Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 21 de abril de 2013

BOM PASTOR



Reflexão dominical

4º Domingo da Páscoa – Ano C – 21.04.2013

At 13,14.43-52; Ap 7,9.14b-17; Jo 10,27-30

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo. Salve Maria!

1ª PARTE:

         Iniciemos a reflexão meditando sobre o que nos diz o apóstolo São João Evangelista.
         No capítulo 5, João narra a visão de um livro contendo registros que ninguém era digno de abrir e desatar os seus selos a não ser o filho de Davi, o Cordeiro.
         Nessa imagem do livro de registro encontram-se as lembranças de todos os sofrimentos, angustias, desesperos, lágrimas dos homens.
Mas João vê também uma multidão de pessoas diante do trono do Cordeiro ao que um dos anciões explicou como sendo aqueles que saíram das tribulações e convertidos prestaram seus cultos a Deus e assim permaneceram durante toda a sua vida, em função do Cordeiro que é Jesus, “17Porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água da vida. E Deus enxugará as lágrimas de seus olhos.”
Por isso que muitas vezes somos tomados de aflições que prejudicam o nosso coração e a nossa conduta religiosa, perturbam a nossa fé, nos tornando inseguros porque sabemos que muitas práticas nossas desagradam a Deus e são do seu conhecimento. Não que Deus tenha um caderninho de anotações diárias sobre o que fazemos ou deixamos de fazer, mas porque Deus, pelos seus atributos, tudo sabe a meu e a teu respeito. E isso nos assusta pelo lado negativo!
Porém, a visão de João nos tranquiliza porque por Jesus Cristo, o filho de Davi, o Cordeiro, tem o poder de transformação das almas e as purifica com seu sangue oferecido a todos, mas que aproveita somente àqueles que o aceitam assegurando a esses a presença no meio da multidão dos que “trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão.”

2ª PARTE

Esse apagar dos nossos defeitos e a luz de uma vida nova que nos conduzirá “às fontes da água da vida”, fica na dependência do nosso animo.
Hoje não somos mais criaturas abandonados, distantes de Deus, povo desconhecido e distante da fé. Conhecemos Jesus. Sabemos que Ele existe e que uma numerosa quantidade de Servos do Senhor está espalhada por tudo o mundo, portanto, em nosso Brasil e em nossa paróquia. A vós de nossos sacerdotes e diáconos soam por toda a parte. Não as ouve, quem não quer!
Paulo e Barnabé cumpriam sua missão anunciando a Palavra de Deus. Mas não faltavam aqueles que os repudiavam.
Quando a leitura fala nos judeus, entendamos hoje todos os que divergem do  cristianismo catolicismo por infundada opção.
Os apóstolos justificavam a necessidade de levar a Palavra primeiro aos mais próximos. Mas ante a recusa, a inveja, insista-se mas não se perca tempo, e procure-se outros que a que o texto chama de “pagãos”.
         Paulo e Barnabé foram severamente criticados pelos “mandões” de outras crenças levando-os a sair da cidade. Diz o versículo 51 que eles “sacudiram a poeira dos pés”  e procuraram outro lugar para pregar.
         O incrível disso, é que mesmo sendo expulsos, ficaram “cheios de alegria e do Espírito Santo”, sentimentos que compensam a todos os que trabalham pelo Reino. Mesmo que alguns não aceitem, mesmo que alguns ligados pelo mesmo ministério contrariem. O que importa, mesmo que com tristeza nesses casos, é fazer o que Jesus ensinou e confiou. Cabeça erguida. Olhar para o Céu. Espelhar-se em Jesus e seguir adiante porque todos precisaram ouvir a mensagem de Cristo e sempre encontraremos no meio de um povo conturbado pelas confusões religiosas e pelas idéias estapafúrdias sobre Jesus e a religião, quem queira ouvir e viver a verdade. 

3ª PARTE
                 
No Evangelho sentimos a força carinhosa de Jesus que como Cordeiro de Deus, mostra-se como pastor de ovelhas.
Esse é o grande valor de Jesus: amar, amar profundamente mais. Não deixar que  ninguém se perca.
Tiramos das leituras a certeza de que existe o Céu para os justos e o inferno para os que rejeitam Deus.  Mas também tiramos da mesma leitura mensagens de fé, esperança, e certeza de que quem segue Jesus e cumpre os seus ensinamentos, não se perde. Não pelos seus próprios méritos, mas porque Jesus sempre corre atrás dos que se afastam.
Jesus é o BOM PASTOR. Aquele que sabe cuidar do rebanho conhece a cada uma das ovelhas e é por elas conhecido. Expressões do Mestre falam por si:
“27As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.
Jesus não nos abandona. Ele nos quer junto dele. Ele busca a mim e a você. Deixemos que Ele nos encontre.
Louvado Seja N.S. Jesus Cristo
Diac. Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário