Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Reflexão dominical: Páscoa da Ressurreição


 Páscoa da Ressurreição
Domingo da Páscoa - 24.04.2011 - Ano A
(At 10,34a.37-43; Cl 3,1-4; Jo 20,1-9)

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.
Que Páscoa você guarda hoje? A do consumismo comercial e do lazer? A do coelhinho e do chocolate? Ou a Páscoa de Jesus?
A Quaresma e a Semana Santa que vivenciamos  foram quarenta dias de roxo para que o Povo de Deus recapitulasse a história da Salvação. A Semana Santa oportunizou celebrações profundamente sensíveis aos nossos corações com momentos penitenciais e o tríduo pascal com a Ceia do Senhor na 5ª feira recordando a instituição da Eucaristia por Jesus Cristo; A Paixão e morte do Senhor e adoração à Cruz na 6ª feira; Missa com benção do fogo e da água batismal no sábado. Tristes recordações pelos sofrimentos que causamos a Jesus!  Mas chegou hoje o DOMINGO: JESUS RESSUSCITOU. Alegria! Não mais o roxo, mas o branco da paz.
       Depois, então, das comoventes celebrações do lava-pés,  da procissão de encontro de Jesus com sua Mãe Maria, de Veronica enxugando o rosto de Jesus,  do Senhor morto, da vigília de Jesus antes da sua morte e adoração à cruz depois da sua crucificação, os cristãos do mundo todo festejam a data mais importante do cristianismo: A RESSURREIÇÃO DE JESUS,  porque ressuscitando, Jesus provou  que ELE ERA E É DEUS.
       E o que é mais importante para os cristãos é que a PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO perpetuaram-se eternamente nos incluindo a todos em todos esses momentos quando participamos da Santa Missa. Por isto a MISSA é uma celebração ritualística que embora inclua o culto e adoração a Deus Pai  não se confunde com o CULTO ou CELEBRAÇÃO DA PALAVRA como ato celebrativo.
       Jesus reuniu os seus Apóstolos para a Ceia. Não como aquelas que acontecem todos os dias com refeições alimentando o corpo. Mas para uma ceia especial, EUCARISTICA,  que nos liga a Deus. 
       À mesa, pão e vinho. Jesus tomou o pão, deu graças, o partiu, e entregou aos seus doze discípulos"Tomai e comei, isto é meu corpo.  Depois, tomou  o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: “Bebei dele todos, porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados.” (Mt 26, 20.26-28).
       Eis o milagre Eucarístico que se atualiza em todas as Missas. Sim, porque Jesus ainda recomendou aos apóstolos: “Fazei isto em minha memória(1Cor 11,23-26).
      Jesus pronunciou estas palavras na véspera da sua prisão, sabendo que seria preso, crucificado, e morto. Quando disse este é meu corpo, este é meu sangue que será derramado pelos homens, referia-se exatamente ao seu sofrimento e morte na cruz. Seu corpo entregue aos algozes, seu sangue derramado . . . 
       Jesus havia dito, que em três dias ressuscitaria.
      Portanto, meus irmãos, a Ceia Eucarística de Jesus está intimamente ligada à sua morte no Calvário. É exatamente por isto que no momento da Consagração acontece a transubstanciação: a mudança do pão e do vinho no corpo e sangue de Jesus Cristo, mesmo sem perderem as suas essências, isto é, continuam com aparências e sabores do pão e do vinho (Catecismo da Igreja Católica, § 1376).
       É exatamente por isto, também, que na Eucaristia  QUE É A SANTA MISSA,  acontece o mesmo momento da paixão e morte de Jesus:  “memorial da Páscoa de Cristo a atualização e a oferta sacramental de seu único sacrifício na liturgia da Igreja, que é o corpo dele” (§ 1362 CIC), ou como diz o §1366 , “A Eucaristia é, portanto, um sacrifício porque representa (toma presente) o Sacrifício da Cruz, porque dele é memorial e porque aplica seus frutos .  Na Eucaristia entramos em comunhão com Cristo.
       Como acontece? Por milagre! Milagre do próprio Jesus que é o celebrante da Missa e que se opera através da pessoa do sacerdote que age In persona Christi, assim considerados somente aqueles que receberam o Sacramento da Ordem.
       Portanto, meus irmãos, a PÁSCOA DE JESUS é  a páscoa que o bom cristão festeja e que somente terá sentido para os católicos com a participação da Missa não apenas hoje, mas sempre.
       A ressurreição de Jesus abriu as portas do Céu para todos.
       Páscoa é passagem. Para nós, passagem para uma vida nova que deve ser renovada a cada dia sempre procurando aproximar-se cada vez mais da perfeição cristã que se completará no Céu. 
A Ressurreição nos chama a uma vida comprometida com a Igreja, à conversão e à perseverança.
Uma Feliz Páscoa com Jesus, a você e sua família.
Diac. Narelvi e familia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário