Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

sábado, 6 de novembro de 2010

Reflexão dominical: Sede santos, porque eu sou santo

 Solenidade de Todos os Santos-  ano C - 07/11/2010
(Ap 7,2-4.9-14;  1Jo 3,1-3 ; Mt 5,1-12a)

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.
     Todos os Santos, cujo dia foi 1º. deste mês, tem a sua solenidade comemorada hoje.
     A
final, quem é Santo?
     P
odemos dizer de uma forma bem simples: Santo é todo aquele que livre do pecado e pela Graça Salvífica de Jesus Cristo, une-se a Deus no Céu depois da morte.
     Logo, santos são todos os que estão no Céu, ”lugar” onde se encontram com Deus em plena igualdade de santidade.
     Estamos tão acostumados com os Santos expostos por suas imagens nas igrejas, que nos esquecemos daqueles que mesmo sem a canonização também alcançaram  a Graça da Salvação.    Por isso, sabiamente a Igreja reservou um dia para que todos eles fossem lembrados. E não são poucos, com certeza, o que nos leva a crença por fé de que os nossos entes queridos que  souberam viver com dignidade cristã também são santos.
     São João, no Apocalipse revela a multidão deles que está no Céu: ”vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. Todos proclamavam com voz forte: "A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro".
     Você e eu, irmão, somos convidados a sermos santos. “Sede santos, porque eu sou santo (Lv 11,44)”, diz São Pedro em sua primeira carta, 1,16.  São Paulo ao escrever aos Romanos 6,22, assegura-lhes que, libertados do pecado e como servos de Deus, neles estava o fruto da santidade que os levariam para a vida eterna. Aos Tessalonicenses (4,7), a sua mensagem é de que Deus não chamou ninguém para a impureza, mas para a santidade. E a Timóteo, São Paulo prega que fomos salvos e chamados para a santidade pela graça.  A nós, irmãos, o convite para a santidade é o mesmo.
    A Sagrada Escritura nos assegura que morrendo na santidade, a nossa alma ganhará o Céu imediatamente, sendo um tremendo absurdo algumas interpretações de que somente 144.000 serão salvos conforme o próprio Apocalipse corrige.
    Tenhamos confiança na Salvação. E não precisamos aguardar a nossa morte, mas ainda em vida podemos e devemos iniciar a nossa vida de santidade como Santos desta terra.
     
 O inicio da nossa santificação se dá no momento em que, pelo batismo, deixamos de ser simples criaturas e nos transformamos em  ”Filhos de Deus”. Este é o presente que recebemos do Pai Divino. E nós somos, afirma São João. 
    
 No discurso de Jesus Cristo sobre as bem-aventuranças, saibamos percorrer os caminhos dos     pobres em espírito, dos aflitos, dos mansos, dos que têm fome e sede de justiça, dos misericordiosos, dos puros de coração, dos que promovem a paz, dos que são perseguidos, dos que são injuriados.
     Sobretudo, sejamos fortemente cristãos, honestos em nossas atitudes para que, em sentido contrário, não sejamos os causadores dessas perseguições e injustiças com mentiras e infâmias contra nossos irmãos. Se soubermos resistir às maldades e formos  grandiosos no respeito ao próximo,  alegremo-nos, “porque será grande a nossa recompensa nos céus”.

Louvado seja N.S. Jesus Cristo.

Um comentário:

  1. Olá Diac. Narelvi,

    Tenho acompanhado sempre as reflexões das leituras dos domingos. Creio que o material está bom. Voce consegue passar a mensagem de acordo com a extensão que o texto possibilita sem tornar isso algo massante ou pesado.
    Achei também uma boa idéia esta de divulgar a mensagem por power point. Parabéns.
    O Reino de Deus é construído assim: através de um trabalho que parece pequeno, mas que depois de um tempo se percebe que o tijolo colocado diariamente construiu uma grande casa.

    Um abraço e uma boa semana.

    No Verbo Divino que se tornou um como nós.
    Pe. Renato,svd

    ResponderExcluir