Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

MANDE O SEU RECADO

O presente espaço fica reservado para manifestações diversas não integrantes das postagens específicas do blog.

22 comentários:

  1. Rui Scucato dos Santos26 de agosto de 2010 às 20:21

    Fiquei muito feliz em tomar conhecimento do seu "Blog". Lí os seus artigos. Gostei - e muito - de todos eles.
    A dinâmica das ferramentas da "internet" devem sim ser utilizadas para projetar as idéias. As boas idéias. A palavra de Deus, a reflexão sobre as questões da Igreja ficam muito mais acessíveis por meio eletrônico, hoje acessado em grande escala e ainda crescendo.
    Parabéns pela iniciativa. Parabéns pelo conteúdo.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Narelvi! Parabéns pelo Blog. Está muito bom. Você está utilizando o que pode para evangelizar.Esse é o caminho. Deus te abençoe sempre. Um abraço, Lúcia Ani Malucelli Nascimento

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Luciani. UM abraço. Na paz de Cristo Diac.Narelvi.

    ResponderExcluir
  4. Marcos Flavio Malucelli26 de agosto de 2010 às 20:36

    O blog está ótimo pai. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Excelente Blog, Diácono Narelvi. Parabéns.

    Cordialmente,

    Daniel S. I. Pereira
    Advogado.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Diácono pelo Blog. Em nossos tempos de pós modernidade, temos mesmo que ter um espírito apostólico ao exemplo de S.Paulo, fazendo dos meios de comunicação social um novo aerópago.
    Um abraço fraterno e terno,

    ResponderExcluir
  7. Prezado Diácono Narelvi,
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Diácono!

    É um prazer divulgar seu Blog pois tem conteúdo, informação e formação! É isso que o cristão precisa!

    Ass: Roni

    ResponderExcluir
  9. Rui Scucato dos Santos17 de setembro de 2010 às 21:08

    Diac. Narelvi

    Rui Scucato dos Santos (ruiscucato@terra.com.br) recomenda este conteúdo do Terra:

    Papa adverte contra formas agressivas de secularismo

    Para acessá-lo, clique no link a seguir:
    http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4680866-EI17011,00-Papa+adverte+contra+formas+agressivas+de+secularismo.html

    ResponderExcluir
  10. Olá Diac. Narelvi,

    Consegui acessar o blogue e achei interessante as matérias e reflexões.

    um abraço e um bom final de semana.
    Segue anexo uma mensagem.
    No Verbo que se fez gente,
    Pe. Renato,svd

    ResponderExcluir
  11. São favoraveis ao aborto:

    Angelo Vanhoni – PT/PR
    Max Rosenmann – PMDB/PR

    O PT firmou sua posição a favor do aborto,casamento entre homossexuais. Todos os candidatos do PT estão comprometidos

    ResponderExcluir
  12. OPERÁRIO F.C.

    Encontrei esta matéria no site da A.A. 29 DE MAIO, de Antonina Pr, no seu site http://aa29demaio.wordpress.com/2009/07/16/bau-do-futebol-antoninense-12/
    "Baú do Futebol Antoninense.
    julho 16, 2009 · Arquivado em 1

    OPERÁRIO DE MORRETES BI-CAMPEÃO EM 1950/51

    O Operário Futebol Clube, tradicional clube de Morretes fundado em 12/04/1928, por muitas vezez disputou o Campeonato da Liga de Futebol Amador de Antonina (a jurisdição da Liga englobava também o município de Morretes), e no ano de 1950/51 conseguiu um grande feito ao ser Bi-Campeão do Campeonato Amador da Cidade de Antonina.

    Este ano, o Operário completou 81 anos de fundação, veja abaixo um histórico sobre este tradicional clube de Morretes.

    Operário Futebol Clube – Morretes

    No mês de abril o glorioso Operário Futebol Clube, completou vitoriosos 81 anos de vida. Naquele dia 12 de abril de 1928, quando importantes figuras da sociedade morretense reunidas resolveram fundar este clube de futebol, talvez não imaginassem o que representaria o Operário FC 81 anos depois. Seus fundadores foram:

    Benedito Ayrosa, Pacífico Frederico Zattar, Aguilar Morais, Arestides Caetano, Alcides Soares, Nemésio Pereira, Olavo Guimarães, Nicolau Pinto, Manoel Gonçalves, Antonio Araújo, Emanuel Paiva, Anor Moraes, Adriano Alves Pinto, José Orreda, Mario Azeredo, Máximo Malucelli, Joaquim de Melo e Valdemar dos Santos.

    Durante estes seus longos e gloriosos anos de vida, muita gente colaborou para que este clube mantivesse a sua postura de vencedor dentro do município de Morretes e até fora, em jornadas heróicas que fizeram do Operário um time de futebol reconhecido na comunidade do futebol amador do Estado do Paraná. Dentre tantos colaboradores citamos o Oscar Dall’Stella, Léo Hunzicker, Foed Saliba Smaka, Lourenço Malucelli. Oallace Costa, Luizito Wichitoft, Narelvi Carlos Malucelli, José Amâncio Ramos, Carlos Eduardo Hunzicker, Sidney Antunes de Oliveira e muitos outros que ajudaram de forma efetiva para a manutenção do clube. Sempre é bom lembrar um grande colaborador, o saudoso ex prefeito Marcy Alves Pinto.que ajudou de forma efetiva na reforma do estádio na gestão do então presidente Orlando Conforto.

    Nestes anos de glória o Operário conquistou vários títulos da Liga Morretense, alguns títulos regionais, promoveu grandes jogos e teve em seus quadros atletas brilhantes, como Miguel Lua, Evaldo Zilli, Dionísio Campina, Vardico Miranda, Alcides, Tota e Germano Araújo, Alfredo Gnatta, Ari Guimarães, Ticão, Vitor França, Raul Xavier, João Luiz Jazar, Antoninho Pinto, Henrique Terbeck, Helio Pereira e muitos e muitos outros que jogaram muita bola, as vezes até mais que os citados. Isto mostra que na verdade o Operário Futebol Clube sempre foi um celeiro de craques.

    Hoje o Operário Futebol Clube tem como Presidente um dos seus maiores atletas de toda sua história, o Hélio Edemilson Pereira .

    Um grande Abraço ao pessoal do Operário de Morretes!"


    NOTA: O campo do Operário F.C. teve a sua reforma iniciada desde a mudança de posição, drenos e aterro até o gramado pelo então presidente Narelvi Carlos Malucelli. O ex-prefeito Marcy Alves Pinto ajudou emprestando os veículos (caminhão e retro escavadeira) porém, com as despesas de combustiveis e motoristas pagas na sua maior parte pelo presidente e dois grandes colaboradores, sr.Raul José Matsuzawa e Joaquim Malucelli França. Luiz Possenti administrou gratuitamente a obra do dreno.

    ResponderExcluir
  13. Olá Diac.Narelvi,

    Tenho acompanhado sempre as reflexões das leituras dos domingos. Creio que o material está bom. Voce consegue passar a mensagem de acordo com a extensão que o texto possibilita sem tornar isso algo massante ou pesado.
    Achei também uma boa idéia esta de divulgar a mensagem por power point. Parabéns.
    O Reino de Deus é construído assim: através de um trabalho que parece pequeno, mas que depois de um tempo se percebe que o tijolo colocado diariamente construiu uma grande casa.
    Um abraço e uma boa semana.
    No Verbo Divino que se tornou um como nós.
    Pe. Renato,svd

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Diac. Narelvi!
    Paz e Bem!

    Desculpa não poder responder sempre em seguida que recebo seus e-mail pois estou sem internet e nem sempre posso vir na lan mas sempre acompanho seu bolg e seus e-mail, suas reflexões.
    Aproveitando a oportunidade, tenho uma opinião sobre o futuro de nossa Igreja ( Capelas ), que não demora muitos anos para estarem vazias, pois a uma pobreza muito grande de Espiritualidade, de fé e de Deus nas lideraças leigas e do próprio Cléro!
    Faço esta afirmação nas minhas Celebrações e pregações com base nos trabalhos desenvolvidos nestes ultimos 15 anos em Comunidades Católicas em Curitiba e Morretes!

