Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 8 de janeiro de 2012

EPIFANIA DO SENHOR



EIS-ME AQUI ENTRE VOCES 
COMO LUZ DO CÉU.
Reflexão dominical – Ano B - 08.01.2012
Is 60, 1-6; Ef 3,2-3a.5-6; Mt 2,1-12

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

            O Messias foi uma promessa do PAI que se cumpriu no Natal  com o nascimento de Jesus. Deus mostrou a sua face na segunda pessoa da Santíssima Trindade. O passo seguinte seria apresentar-se ao mundo.
           Sem os recursos da tecnologia moderna, a sua apresentação aconteceu naturalmente nos padrões da época: a comunicação verbal. Deixando-se levar pelo sinal de Deus, pastores e magos chegaram à manjedoura. E daquele berço improvisado, no silencio de um recém-nascido, Jesus deu-se a conhecer aos visitantes iniciando com eles a sua apresentação ao mundo.
            Diz Isaias: “Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor”.
            A voz de Isaias ecoa até hoje mandando-nos acender as nossas luzes da fé para conhecermos melhor Cristo que é a LUZ DO CÉU.
            Jerusalém deve representar para nós a IGREJA. Jesus já se apresentou e temos o privilégio de conhecê-Lo. Mas embora os raios da luz se propaguem é no seu eixo que está a força.  E não estamos falando somente num Jesus celestial, mas humano também. E porque estamos atingidos pelos reflexos da Luz de Cristo, é na Igreja como centro, que O encontramos mais fortemente. E com a mesma intensidade daquela Igrejinha de Belém formada por Jesus, Maria e José, e que tinha por altar a manjedoura, encontramos em nossos templos a mesma Casa de Deus onde Jesus saiu do seu pobre leito e do colo de Maria para se tornar presente milagrosamente nos Altares  na hóstia consagrada nas Santas Missas em todo o mundo.

               Entretanto, meus irmãos, em que pese a intensidade dos raios da  Luz de Cristo que não se apaga e que cobrem o universo, infelizmente não podemos deixar de reconhecer que nem todos sentiram o seu brilho. Quantas regiões e nações ainda não conhecem Jesus, perseguem os cristãos,  e ainda se abrigam sob falsos deuses, sem falar naqueles que preferem ficar nas extremidades dos raios como que a preferir manter-se distante do centro irradiador que é o próprio Cristo.

            São Paulo fala num mistério antes desconhecido, mas que foi revelado para nós em Jesus,  cujo plano de Salvação é dado a todos os povos e nações indistintamente, para que  possam se tornar membros do mesmo corpo  e herdeiros da mesma promessa.  

           Pois é! Do Céu para a cidade de Belém na Judéia, e da Judéia para todos os recantos até encontrar os nossos lares. Deus está no meio de nós!
            Assim como os magos, muitos estão a procura de Jesus, mas se deixam confundir pela desordem religiosa. Ainda existem hoje Herodes iludindo ou tentando iludir cristãos assim como foram tentados os reis magos que somente não caíram na armadilha porque souberam evitar reencontro com o mal intencionado.
            Pastores de ovelhas e reis magos  de ontem, clérigos e todos os  cristãos de hoje, sejamos peregrinos da fé como crentes em Jesus Cristo dando brilho à sua Luz na comunidade em que vivemos,  por meio do Evangelho. 
       Ajoelhemo-nos diante de Jesus. Os magos derem-lhe como presentes OURO, INCENSO E MIRRA. E você, meu amigo, que presente dará?
 Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diác. Narelvi

2 comentários:

  1. Pretendo no silêncio da minha fé poder estar alimentando o brilho de luz na comun idade onde vivo,procurando ser uma boa cristã e trabalhando pela nossa Igreja Católica. Vânia

    ResponderExcluir
  2. Diac. Narelvi
    Sua reflexão foi uma luz neste domingo no qual aproveitando as férias me aprofundei. Vá em frente Narelvi!... Deus te ama.

    ResponderExcluir