5º Domingo Quaresma - 10.04.2011 - Ano A
( Ez 37,12-14; Rm 8,8-11; Jo 11,1-45)
Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo:
Por que você acredita em Deus?
Certamente responderá que foi porque seus pais assim o ensinaram.
Mas, e seus pais, por que acreditavam?
São tantos os motivos que nos levam a acreditar em Deus. Mas o profeta Ezequiel registrou uma amostragem originaria desta fé, que é a própria afirmação de Deus quando Ele se apresentou como “O SENHOR” ao chamar o povo de “MEU POVO” vislumbrando a ressurreição dos mortos e revelando o seu Espírito transformador ao mencionar que abriria as nossas sepulturas para nos conduzir a uma nova terra, isto é, nova vida.
Porém, sabendo das nossas dificuldades de compreender, ainda concedeu oportunidade aos duvidosos de encontrarem Deus ao saírem da sepultura aqui entendido saída do pecado para a vida santa. É no momento em que se dá oportunidade a si mesmo de se deixar envolver por Deus que passamos a compreende-Lo e a aceitá-Lo porque o Espírito do Senhor é dado a todos os que Nele acreditam.
São Paulo acrescenta a importância de colocar Deus acima de tudo.
Quem não tem Deus na sua vida, leva uma vida desmotivada que o texto bíblico chama de vivencia segundo a carne desagradando a Deus.
A lição, portanto, é de que a nossa vida não pode ser gerida pelo que é mundano, mas pelas virtudes que vem de Deus pelo Espírito que está em nós.
São Paulo chama a atenção das pessoas que já conhecem a Jesus Cristo que por ser Deus, também condiciona esse relacionamento à vivencia segundo o Espírito de Cristo que é justamente o que nos dá “a vida, a graça e a justiça”. Ninguém pode afirmar que é de Cristo, se não viver conforme os ensinamentos de Jesus que nos foi transmitido pelos Apóstolos e continuado pela sua Igreja.
No Evangelho, Jesus ressuscita Lázaro que havia morrido há quatro dias.
Quando Jesus falou para Marta sobre a ressurreição de Lazaro, Marta imaginou que se referia a ressurreição que aconteceria no ultimo dia. Porém, naquele caso, Jesus quis justamente ressuscitar Lázaro pela sua amizade com ele, não se confundindo com a ressurreição para sempre. Tanto que Lazaro faleceu novamente numa data qualquer.
Jesus deixou bem claro que Ele “é a ressurreição e a vida”, e que todo aquele que acredita Nele, mesmo que tenha fisicamente morrido, jamais morrerá porque a vida continua mesmo depois da morte física, na eternidade.
Essa vida eterna, para que seja alcançada no Céu, depende justamente de como se tenha vivido na terra, aqui prevalecendo os ensinamentos de Ezequiel e de Paulo no que se refere a opção de cada um: viver sob a carne, ou viver sob o Espírito de Cristo.
Nesta quaresma, o que se espera, é que cada um se deixe tomar pelo Espírito de Deus procurando o caminho do bem, aproveitando a oportunidade penitencial para uma conversão verdadeira e definitiva despojando-se do pecado para uma vida de santidade.
Aceita Deus, meu irmão, porque Ele DIZ E FAZ. Aceita Jesus, porque Ele te faz feliz.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diac. Narelvi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário