Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 31 de outubro de 2010

Finados - 02/11/2010

Queridos amigos e irmãos em Cristo.

- Você quer morrer?
Imagino a sua resposta: NÃO!
- Mas, você quer ir para o Céu?
A sua resposta será: SIM!
E agora? Como chegar ao Céu sem morrer?
    


      Deus é o Senhor da vida e da morte (Ecl 8,8). A vida é um dom de Deus. Nós existimos porque Deus nos ama. Portanto, vivemos por vontade de Deus.
    Porém, a morte é a realidade conhecida de todos, desde o primeiro homem que existiu.                     
     Ninguém até hoje conseguiu viver para sempre nesta terra. Deveria ter sido assim, mas o pecado rompeu a vida e veio a morte “Porque o salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” Rm 6,23.
     A vida passou a ser, então, um tempo de permanência nesta terra usufruindo de tudo o que Deus criou no inicio, mas não mais a sua disposição pela própria natureza, e sim com o suor do rosto.  “Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra”; "Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda erva verde por alimento." Gn 1, 28-30;3,19.
     Mas o pecado da desobediência fez com que o homem rompesse com Deus. Por isso: “Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar.” Gn 3, 19
     A partir de então, a morte passou a substituir a nossa vida terrestre.
     Entretanto, Deus como Pai Criador, enviou seu Filho Jesus Cristo, o Messias, para que, através dele, todos fossem salvos, esperando de nós somente um ato de arrependimento, possível até o ultimo momento da nossa vida.
    Uma vez arrependido-se e perdoado por Deus, a morte abre o caminho para a vida eterna no Céu: “E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna” (MT 25,46). “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida” Jo 5,24. “Nós sabemos que fomos trasladados da morte para a vida, porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte”. (I São João 3,14).
     Por Jesus, a vida venceu a morte: “A morte foi tragada pela vitória (Is 25,8). Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão (Os 13,14)?”  (I Coríntios 15,55).
     Por isto diz São Francisco De Assis na sua oração: “é morrendo que se vive para a vida eterna”.
    No plano espiritual, vemos, então, que a morte para quem tem fé e crê em Deus, e foi reconciliado por Jesus Cristo, acaba sendo um momento de felicidade.
     Não negamos que nos apegamos a vida. Isto não é errado. Queremos viver sempre mais. E em São Paulo vemos como ele queria prender-se aos dois lados: de uma parte, morrer para estar com Cristo, e de outra, continuar vivendo por causa de Cristo para poder continuar o seu apostolado. Mas acima de tudo, são Paulo confessa: “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”. Flp 1, 21-27.
     Irmãos, não tenhamos medo da morte. Aproveitemos deste nosso tempo na terra para as boas obras. Para vivermos a nossa religiosidade como católicos participando das Missas, dos movimentos e pastorais, arrependendo-se e pedindo perdão na confissão, amando o próximo, sendo uma testemunha que orgulhe a Igreja.
     O dia de finados serve para lembrarmos-nos dos nossos entes queridos, familiares ou não. O que eles representaram para nós. Dos momentos de alegrias que nos proporcionaram. Matar um pouco da saudade. Mas acima de tudo, rezar pelas suas almas pedindo a Deus que, se estiverem no purgatório, sejam logo acolhidas no Céu, e porque não, para que elas também intercedam por nós.
Louvado Seja N.S. Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário