Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 8 de junho de 2014

PENTECOSTES - PERDÃO DOS PECADOS - Evangelho



REFLEXÃO DOMINICAL
Pentecostes – 08.06.2014 – Ano A
Evangelho: Jo 20,19-23
Perdão dos pecados
Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.



            Toda missão dos apóstolos como sucessores de Jesus tiveram como impulso o Espírito Santo.

            Era um domingo, domingo da ressurreição.  Maria Madalena já havia descoberto que Jesus não se encontrava no sepulcro e foi contar para Pedro e João que correram ao lugar da sepultura e confirmaram que Jesus não estava lá, viram os panos no chão e o sudário e voltaram para suas casas. Mas Maria permaneceu vigilante e ao olhar para trás vê Jesus. E com certeza seu impulso foi de abraçá-lo e conversar com ele, mas Jesus a interrompe para dizer “ainda não subi a meu pai”  deixando claro que ainda permaneceria por uns dias na terra e queria encontro com seus discípulos.   

            Já a noite, avisados, estavam os discípulos recolhidos numa casa por medo dos judeus e perplexos e eis que Jesus, sem bater à porta, transpassando a matéria surge no meio deles e sua primeira comunicação é de paz: A PAZ ESTEJA CONVOSCO e apresenta suas chagas para que não tivessem duvida da visão. Imagine irmãos, a celebração entre eles. E Jesus então, faz descer o Espírito Santo e institui a confissão como meio para o perdão dos pecados ao mais uma vez saudá-los: A PAZ ESTEJA CONVOSCO. COMO O PAI ME ENVIOU, TAMBÉM EU VOS ENVIO”. E DEPOIS DE TER DITO ISTO, SOPROU SOBRE ELES E DISSE: “RECEBEI O ESPÍRITO SANTO. A QUEM PERDOARDES OS PECADOS, ELES LHES SERÃO PERDOADOS; A QUEM OS NÃO PERDOARDES, ELES LHES SERÃO RETIDOS”.

            Hoje, dia de Pentecostes, a Igreja lembra o cumprimento da promessa de Cristo ao fazer descer sobre os apóstolos o Espírito Santo, o fortalecimento da fé, o exercício dos dons  conforme vimos na Bíblia nas leituras de hoje, e o encorajamento dos novos representantes da Igreja de Cristo saindo às ruas e regiões diversas anunciando Jesus, convertendo e salvando pessoas em Seu nome.

Pentecostes é considerado como data de nascimento da Igreja Cristã com seus bispos, instituindo os padres e diáconos e reunindo cada vez um numero maior de seguidores.

            O Evangelho que estamos refletindo e reservado para o dia de hoje, vem justamente revelar que Jesus concedeu aos seus apóstolos e sucessores os mesmos poderes que recebeu do PAI: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio” e imediatamente concedeu-lhes poderes para perdoarem os pecados em Seu nome.

            Irmãos e irmãs. o perdão dos pecados está condicionado ao arrependimento e o arrependimento à manifestação dos pecados a que chamamos de CONFISSÃO.

            Bendito seja Deus por ter incumbido os homens ungidos e ordenados a cuidarem da sua Igreja. Bendito seja Jesus pela sua ação salvífica e pela fundação da Igreja que reúne seu rebanho e que pelas circunstâncias históricas passou a ser chamada de Católica e Apostólica permitindo que cada um possa contar em sua paróquia com a Casa de Deus e com a proteção do Espírito Santo que fortalece e santifica a todos.

            Pentecostes é vida nova. E quero aproveitar para lembrar que os diáconos permanentes são frutos do mesmo ministério ordenado e junto com seus irmãos bispos e padres foram escolhidos para o SERVIÇO DA IGREJA E DOS IRMÃOS. Os diáconos também são filhos do Pentecostes.

            Que neste domingo o Espírito Santo invada o coração de vocês e de todos nós para que com a colaboração de Maria mãe de Jesus, os homens cresçam em santidade.

Louvado seja N.S. Jesus Cristo.

Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário