Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 29 de junho de 2014

TU ÉS PEDRO E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA




REFLEXÃO DOMINICAL
Solenidade de São Pedro e São Paulo - 29.06.2014 – Ano A
1ª Leitura - At 12,1-11;
2ª Leitura - 2Tm 4,6-8.17-18;
Evangelho - Mt 16,13-19
Evangelho:  Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a MINHA IGREJA.

Queridos amigos e irmãos em Jesus Cristo.
         Cristianismo e religião cristã. Tanto faz como tanto fez? Não é bem assim!
         Em que pese cristianismo significar doutrina dos seguidores de Cristo, é indispensável reconhecer o Senhorio e a Maestria de Jesus Cristo[1], o que forçosamente leva a uma religião cristã.
         Para discernir, é preciso conhecer a origem e a própria história do cristianismo. E inegavelmente no inicio  só havia cristãos ou cristianismo. A confusão foi criada séculos depois por Lutero.
         Entretanto, ninguém pode duvidar de que Jesus é o inspirador do cristianismo e fundador da religião cristã.
         Tudo começou quando Jesus escolhe dentre os apóstolos, um que pudesse representar sua Igreja. Pedro foi o escolhido.
         Lá estava Jesus com os apóstolos, na região de Cesaréia de Filipe e lá sabatinados seus  discípulos (apóstolos):  "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?"
         E das respostas algumas foram registradas na bíblia como “João Batista, Elias, Jeremias ou algum outro profeta”. Então Jesus questiona Pedro que responde: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo".
         Pedro, então, foi o que melhor respondeu a Jesus a tal ponto que pela sua resposta a revelação somente poderia ter vindo do Pai que está no Céu.  Já de plano compreendemos que Jesus queria saber como era reconhecido no plano divino e não humano, o que O levou a escolher Pedro como chefe da sua Igreja que acabava de fundar.  “Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".
       
Jesus constituiu Pedro seu representante aqui na terra com plenos poderes das chaves do Reino dos Céus assegurando-lhe que todas as decisões tomadas por ele aqui na terra seriam aceitas no Céu. Por ele e, evidentemente seus sucessores porque a Bíblia nos assegura essa sucessão e a tradição também pelos Papas.
         É compreensível que tendo Deus criado tudo perfeitamente, e o causador da quebra da aliança tenha sido o próprio homem, Deus, na sua infinita sabedoria, por Jesus Cristo tenha querido que os homens participassem da nova Aliança, da restauração do Reino, da Conversão. Como um pai que vendo seu filhinho estragar um presente diga-lhe: ”você estragou, agora ajude a arrumar!”
        Nasceu, então, o cristianismo sob a égide de Cristo e chefia de Pedro e seus sucessores. Em principio, então, todos os que crêem em cristo são cristãos, porém, nem todos seguem seu senhorio e doutrina que se encontra não na livre interpretação da bíblia, mas no que nela contém, na tradição e no magistério da Igreja.
        A religião cristã única e verdadeira é a Católica Apostólica, enquanto que as demais, são religiões ou  seitas cristãs que, seguidores de Lutero e não de Jesus, adotaram o critério Sola scriptura e com liberdade de interpretação, levou a múltiplas divisões transformando a única Igreja de Cristo em milhares de denominações cristãs (todas dizendo-se verdadeiras) desde as tradicionais e sérias  como a Luterana, Anglicana, Metodista, etc. até as mais debochadas e irreverentes  como  Igreja Evangélica Jesus é Lindo e Cheiroso, Assembléia de Deus Batista A Cobrinha de Moisés, etc. etc.
         Por isso irmãos, o Evangelho de hoje chama a nossa atenção para a religião cristã que tem a sucessão apostólica como, em primeiro lugar a Católica, Apostólica Romana, depois a Ortodoxa, a Igreja Católica Apostólica Brasileira, por exemplo.
         Irmãos e irmãs. o Evangelho ora refletido comprova que Jesus não quer divisão de igrejas, mas uma só cristã e que pelas circunstâncias do protestantismo dividiu, restando como representante confiável a sucessora do cristianismo primitivo a Católica e Apostólica, sucessora dos apóstolos.
         Porém irmãos e irmãs, não estou reprovando nem sacrificando aqueles que fizeram opções por outras igrejas cristãs, mas reconhecendo que historicamente uma só é a religião criada por Jesus. E mais, atrevo-me a reconhecer  que muitos adeptos dessas novas denominações ou deixaram o catolicismo por falta de boa formação católica, ou até impulsionados pelos maus exemplos de católicos ou dirigentes.   
         De qualquer forma, que o Evangelho de hoje nos leve a refletir sobre a seriedade do cristianismo, e que reine entre todos,  paz e bons propósitos e quiçá, um dia, se cumpra a vontade de Jesus: Um so pastor, um só rebanho.  E aceito que aqueles que já nasceram nas outras denominações cristãs sem conhecer a doutrina cristã católica, não se encontram em pecado e devem fazer com que o Reino de Deus se realize.
Que Deus seja louvado.
Dc Narelvi


[1] Conforme dicionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário