Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 28 de abril de 2013

AMAI-VOS UNS AOS OUTROS



REFLEXÃO DOMINICAL
  Domingo da Páscoa – Ano C – 28.04.2013
At 14,21b-27; Ap 21,1-5ª; Jo 13,31-33a.34-35
Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

1ª PARTE
         Mais uma vez encontramos o registro dos Apóstolos Paulo e Barnabé em missão, que mesmo não fazendo parte dos doze foram assim chamados e tinham autoridade episcopal. 
         Relatam o lado muitas vezes difícil de quem anuncia a Palavra de Deus, passando por muitos sofrimentos como esforço para entrar no Reino de Deus.
         A Igreja era nova. Era preciso sacrifícios para fazer chegar ao povo o anuncio da existência de Jesus como Deus e Salvador. O numero dos Apóstolos não permitia alcançar a todos e aos que eram visitados logo ficavam sós, sem amparo religioso devido a partida dos apóstolos.
         Surgiram, então, os diáconos e presbíteros para atendimento de suas comunidades.  Foi por isso que Paulo e Barnabé ordenaram presbíteros para cada uma delas, nos sugerindo a idéia da paróquia de hoje.
         No trecho bíblico, conhecemos a viagem destes apóstolos, partindo de Antioquia passando por diversas regiões e completada a missão retornando para Antioquia onde faziam as suas exposições sobre as atividades pastorais  à comunidade reunida. 
         Hoje nossa Igreja mantém o mesmo apostolado com o Bispo da Diocese e os diáconos e presbíteros nas paróquias. Cada qual fazendo a sua parte no anúncio do Evangelho e prestando contas uns aos outros mediante reuniões e assembléias do clero, e importante, também, nas suas respectivas paróquias dando satisfação e estimulando os fiéis  paroquianos, trocando experiências e chamando a atenção para a responsabilidade que todos têm com a Evangelização e assiduidade e idoneidade na vida religiosa. É a liderança do presbítero como pároco que deve zelar por essa iniciativa como priorização da espiritualidade.
2ª PARTE
         O Apocalipse nos mostra a recompensa pelos sofrimentos que Paulo e Barnabé falam para a conquista do Céu.
         “Um novo céu e uma nova terra”. Não é isso que aspiramos?
         Por quantas turbulências passamos nesta terra. Discórdias, desencontros familiares, depravação sexual, perseguições, estruturas sociais corrompidas, o conceito de família desmoralizado, religiosos dilacerando Jesus, crendices desprovidas de verdade, leis obrigando a distorções morais, e como se não bastasse, religiosos íntegros e grande número de ótimas e bem intencionadas pessoas sendo criticadas no exercício de suas cidadanias e religiosidade.
         Certamente que o bem sempre vence o mal e não podemos achar que tudo está perdido. O conserto está em nossas mãos. São Paulo diz: “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem” Rm 12,21.
         Estar com Deus sem nunca mais morrer, ficar livre do luto, do choro e da dor, são alguns dos prêmios que Jesus nos permitiu alcançar no Céu, deixando para trás os sofrimentos para gozar a plenitude da felicidade ao lado dos justos.
         Irmãos, isto é possível!  Jesus falou: Eis que faço novas todas as coisas”.
3ª PARTE
         O interessante de tudo isto é que depois do susto das dificuldades, Jesus   dá a receita mais simples para a vitória do bem: Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.”.
         E compactuando com esse amor Jesus encontra uma das expressões mais queridas que já ouvimos e aplicamos: “Filhinhos”, para dizer a seus apóstolos, discípulos e seguidores que estaria por pouco tempo com eles aqui na terra como prenuncio de sua volta para o Céu.
         Ainda hoje Jesus nos trata de “Filhinhos”, expressão de amor paterno e de amizade.
         Saibam perdoar fazendo a sua parte. Amem, e as portas para um novo Céu e uma nova terra estarão abertas para vocês. 
Louvado Seja N.S. Jesus Cristo.
Salve Maria!
Diac. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário