Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Porque amamos Maria!

O respeito e amor por Maria tem sido um dos motivos ou pretextos adotados por quem deixou de ser católico confundindo veneração com adoração e apresentando tolas interpretações.
Afinal quem é essa mulher profetizada no Antigo Testamento, que faz parte do Novo Testamento, que é lembrada em setembro como N. Sra. da Salete e N. Sra. da Luz em Curitiba, N. Sra. do Porto em Morretes, e sob outros títulos todos os dias em todas as localidades,  e é tão amada por Jesus e pelos Católicos?
Reconhecidamente, desde o início MARIA tem a sua presença destacada na família cristã como a mulher mais simples e importante na vida de Jesus Cristo: Foi escolhida por Deus que se manifestou pelo anjo Gabriel ao saudá-la: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”; Que seria concebida e daria à luz um filho que seria chamado de “Filho do Altíssimo”. Foi o SIM de Maria que nos legou Jesus Cristo e com Ele a nossa Salvação.
Já grávida,  Maria como missionária segue para Judá e chega a casa da sua prima Isabel onde foi reconhecida como A Mãe do Senhor e recebeu a exclamação: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre, constituindo-se a saudação do Anjo e a exclamação de Isabel na primeira parte da oração Ave Maria.
Maria faz parte da primeira família de Jesus, junto com José, formando a Família Sagrada.  Por ser mãe biológica, no sangue de Jesus está o sangue de Maria. Maria protegeu, amamentou e alimentou Jesus na sua infância, adolescência e fase adulta; Quanta vez o banhou, e com suas próprias mãos fez e consertou as suas vestes?  Quanta vez se preocupou com as suas travessuras enquanto criança?  E se Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens (Lc 2,52), foi porque sua Mãe na humildade, com a colaboração de José soube ser mãe.
Maria era, além de Deus Pai, a que mais sabia e conhecia Jesus que lhe era submisso, e guardava em seu coração tudo o que aconteceu com Ele (Lc 2, 51).
Na cruz Maria não se intimidou e assistiu os últimos momentos de seu Filho que até na ultima hora preocupou-se com ela entregando-a aos cuidados de João.
A Bíblia testemunha  as  bem-aventuranças de Maria. (Recomendo ler o capitulo 1 de Lucas).
Maria foi presente em toda a vida de Jesus, mais do que os profetas, apóstolosevangelista ou qualquer outro. Na Ressurreição e certamente na Ascensão de Jesus estava ela.
Alguns segmentos cristãos exaltam nomes de personagens da Bíblia, mas omitem preconceituosamente o nome de Maria, ou quando não, muito acanhadamente é citada como mulher comum sem lembrar que a diferença está em ser ela a Mãe de Jesus, seu único filho, virgem, santa, imaculada e bem-aventurada. Valorizam, elogiam, aplaudem outras mães, mas a de Jesus não! Que critério incoerente para os cristãos. 
Maria é, de fato, a maior e mais santa de todas as mulheres assim como Jesus é o maior de todos os homens e isso não deprecia a nenhum de nós. É a intercessora por excelência junto a Jesus. E sobre a sua vida, virtudes e santidade, a Bíblia e tantas outras obras religiosas falam, sendo impossível resumir neste pouco espaço embora caibam em nosso pequeno coração.
Mas para que se possa senti-la melhor e para homenageá-la, faço uso do hino pastoral  de Casemiro V. Nogueira: Quem  é essa mulher: Tão formosa, vestida de sol? Tão bonita como o arrebol? Coroada com estrelas do céu? De sorriso meigo, doce como o mel? De ternura expressa no olhar? Braços fortes, rainha do lar? Que aceitou dar ao mundo a Luz? Que carregou em seu ventre Jesus? Companheira de caminhada? Companheira em nossa jornada? Que nos mostra a face de Deus? Que caminha junto com o povo seu? Que se faz mãe, com todas as mães? Que é senhora, que é serva, que é mãe? Mãe do povo, auxílio na cruz? É a mãe de Deus, a Senhora da Luz! - É Maria, a mãe de Jesus! É Maria, a Senhora da Luz!
Aos Congregados Marianos como eu também sou,  às mulheres Filhas de Maria, e a todos os devotos de Nossa Senhora: Salve Maria!
Diac. Narelvi
Publicado no jornal MC Litoral edição de novembro de 2009

Um comentário:

  1. Rui Scucato dos Santos26 de agosto de 2010 às 20:22

    Quanto a Maria, mesmo o islamismo a reconhece como mãe de Jesus, assim escolhida por Deus.

    ResponderExcluir