1º Domingo do Advento - Ano A - 28/11/2010
(Is 2, 1-5; Rm 13, 11-14; Mt24, 37-44)
Hoje iniciamos um novo ano litúrgico com o período do Advento.
A palavra “advento” para os pagãos “indicava a vinda do seu Deus”. Pode ainda significar a “visita de um rei a uma cidade”.Hoje iniciamos um novo ano litúrgico com o período do Advento.
Mas para os cristãos, não muito diferente, significa a vinda do nosso Deus na pessoa de Jesus Cristo.
Mas como esperar Jesus, se Ele já chegou? É a pergunta que muitos fazem.
Sim, de fato Jesus já nasceu e reina como homem há mais de dois mil anos e desde a eternidade como Deus.
Contudo, a Igreja não se cansa de lembrar todos os momentos históricos da nossa fé, como uma forma de manter viva em nossa memória de que somos Filhos de Deus, Cristãos Católicos, e que Jesus é o nosso Salvador esperado como o Messias prometido.
Temos, então, quatro semanas que mais uma vez nos preparam espiritualmente para a vinda de Jesus.
Mas, sinceramente, será que hoje todos já acolheram Jesus?
Vivemos um momento de crise de fé. Homens e mulheres estão abandonando sua crença cristã que nasceu lá em Jerusalém, pelo ano trinta, quando Jesus confiou a sua doutrina à Igreja que veio a ser chamada de Católica e Apostólica. Outros, mesmo não a abandonando, afastaram-se da prática religiosa. Outros, ainda, completamente afastados dos ensinamentos de Jesus tornaram-se verdadeiros demônios dedicando-se a toda forma de perversidade num mundo de crimes, a exemplo do mundo cão dos infelizes viciados nas mãos dos diabólicos traficantes que amedrontam, escandalizam e decompõem a família e a sociedade, a exemplo do que esta acontecendo hoje no Rio de Janeiro com a necessária reação policial que se transformou em ação de guerra.
Portanto, esses e tantos outros ainda não alcançaram a sublime mensagem do advento. Ainda não conhecem Jesus. O advento não chegou a eles.
Logo, o advento precisa ser continuamente anunciado para que os bons cristãos perseverem e renovem sempre a sua aceitação e amor por Jesus, e principalmente para que os desviados da lei, da moral, da ética, dos bons costumes, deixem de lado as suas maldades e encontrem em Jesus o caminho da paz e da Salvação.
Jesus é que está no mais alto das montanhas de que fala Isaias, para onde o justo Povo de Deus caminhará e dirá: “Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos".
São Paulo ensina que já conhecemos o nosso tempo. Sabemos que Jesus existe e é uma realidade o que facilita muito mais abraçarmos a fé. E o momento de nos livrarmos da escuridão do pecado para encontrar a luz, de abandonarmos os vícios das bebidas, das drogas, das orgias sexuais e imoralidades, para, como bons cristãos nos revestirmos do Senhor Jesus Cristo.
Livremo-nos, irmãos, da cegueira que não nos deixa perceber a presença de Deus, e acaba arrastando para a condenação eterna. Jesus, no Evangelho, anuncia que o tempo para a conversão sempre é o agora. Ficai atentos, diz Jesus, alertando que chegara o momento do julgamento quando muitos correrão o risco de serem separados e deixados de fora.
Apesar de que a Salvação pode se operar a qualquer momento da nossa vida, não devemos abusar e deixar para refletirmos sobre as coisas de Deus mais tarde, pois poderemos perder a oportunidade, visto que, segundo o próprio Jesus Cristo, “também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”.
Apesar de que a Salvação pode se operar a qualquer momento da nossa vida, não devemos abusar e deixar para refletirmos sobre as coisas de Deus mais tarde, pois poderemos perder a oportunidade, visto que, segundo o próprio Jesus Cristo, “também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”.
Quem aceita o Jesus anunciado, com ele caminha como amigos e já aqui na terra inicia a experiência do Céu.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi
Subsídios:
Bíblia
Celebrando a Palavra, de Fernando Armellini - Ed, Ave Maria
Lecionário Dominical
Nenhum comentário:
Postar um comentário