Madre Teresa - simbolo do amor |
REFLEXÃO DOMINICAL
4º Domingo da Quaresma – Ano A - 03.04.2011
4º Domingo da Quaresma – Ano A - 03.04.2011
1Sm 16,1b.6-7.10-13a ; Ef 5,8-14; Jo 9,1-41
Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.
Você já precisou escolher alguém para alguma tarefa? Parece simples mas sempre titubeamos porque na maioria dos casos a escolha se espelha no pensamento humano. Afinal, dentre tantos, a quem escolher?
Notou que como antes, hoje também, conforme as finalidades, as aparências é que norteiam os critérios de escolha? O mais belo, o mais forte, o mais culto, os mais rico, o mais bem relacionado, sempre o mais, o mais...
No critério humano - sem descambar para o preconceito e conveniências pessoais - muitas vezes essas são medidas interessantes.
Entretanto, acima dessas e outras aparências, o valor do homem está no intimo do seu coração. Pode-se dizer que a avaliação mais segura se consegue se antes dos exames externos, olhe-se para o interior do homem.
Foi assim que Deus sugeriu para Samuel quando o mandou a casa de Jessé na busca de um rei para Israel e lá se deparou com seus filhos. Dentre eles, Samuel impressionou-se com Eliab, de boa aparência e grande estatura. Mas Deus não o quis. Depois chegou o outro filho que faltava, o Davi, também de boa aparência e belos olhos diz a bíblia, e o Senhor o escolhe porque viu nele mais do que a aparência física, enxergou a sua virtude interior olhando para o seu coração. “Unge-o: este é o meu escolhido para rei de Israel”.
Aprendamos irmãos, a valorizar nas nossas escolhas, seja para qualquer atividade, convivencia, cargo ou função, homens e mulheres que possam contribuir não apenas por aquilo que exteriorizam nas suas aparências, mas principalmente pelo que trazem dentro dos seus corações que se traduz na prática do amor, da fraternidade e da caridade.
São Paulo na sua carta aos Efésios, também valoriza “a bondade, justiça e verdade” como frutos da Luz que vem justamente do interior das pessoas.
Revela que é possível a todos sair da simples aparência externa para fazer germinar dentro de si um valor bem mais superior saindo do que ele chama de obras das trevas que não levam a nada para exteriorizar a Luz de Cristo que brota no coração. Diz São Paulo: “Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá”
As aparências e as virtudes interiores são dons de Deus. O que não se deve é sufocar a parte melhor. Tenha certeza que todos os homens são dotados dessas riquezas intrínsecas e extrínsecas. Mas alguns esquecem do melhor e se mantém nas trevas, como cegos. Mas uma cegueira curável.
O Evangelho de hoje mostra que Jesus está aí para te ajudar, meu irmão. Não importa o momento se é um dia de sábado ou domingo; se será incompreendido por isto. Ele quer te curar colocando luz em seu coração para que você se torne luz como ele: “Eu sou a Luz do mundo”.
Jesus curou um cego de nascença. O cego não tem nome porque pode ser qualquer um de nós. Era uma doença física, mas que se aplica muito bem aos nossos sentimentos, porque a alegria daquele cego é a mesma alegria de se sentir transformado para as coisas de Deus.
E como precisamos ser curados por Jesus ! E como precisamos como fizeram aqueles fariseus, perguntar: “Porventura, também nós somos cegos?”. E ao sentir-se restaurado para Cristo e alguém te perguntar como aconteceu, a resposta deve ser simples como simples foi a resposta dada por aquele cego: “Só sei que eu era cego e agora vejo!”, e olhar para o alto e dizer: “Eu creio, Senhor!" e prostrar-se diante de Jesus.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diác. Narelvi.
Paz e Benção Diácono Narelvi
ResponderExcluirTeu Blog esta muito lindo e abençoado. Através dele você tem conseguido evangelizar muitas pessoas.Continue assim,com esta missão de evangelizar, pois a internet é um meio de comunicação muito poderoso.
Parabéns você tem coloborado muito com a obra de Deus!Nossa Senhora lhe proteja.
Abraços
Ivete Gualberto
Boa Tarde Narelvi
ResponderExcluirFiquei feliz com o teu espírito de solidariedade, pelo incentivo que você está dando para o BLOG de minha amiga Ivete Gualberto.
Com isto, vocês estão fazendo um intercâmbio de amizade mesmo a distância, pois para Deus não existe tempo nem espaço.
Deus lhe abençoe.
Abraços
Zeila