    Qual sua opinião sobre este assunto?

    ResponderExcluir
  15. Prezado amigo e irmão Roni.

    A sua preocupação tem sentido. As nossas comunidades são enormes (e as Matrizes também), com capelas espalhadas nas paróquias, e porque normalmente tem um padre só atendendo, E NENHUM DIÁCONO PERMANENTE, são confiadas a leigos. Até aí, nada de errado. O fracasso esta no fato de que muitos desses leigos não estão preparados para evangelizar; não sabem pregar, não estudam a bíblia nem sobre religião, não sabem fazer uma espiritualidade, enfim, quase nada fazem de produtivo que provoque interesse e aumento dos fieis. Sem falar na falta de testemunho de alguns presidentes e dirigentes. E o padre somente comparece lá, normalmente, uma vez por mês, e com a velocidadeda luz para poder correr para outras Capelas.
    Nota-se uma enorme preferencia pela administração dos bens materiais (necessário, mas não prioridade), deixando a espiritualidade, a formação e a pastoral para depois, um depois que está demorando a chegar.
    Resultado disso e de outras coisas mais, é o esvaziamento dos fiéis que acabam se transformando em infiéis de mala pronta para as seitas evangelicas.
    De quem é a culpa? De todos. Dos leigos pela evidente omissão e passividade diante de erros que acontecem, mas principalmente do próprio clero pois ele é o primeiro responsavel pelo Rebanho e tem por dever e obrigação procurar encontrar soluções para os problemas. Na verdade, precisa acreditar mais no Espírito Santo e nas boas lideranças que ainda temos, e nos diáconos também.
    Um ótimo ano pra voce e sua familia.
    Diac. Narelvi.

    ResponderExcluir
  16. Diácono,

    Qual a sua opinião sobre a influencia das novelas na TV, considerando as cenas de promiscuidade que são apresentadas, intercaladas com temas interessantes que estão acontecendo na vida real? A novela Passione, por exemplo?

    ResponderExcluir
  17. Fernanda:

    Não sou critico de novelas, mas, como todos, sei fazer um juízo de valores. E mesmo sem fanatismo e sem me deixar subjugar, assisti alguns capítulos da novela Passione, o suficiente para dar a minha opinião.
    As novelas de um modo geral pecam pelo abuso ou mau gosto nos “enredos?”. Mesmo que aproveitem da novela para enfocar alguns temas interessantes que acontecem no dia a dia, não valoriza a novela em si.
    No caso, pode-se dizer que a abordagem sobre drogas foi muito boa.
    Porém, quanto ao mais, embora se atribua ficção, não deixa de ser uma história com feição de realidade, na maior parte ilógica que irrita e ofende a inteligência dos telespectadores numa ridícula maçaroca de besteiras.
    Sem dúvida, o que se destacou foi a bigamia como se fosse uma situação perfeitamente tolerável; a velhinha ridiculamente traindo o marido com outros dois velhos; a mãe adultera e prostituta de rua que disputa com sua filha o mesmo homem para depois uma abrir mão em favor da outra “em nome do amor”; a lição de como se praticar crimes e escapar ileso e ainda levando vantagem; beijos e sexos explícitos na maior parte do tempo ocupando quase que todos os intervalos de falas do script; enfim, uma verdadeira “zona” em família e promoção do homossexualismo fazendo apologia a uma série de condutas indecorosas que ante o poderio da comunicação em massa da televisão provoca na sociedade em geral a perda dos valores morais senão em todos, com certeza em boa parte, confundindo a formação dos jovens e crianças, visto que ilustrados com cenários extraordinários, sinais de luxo e riqueza; bons fundos musicais sublimando os momentos de traições e adultérios; ótimos e bem dotados atores, com alguns temperos cômicos, camuflam e ajudam a acostumar com a idéia de que a conduta errada é a regra. Por isso que as novelas apresentadas principalmente pela Globo, tem sido prejudiciais à formação moral porque influenciam notadamente os jovens e as crianças.
    E veja que temos o direito de questionar visto que as emissoras de televisão não são propriedades particulares, mas concessões feitas pela União, sendo que a Constituição Federal assegura:

    Art. 221. . A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios:
    I - preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas;
    II - promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação;
    III - regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei;
    IV - respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.

    Se for possível, evitem-se as novelas de baixa categoria mudando de canal, embora o correto seja a rede de televisão adequar-se aos valores éticos e sociais e as autoridades governamentais exercerem o seu papel controlador e reprimirem os abusos com amparo na Constituição Federal.
    Diac. Narelvi

    ResponderExcluir
  18. Na ditadura a liderança é imposta
    Na democracia ela é conquistada.

    ResponderExcluir
  19. Língua Portuguesa: Presidente ou Presidenta.

    A Presidente da República quer ser chamada de "Presidenta"

    Interessante o comentário abaixo que recebi via e mail, atribuído ao leitor Hélio Fontes, de Santa Catarina, intitulado Olha a “Vernácula” !
    “No português existem os particípios ativos como derivativos verbais.

    Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante?

    Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.

    Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não “presidenta”, independentemente do sexo que tenha.

    Se diz capela ardente, e não capela “ardenta”; se diz estudante, e não “estudanta”; se diz adolescente, e não “adolescenta”; se diz paciente, e não “pacienta”.

    Um bom exemplo seria:

    “A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta.”

    Eu não me aacostumo muito com a expressão: "a todos e todas ..."

    ResponderExcluir
  20. 1ª PARTE:

    Esta circulando na internet via e mail um excelente retrato dos programas da TV (Globo) que vale a pena transcrever , e que cabe no comentário de Fernanda.Veja abaixo.

    BIG BROTHER BRASIL

    Autor: Antonio Barreto,
    Cordelista natural de Santa Bárbara-BA, residente em Salvador.

    Curtir o Pedro Bial / E sentir tanta alegria / É sinal de que você / O mau-gosto aprecia/ Dá valor ao que é banal / É preguiçoso mental / E adora baixaria.

    Há muito tempo não vejo / Um programa tão ‘fuleiro’ / Produzido pela Globo / Visando Ibope e dinheiro / Que além de alienar / Vai por certo atrofiar / A mente do brasileiro.

    Me refiro ao brasileiro / Que está em formação / E precisa evoluir / Através da Educação / Mas se torna um refém / Iletrado, ‘zé-ninguém’ / Um escravo da ilusão.

    Em frente à televisão / Lá está toda a família / Longe da realidade / Onde a bobagem fervilha / Não sabendo essa gente / Desprovida e inocente / Desta enorme ‘armadilha’.

    Cuidado, Pedro Bial / Chega de esculhambação / Respeite o trabalhador / Dessa sofrida Nação / Deixe de chamar de heróis / Essas girls e esses boys / Que têm cara de bundão.

    O seu pai e a sua mãe, / Querido Pedro Bial, / São verdadeiros heróis / E merecem nosso aval / Pois tiveram que lutar / Pra manter e te educar / Com esforço especial.

    Muitos já se sentem mal / Com seu discurso vazio. / Pessoas inteligentes / Se enchem de calafrio / Porque quando você fala / A sua palavra é bala / A ferir o nosso brio.

    Um país como Brasil / Carente de educação / Precisa de gente grande / Para dar boa lição / Mas você na rede Globo / Faz esse papel de bobo / Enganando a Nação.

    Respeite, Pedro Bienal / Nosso povo brasileiro / Que acorda de madrugada / E trabalha o dia inteiro / Dar muito duro, anda rouco / Paga impostos, ganha pouco:
    Povo HERÓI, povo guerreiro.

    Enquanto a sociedade / Neste momento atual / Se preocupa com a crise / Econômica e social / Você precisa entender / Que queremos aprender / Algo sério – não banal.

    Esse programa da Globo / Vem nos mostrar sem engano / Que tudo que ali ocorre
    Parece um zoológico humano / Onde impera a esperteza / A malandragem, a baixeza: / Um cenário sub-humano.

    A moral e a inteligência / Não são mais valorizadas. / Os “heróis” protagonizam / Um mundo de palhaçadas / Sem critério e sem ética / Em que vaidade e estética / São muito mais que louvadas.

    Não se vê força poética / Nem projeto educativo. / Um mar de vulgaridade / Já tornou-se imperativo. / O que se vê realmente / É um programa deprimente / Sem nenhum objetivo.

    Talvez haja objetivo / “professor”, Pedro Bial / O que vocês tão querendo / É injetar o banal / Deseducando o Brasil / Nesse Big Brother vil / De lavagem cerebral.

    Isso é um desserviço / Mal exemplo à juventude / Que precisa de esperança / Educação e atitude / Porém a mediocridade / Unida à banalidade / Faz com que ninguém estude.

    ResponderExcluir
  21. 2ª PARTE :

    Esta circulando na internet via e mail um excelente retrato dos programas da TV (Globo) que vale a pena transcrever , e que cabe no comentário de Fernanda.Veja abaixo.

    BIG BROTHER BRASIL

    Autor: Antonio Barreto,
    Cordelista natural de Santa Bárbara-BA, residente em Salvador.

    CONTINUAÇÃO


    É grande o constrangimento / De pessoas confinadas / Num espaço luxuoso / Curtindo todas baladas: / Corpos “belos” na piscina / A gastar adrenalina: / Nesse mar de palhaçadas.

    Se a intenção da Globo / É de nos “emburrecer” / Deixando o povo demente / Refém do seu poder: / Pois saiba que a exceção / (Amantes da educação) / Vai contestar a valer.

    A você, Pedro Bial / Um mercador da ilusão / Junto a poderosa Globo / Que conduz nossa Nação / Eu lhe peço esse favor: / Reflita no seu labor / E escute seu coração.

    E vocês caros irmãos / Que estão nessa cegueira / Não façam mais ligações / Apoiando essa besteira. / Não deem sua grana à Globo / Isso é papel de bobo: / Fujam dessa baboseira.

    E quando chegar ao fim / Desse Big Brother vil / Que em nada contribui / Para o povo varonil / Ninguém vai sentir saudade: / Quem lucra é a sociedade / Do nosso querido Brasil.

    E saiba, caro leitor / Que nós somos os culpados / Porque sai do nosso bolso / Esses milhões desejados / Que são ligações diárias / Bastante desnecessárias / Pra esses desocupados.

    A loja do BBB / Vendendo só porcaria / Enganando muita gente / Que logo se contagia / Com tanta futilidade / Um mar de vulgaridade / Que nunca terá valia.

    Chega de vulgaridade / E apelo sexual. / Não somos só futebol, / baixaria e carnaval. / Queremos Educação / E também evolução / No mundo espiritual.

    Cadê a cidadania / Dos nossos educadores / Dos alunos, dos políticos / Poetas, trabalhadores? / Seremos sempre enganados / e vamos ficar calados / diante de enganadores?

    Barreto termina assim / Alertando ao Bial: / Reveja logo esse equívoco / Reaja à força do mal… / Eleve o seu coração / Tomando uma decisão / Ou então: siga, animal… / FIM

    ResponderExcluir
  22. Olá Narelvi,
    Saudações de Ano Novo!
    Vi na internet esta notícia [ http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?video=padre-aposentado-cria-paroquia-online-e-aconselha-fieis-04028D1A306EC4A12326&tagIds=1111&orderBy=mais-recentes&edFilter=editorial&time=all&=undefined ], e lembrei do teu apostolado pela internet.
    Sem dúvida esta área vai ganhando mais e mais espaço na evangelização.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    No Verbo Divino feito humano como nós,
    Renato,svd

    ResponderExcluir