Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 1 de janeiro de 2012

JESUS ESTAVA LÁ!

 Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria.
Reflexão dominical – 01.01.2012 – Ano B
Nm 6, 22-27; Gl 4, 4-7; Lc 2, 16-21

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.
         Mais um ano civil. As emoções nos dominam. Entre tantas maneiras de se comemorar alguns correm atrás de viagens, praias, passeios, outros reúnem suas famílias em suas casas e juntos alegram-se e colocam suas esperanças num ano melhor. Ótimo! 
           Mas, se tudo isso não levar a uma meditação interior que para nós cristãos está centrada em Jesus Cristo, o artificialismo da festa não levará a nada sublime porque no dia seguinte, tudo estará acabado e a mesmice continuará. 
         Ano novo! Nova vida foi o que aspiramos neste Natal que liturgicamente ainda estamos no tempo.  Buscar dias melhores junto com os amigos e familiares faz parte da nossa cultura e, não neguemos, da nossa formação religiosa. Por isso não devemos deixar de lado aquilo que faz desaparecer as diferenças  e faz justificar as festas,  e nos reúne com um só povo irmão: A ORAÇÃO! Esteja você, meu irmão, onde estiver decentemente reunido, sempre existe uma Igreja aberta à sua espera. Mas se, por justo motivo não for possível visita-la, use da sua casa e faça dela uma Igreja doméstica dedicando por um momento um tempo para Deus e faça um propósito de procurar onde se encontra este Jesus que nasceu.
           O inicio do ano deve ser, sim, para todos e principalmente para os cristãos, uma renovada busca de Jesus.

São Paulo falando aos Gálatas lembra-lhes e por extensão a nós também, de como somos importantes neste mundo: Temos um PAI antes do nosso pai biológico. E graças a Maria  deixamos de ser escravos e nos tornamos FILHOS DE DEUS, HERDEIROS DO CÉU. E até podemos chamar o Criador de Aba – PAI,  porque foi por ela que o PAI se encarnou em JESUS CRISTO

Estamos imaginando Belém. E em que pese os reis Magos, a Sagrada Escritura nos leva a crer que antes, foram os pastores os destinatários do anuncio do nascimento de Jesus. Pessoas que estavam nos arredores “que na sociedade judaica eram consideradas impuras e despreparadas”. Mesmo assim o anjo anunciou-lhes: “hoje nasceu na cidade de Davi um salvador, que é o Cristo Senhor”. E seguindo as dicas do anjo encontraram Maria, José e o menino Jesus, na manjedoura.
Que festa! Inicialmente em silencio olhando para aquela criancinha como se todo o universo se concentrasse nela. JESUS ESTAVA LÁ! Refeitos, passaram a contar o que tinham ouvido falar sobre o menino. E Maria, atentamente os ouvia e guardava tudo em seu coração. E os pastores retornaram “glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido”.
Irmãos, Maria não é mãe do Deus Pai, mas mãe de Jesus, que como FILHO DE DEUS a torna  empiricamente  “Mãe do Deus Jesus”.   
Temos um ano inteirinho ao nosso dispor. Jesus já nos foi anunciado. E sabemos onde ele se encontra.
O sinal foi dado no Natal. Muitos acompanham Jesus de perto, dentro da sua Igreja. Outros sabem dele, mas não o visitam. O mesmo anjo que avisou os pastores ronda também a sua pessoa a todo o momento, mas nesta festa de Ano Novo, ele quer que você o reencontre.
Naquele dia os pastores o encontraram em Belém, numa manjedoura, muito provavelmente numa estrebaria. Hoje, aqui na terra, ele está num lugar bem melhor e pertinho de você: em todas as Missas na Eucaristia, e depois permanece no Sacrário.
Você conhece o lugar e ele te espera  JESUS ESTÁ LÁ!
Permita-me, como diácono, conceder-lhe a bênção que Deus indicou a Moisés,  conforme a primeira leitura de hoje,
“O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!” Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. AMÉM.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diác. Narelvi.

4 comentários:

  1. Narelvi
    Obrigada pelas suas reflexões, nem sempre as comento, mas são sempre muito bonitas. A de hoje que veio acompanhada de uma benção é especial!
    Que Deus o abençôe e você possa continuar divulgando a palavra e os ensinamentos Dele.
    Abraços a você e para Amelinha e Bom Ano Novo para toda a família.
    Ligia

    ResponderExcluir
  2. Para sempre seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo!
    Ano Novo Vida Nova em Cristo Jesus.
    Tempo Novo de incríveis realizaçóes em Deus, amigo e fonte de toda Benção.
    Felíz Ano Novo!
    Um Fraterno Abraço,
    Josemeri.

    ResponderExcluir
  3. Caro irmão de fé em Cristo.
    Desejo que você tenha um 2012 cheio de realizações. Que o Divino Espirito Santo continue a lhe inspirar e enviar as virtuosas reflexões.
    Um fraterno abraço.
    Edison Luiz de Araujo

    ResponderExcluir
  4. Bom dia.
    Que Deus nos ilumine sempre.
    Humberto

    ResponderExcluir