Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

terça-feira, 17 de agosto de 2010

É Natal!

É Natal de Jesus, festa de alegria de esperança e luz

Mais um aniversário. Dois mil e nove anos do nascimento (encarnação) de Jesus, aquele que foi predestinado antes da criação do mundo; aquele que desde o principio era Deus, e que sem ele nada foi feito; que nele havia a vida e era a luz dos homens.  Assim João apresenta Jesus (Jo 1,1ss), o Messias prometido que veio trazer a Salvação.
Porém, mesmo fazendo tanto tempo, não conseguimos ainda apresentar Jesus em todos os recantos desta terra. Muitos povos continuam concentrados em um suposto deus filosófico ou panteísta, mas não no Deus único e verdadeiro que se revelou e adoramos na Santíssima Trindade, porque os cristãos não puderam ou não souberam chegar até lá. Assusta-me a idéia de que nem mesmo onde nos encontramos conseguimos apresentá-Lo como verdadeiramente Ele é. Será que aceitam e O respeitam como Deus
O Natal é um momento muito apropriado para se refletir sobre se estamos realmente vivendo as nossas promessas do batismo, do crisma, dos Sacramentos enfim, e fazendo das nossas vidasvidas cristãs. E até mesmo sobre religiões queem nome de Jesus”, vivem de “milagres” e de “prosperidade material”, esquecendo que isso não é o mais importante da vida nem o propósito de Jesus. Jesus resplandece em nossas famílias, comunidades, em nossas vidas. Mas parece que ainda não o compreendemos (Jo 1,5).
Jesus continua vivo na Eucaristia e devia estar vivo em todas as igrejas cristãs para que, como testemunhas, todos cressem por meio dele.
Ressalvadas as exceções, vemos uma inoperância nas boas religiões e umdesvirtuamento da Palavra de Deus em outras, transformando o Evangelho da Boa Nova de Jesus num evangelho da riqueza, da confusão,  do oportunismo, do relativismo, colocando a bíblia no lado esquerdo e os carnês de cobranças no lado direito imperando o leilão das graças na base do quem da mais. Coitados dos pobres!
Seria tão fácil seguir o cristianismo não fossem os manipuladores da . Existe um ditado que diz: Deus quer, os homens é que atrapalham”.
Diac. Narelvi
Da Arquidiocese de Curitiba
Residente em MorretesMas nós, ordenados e leigos, continuamos protegidos ministerialmente para, como João Batista, ser aquela voz que mesmo clamando no deserto faz a sua parte procurando anunciar o Evangelho tal qual a vontade de Jesus, procurando endireitar o caminho do Senhor” (Jo 1,23). Jesus disse: quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida; disse ainda: Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.
Seguir os caminhos de Jesus é uma grande graça. Este caminho Ele apresentou e continua sendo apresentado pelos seus fiéis seguidores. Basta confiar no seu itinerário.
 Comemorar o Natal não é simplesmente dar presentes embora isto seja importante. É um dia especial de Ação de Graças. De não se resumir na ceia familiar, mas estender-se às Missas, aos Cultos (também para o Evangélicos), à oração, à meditação e reflexão em família, sim, abrindo o momento especial da confraternização. É cantar parabéns a você a Jesus, talvez com o cantoNoite feliz”. Não se esquecer de que o melhor presente deve ser reservado ao aniversariante.    
Vamos reagir contra a apropriação da nossa confraternização espiritual cristã pelos que se aproveitam do Natal de Jesus para obtenção de lucros. Vamos lembrar de que o Natal não terá sentido sem o espírito de doação, de partilha, de amor, de respeito aos pobres e aos injustiçados. Também não terá sentido enquanto alguns pastores de todas as crenças não seguirem o exemplo de Jesus o Bom Pastor ao ponto de fazer com que, a contrario sensu, as ovelhas se confundam com a voz do pastor.
Afinal, a luz daquela estrela que orientou os magos até a manjedoura ainda continua a iluminar. Como eles, vejam em Jesus, Maria e José a Sagrada Família.  Contemple-se o Natal com a presença principal, soberana e divina do Menino Jesus, mas sem esquecer de que foi o SIM de Maria que nos proporcionou a Festa Natalina o que a torna inseparável desta grandiosa comemoração.       
Feliz Natal com Jesus e Maria. Paz!
Diac. Narelvi
Publicado no jornal MC Litoral, edição de dezembro/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário