Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 14 de abril de 2013

TESTEMUNHAR JESUS



Reflexão dominical – 14.05.2013
3º Domingo da Páscoa – Ano C
At 5,27b-32.40b-41; AP 5,11-14
 Amigos e irmãos em Jesus Cristo.

         Gostaria de desafiá-lo a responder: Você realmente considera-se testemunha de Jesus?
         Pois bem!
         Uns responderão SIM  porque participo das Missas. Outros dirão SIM porque rezo em casa. Outros dirão SIM porque leio a bíblia, e assim por diante.
         Mas, e daí?
         Você fala sobre religião com sua família e seus amigos? Defende a sua crença contra os que atacam a Igreja Católica? Quando você é acusado de idólatra ou adorador de imagens porque na Igreja ou em sua casa existem imagens de santos, como reage? E quando falam mal da mãe de Jesus, você permite? Ou você é daqueles que falam que “Religião não se discute!” e se cala?
Depois da morte de Jesus os Apóstolos foram presos e diante do sumo sacerdote do Sinédrio foram chamados à atenção porque continuaram a ensinar em nome de Jesus mesmo que proibidos.
Pedro (citado em primeiro lugar) e os outros apóstolos defenderam-se afirmando que era preferível antes obedecer a Deus do que aos homens posicionando-se como testemunhas junto com o Espírito Santo. O preço foram os açoites. Mas quando terminou a cessão de tortura mais fortalecidos ainda saíram, e felizes pelas injurias.
Irmãos, defender Cristo, defender nossa Igreja e seus membros, mesmo que isto nos custe humilhações e sofrimentos, deve nos fazer sentir honrados pelas injurias porque em assim procedendo estaremos demonstrando um gesto de fé e de coragem. “Todo aquele que der testemunho de Mim diante dos homens, também Eu darei testemunho dele diante do meu Pai que está no Céu.” MT 10, 31-32.

  Jesus continua conosco. Na Eucaristia podemos vê-Lo e senti-Lo bem perto de nós. A sua presença Eucarística foi revelada de diversos modos na Bíblia, e hoje João fala sobre um dos sinais desse Sacramento.
Já reconhecendo Pedro como seu líder, os discípulos saíram para pescar. Nada de peixe! Mas um homem os estimula  a tentar novamente e a pescaria foi farta. Então Jesus foi reconhecido e o próprio Jesus prepara alguns peixes e os convida para a refeição e serve aos discípulos distribuindo peixe e pão.
Irmãos, o peixe e o pão distribuídos por Jesus para saciar a forme física, lembrava a Eucaristia, que no Pão e no Vinho consagrados, também Jesus se oferece como alimento para as nossas almas.
Foi uma reunião celebrativa.  Naquele momento Jesus preparava o núcleo humano da Igreja escolhendo o discípulo já líder nato para chefe, não sem antes interrogar: Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?”  “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo', respondeu Pedro. Então, Jesus o encarrega de cuidar de seu rebanho: “Apascenta os meus cordeiros”.
Três vezes Jesus pergunta, e três vezes Pedro reafirma o seu amor por Jesus até que na terceira vez parece que ficou angustiado e triste e quase exaltando-se, em vós firme  chancela o seu amor por Cristo:   “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus confirma a nomeação: “Apascenta as minhas ovelhas”, e conclui: SEGUE-ME.
Como se vê meus irmãos, os discípulos sofreram perseguições, martírios e mortes porque amavam e testemunhavam Jesus. Estava nascendo a Igreja Católica sob o comando de Jesus e representada por Pedro. Mais de dois mil anos e esta mesma Igreja continua com sua missão.
Ainda  a poucos dias – 13.03.2013 – confirmou-se mais um sucessor de Pedro, o Papa Francisco  que como leigo, depois diácono, padre, bispo e cardeal dom Bergoglio sempre testemunhou Jesus e merecidamente vai continuar apascentando as ovelhas de Jesus.
Tudo isso irmãos, Jesus deixou para que sejamos salvos.
Estamos comemorando o Ano da Fé. Um despertar com o pescador Pedro e as virtudes do Papa Francisco dirigindo a Igreja, convidando-nos para avançar para águas mais profundas (Lc 5,4) que se traduz num engajamento mais forte e sincero na missão evangelizadora como testemunhas luz do mundo e sal da terra, assumindo com responsabilidade a missão de Cristo através da Igreja e com a força do batismo que recebemos.
Seja um cristão disponível ao convite de Jesus: “SEGUE-ME”.
Com Jesus e Maria.
Diac. Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário