Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 29 de junho de 2014

COMBATI O BOM COMBATE - DEDICADO A DOM MOACYR JOSE VITTI




REFLEXÃO DOMINICAL
Solenidade de São Pedro e São Paulo - 29.06.2014 – Ano A
1ª Leitura - At 12,1-11;
2ª Leitura - 2Tm 4,6-8.17-18;
Evangelho - Mt 16,13-19
2ª Leitura: Combati o bom combate -  Dedicado a Dom Moacyr José Vitti.
         São Paulo  não se refere aqui ao inicio da evangelização, mas o final, o cumprimento da sua missão.
         Vimos na primeira leitura dos Atos, assim como sabemos pelas instruções catequéticas e evangelizadoras que aprendemos, do quanto sofreram Jesus e seus seguidores para nos deixar a Igreja e mostrar o caminho da salvação.
         Com São Paulo, neste momento, vemos a coroação do trabalho do apóstolo missionário.
         No fim da sua vida faz a sua avaliação e conclui que fez o que devia ter feito. Uma missão lhe foi dada por Jesus e ele a cumpriu com dignidade. Prevendo sua morte deixa um registro em forma de oração:
“Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; não somente a mim, as também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa.”
         No dia 26, quatro dia atrás, faleceu Dom Moacyr José Vitti, Arcebispo da Arquidiocese de Curitiba. Foi ele quem no dia 28 de novembro de 1999 ministrou o Sacramento da Ordem ordenando-me Diácono da Igreja Católica em nível permanente, lá na Paróquia de Nossa Senhora da Salette, Curitiba, quando fui incardinado na Arquidiocese e provisionado na Igreja, hoje Santuário Nossa Senhora da Salette.
         Dom Moacyr foi um desses vocacionados que atendendo ao chamado de Jesus foi ordenado diácono, depois presbítero, depois bispo da Igreja e por ultimo nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Curitiba.
         Suas qualidades e virtudes são tantas e conhecidas, mas quero destacar pela importância que tem para a Igreja de Cristo, o seu carinho e respeito pelo diaconato permanente. Jamais criou qualquer obstáculo ou preconceito contra a ordenação de homem casado para o diaconato. Foi meu professor na Escola Diaconal São Filipe.
         Quero oferecer a Dom Moacyr a carta de Paulo e reflexão de hoje. Não sei se ele pressentia sua morte porque nos pareceu repentina. Porém, uma coisa é certa, Dom Moacyr foi um servidor exemplar e digno da messe de Jesus e soube com toda a dignidade honrar o episcopado e estava preparado para a morte. 
          Com toda a certeza as palavras e oração de Paulo exprimem o sentimento de Dom Moacyr: Combati o bom combate,
completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia”.
         Obrigado Dom Moacyr. E que o senhor interceda por nós e pelos diáconos permanentes. 
 
Na paz de Cristo
Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário