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terça-feira, 9 de abril de 2013

O QUE TRANCA O DIACONATO PERMANENTE -8- CONCLUSÃO.

Diac. Narelvi - Imposição das mãos pelo bispo Dom Moacir
Irmãos católicos.
         Embora a cada dia novas dioceses assumam a instituição do diaconato permanente levados pelos exemplos positivos daquelas em que os diáconos atuam, algumas ainda se encontram reticentes ou por falta de visão do bispo, ou porque seus ouvidos escutam o negativismo de alguns padres que não aceitam diáconos permanentes.
         E para a barreira, apegam-se no parágrafo 29 da Constituição Apostólica Lumen Gentiun  que embora bem intencionado e destacando que se trata de um oficio “muito necessário para a vida de Igreja” possibilitou que bispos possam dizer não ao diaconato em razão de peculiaridades da diocese como, v.g., entender pela desnecessidade desse grau ministerial ante a suficiência de padres.
         Mas a coisa não é bem assim. Neste mundão imenso onde em muitos lugares
No centro, Diac. Narelvi e Dom José

Cristo nem é conhecido; neste Brasil em que o numero de católicos diminui; a falta de padres para suprir as necessidades das paróquias e do povo cristão; a diminuição das vocações para o presbiterato (padre) até com fechamento de seminários e muitas Igrejas sem atendimentos pastorais e litúrgicos;  a fuga de católicos para outras religiões que dentre tantos motivos inclua-se a falta de melhor formação do católico justamente pela pouca disponibilidade dos padres, gostaria de desafiar e ouvir uma resposta apresentando qualquer lugar do país em que a Igreja não precise do diácono. Aliás, não foi o próprio Jesus que falou aos seus discípulos: “A messe é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe”? (Mt 9, 37-38). 
         Os operários para o diaconato estão aí. É só o bispo querer e os padres colaborarem.
         Irmãos e irmãs. O diaconato (permanente) é uma realidade. O Papa quis. O Vaticano II aprovou a restauração. Os católicos querem.
Ademais, não se fala tanto em padres casados? O diácono, como casado, é uma ótima experiência para o futuro dos padres celibatários.
Conhecendo um pouco mais a história do diaconato permanente, e considerando
Pe. Anacleto e Diac. Narelvi
que a indicação do diácono também parte da comunidade católica, por que não surgirem movimentos dentro da pastoral vocacional local pedindo a aceitação plena do diácono?
Quero lembrar que quando fui presidente do Conselho Regional de Diáconos Sul 2 (do Paraná) o meu lema foi: “Por um diaconato em todas as dioceses e paróquias”.
Se Deus quiser, e Ele quer, e com toda a certeza liderados pelo Papa Francisco, logo todas as paróquias de nosso Brasil estarão servidas por diáconos permanentes colaborando com o padre e o bispo pelo crescimento da Igreja, para o bem da fé desse abençoado Povo de Deus e tudo pelo Reino.
E que Dom Aloísio interceda por nós.
Diac. Narelvi.

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