com muita gente, graças a Deus.
         Uma breve retrospectiva e lembraremo-nos de quando éramos crianças recebendo de nossos pais todo o cuidados, e principalmente aprendendo com eles o caminho da Igreja. Depois adolescentes e jovens, com a reza do terço, recitando as Ave Maria, o Pai Nosso, o Santo Anjo . . . Primeira Comunhão, Crisma, Catequese, Missa dominical de mãos dadas com nossos pais unidos em família e em Cristo.
         Crescemos mais um pouco e nos tornamos adultos com direito a independência e liberdade. E aqui a pergunta: Nessa fase conseguimos conjugar tudo o que aprendemos e vivemos antes? Como estarão nossas orações, nossas Missas, nossas Comunhões Eucarísticas, nossos namoros, casamentos, nossas recém-formadas famílias, nossas companhias... Será que abandonamos tudo isso pela libertinagem, pelas drogas, pelos exemplos dos pervertidos, pelo relativismo religioso???
         A resposta cabe a cada um.
         Mas São Paulo nos dá uma ajuda infalível para harmonizar a nossa vida de hoje com a vida de ontem, a nossa conduta desvirtuada pela época com o bem no passado. 
         A saudação feita aos Efésios já gera uma salutar recomendação que serve a todos nós ao suplicar a Deus que por Jesus conceda-nos  espírito de sabedoria, abra nossos corações para a luz afim de enxergarmos e entendermos o sentido da vida segundo os princípios cristãos.
         Nossos pais fizeram a parte deles durante o tempo de educação e formação assim como Jesus fez a Dele antes  da ascensão. Depois, cada um caminha com suas próprias pernas, mas com os pés calçados de fortes sandálias.
         Mas, e se nós nos desviamos dos ensinamentos e tomamos o rumo do pecado, do sofrimento?   São Paulo alivia a nossa dor e consciência lembrando que Jesus é Deus com a experiência de homem (menos no pecado) e por ter encarnado por vontade do Pai está acima de toda a autoridade, detém todo o poder, potência, soberania ou qualquer outra qualificação honorifica deste mundo, e por isso a sua ação é espiritual que supera a todas as barreiras demoníacas capaz de trazer suas ovelhas de volta para o redil que é a Igreja de quem Cristo é a Cabeça e Corpo da Igreja.
         Estamos acostumados a dizer: “O mundo está perdido!”. Mas Jesus nos leva a outra profecia: “Com Jesus, nada está perdido!”. O retorno para o Reino é aberto para todos. O caminho foi iniciado com a história do Antigo Testamento passando para a Nova Aliança em Jesus, no Novo Testamento além da manifestação do Espírito Santo pela tradição e magistério da Igreja.
         Não tenhamos medo do passado perdoado, e com a força de Cristo teremos nossa vida renovada sem necessidade de abdicarmos de todos os bens e valores terrenos que Deus ofereceu aos homens na Criação.
Com Jesus e Maria.
Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário