Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 15 de janeiro de 2012

RESPONDER AO CHAMADO DO SENHOR - 1ª PARTE

Samuel
Reflexão dominical 2º DTC – Ano B - 15.01.2012
1Sm 3,3b-10.19 ; 1Cor 6,13c-15a.17-20; Jo 1,35-42 
1ª PARTE
Dedicado aos Diáconos

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

Inicío meu irmão, perguntando-lhe: Já se sentiu chamado por Deus para o exercício  de um ministério ordenado ou para uma vida consagrada?
Muitos levam uma vida religiosa muito rica na fé e na participação ativa dentro da Igreja, porém, as vezes sem prestar atenção para o fato de que se, em primeiro lugar a Igreja não sobrevive sem Jesus Cristo,  também não vive sem os seus ministros ordenados.  Jesus não quer uma Igreja sem liderança por ele escolhida.
Você lembra que a Bíblia ensina que Jesus, pessoalmente escolheu os Apóstolos cujos sucessores foram os bispos, e que estes escolheram em primeiro lugar os diáconos conforme está em At 6, 1-6 impondo-lhes as mãos, e depois os presbíteros?
Portanto, desde o inicio, a Igreja Católica sempre contou com os bispos, presbíteros e diáconos.  Esses chamados não foram aleatórios. Houve como existe até hoje, critérios, principalmente o que chamamos de vocação.
Algumas vezes a vocação brota naturalmente, outras, é preciso ser despertada.
Aqui entra o chamado de Samuel. Enquanto dormia, por três vezes ouviu uma voz: “Samuel, Samuel”, ao que respondia para Eli “tu me chamaste, aqui estou”! Mas Eli esclarecia que não o havia chamado e o mandava de volta para dormir. Mas na terceira vez o próprio Eli suspeitou que se tratava de um chamado do Senhor e o aconselhou: “Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: 'Senhor, fala, que teu servo escuta!'. E assim aconteceu. Samuel ao ouvir novamente a voz do senhor, respondeu: “Senhor, fala, que teu servo escuta!”, e teve dali para a frente uma vida dedicada à Palavra do Senhor.
Irmãos, o versículo 7 diz que Samuel ainda não conhecia o Senhor.
Pois é! Sempre precisamos da iniciativa de Deus e uma ajuda de alguém.
Talvez você, ainda jovem, esteja sendo chamado para ser padre, mas ainda não percebeu; ou se casado, para ser diácono; ou se mulher, para ter uma vida consagrada como freira.
Portanto, abra o seu ouvido e o seu coração para Deus. Escute a voz de seu pároco ou diácono, ou de uma irmã consagrada, ou da sua família ou de algum piedoso católico. A ninguém é dado dizer não ao chamado de Deus. Descubra o quanto é reconfortante estar a serviço de Jesus e da sua Igreja. Sempre existe um espaço para você na Igreja de Cristo!
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diác. Narelvi
SEGUE NA SEGUNDA PARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário