Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 22 de janeiro de 2012

FAREI DE VOCÊS PESCADORES DE HOMENS. 1ª PARTE



Reflexão Dominical – 3º DTC – Ano B – 22.01.2012
Jn 3,1-5.10; 1Cor 7,29-31;  Mc 1,14-20

1ª PARTE

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

Procurando entender um pouco o livro de Jonas, narração de hoje, temos que Nínive era uma cidade onde foram mantidos como escravos muitos israelitas, depois libertados[1].
O seu povo era cruel e certamente odiado pelos exilados.  Esses, então, queriam afastá-los da misericórdia de Deus. Assim também pensava Jonas. A lógica deles, então, era torcer para que o povo de Nínive continuasse  perverso, perseguidor, intolerante para com os estrangeiros. Assim, pensavam eles, Deus não teria condescendência para com eles. Vingança era o desejo.  Mas a vontade de Deus é diferente da vontade dos homens. E prepara de certa forma, uma cilada para Jonas.
Jonas é chamado por Deus para uma Missão, mas nada responde e procura escapar viajando de navio para outro lugar. Acontece uma tempestade, é jogado ao mar e conduzido à praia por uma baleia. Lá escuta Deus: “Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”.
Jonas não teve mais como escapar. Foi para Nínive e anunciou a destruição da cidade caso não se convertessem. Os ninivitas acreditaram e se afastaram do mau caminho. E Deus, compadeceu e suspendeu o castigo, nos diz o v. 10.
Duas situações nos chamam a atenção: Primeiro, quem é chamado por Deus para ser seu missionário, por mais que reaja, tente evitar, ou que seja impedido por inimigos,  de um momento para outro Deus vence e o vocacionado  assume o seu apostolado. De outro lado, por mais que imaginemos que pessoas possam estar condenadas em razão das suas atitudes, e até alguns façam empenho para que essas se mantenham no mal para serem castigadas, pela vontade de Deus que chama a todos sem exceção para a conversão, é possível aproximarem-se de Deus para uma vida Santa. 
(continua)


[1] Celebrando a  Palavra - Ano B – Fernando Armellini – Ed. Ave Maria – pág. 233/241.

Nenhum comentário:

Postar um comentário