Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

sábado, 26 de março de 2011

Reflexão dominical: Senhor, dá-me dessa água

Jesus no poço de Jaco


3º Domingo da Quaresma – Ano A – 27.03.2011
(Ex 17,3-7;  Rm 5,1-2.5-8;  Jo 4,5-42)
 Queridos irmãos em Jesus Cristo:

Qualquer tropeço nos desvia para outros caminhos.
Moisés havia tirado os israelitas da escravidão do Egito. A alegria pela liberdade e o retorno à terra de origem era motivo de entusiasmo e cheios de fé, esperavam por um tempo melhor.  
            Mas a distancia era longa. Muitos sacrifícios foram enfrentados. Sede, doenças, fome, mortes, crianças e anciões debilitados fisicamente. Isso tudo causou desanimo naquela comunidade viandante, e como consequencia, veio a revolta e até arrependimento por terem saído do Egito: “Por que nos fizeste sair do Egito? Foi para nos fazer morrer de sede, a nós, nossos filhos e nosso gado?” murmuravam contra  Moises.  
            Mas, à frente daquele povo estava um grande líder: Moises. Um líder que sabia estrategicamente  como conduzir o seu povo, não apenas pelos seus conhecimentos humanos, mas acima de tudo porque Moisés estava numa missão sob a direção de Deus.
            Quando Moisés percebe a revolta dos seus conduzidos,  clama a Deus e obediente prossegue a caminhada assumindo a fileira da frente levando consigo alguns anciões e com sua vara fez sair água da pedra saciando a sede de todos.
            Houve naquele episodio um desafio a Deus: “O Senhor está no meio de nós, ou não?"
            Irmãos quantas vezes vocês  já não se depararam com situações difíceis em suas vidas? Quantas vezes vocês não sentiram vontade de parar, de desistir, e até de questionar Deus?
            Moisés é a lição de que nós precisamos em primeiro lugar de Deus, mas também de uma liderança humana. Precisamos de bispos, padres, diáconos e leigos  que revestidos da pessoa de Cristo saibam conduzir o seu rebanho nos momentos de dificuldades  transmitindo-lhes paz, serenidade, confiança em Deus.

     Nós que já nascemos sob a égide de Jesus Cristo, por Ele já adquirimos a fé e a graça. Jesus é nosso guia, nosso líder. Nessa condição, Jesus chegou a dar a sua vida pelos fracos. E isto quando ainda éramos vitimas do pecado e mais precisávamos dele dando demonstração da maior prova de amor derramado em nós  que pelo Espírito Santo pudemos entender.

            Jesus é também água viva. No Evangelho Ele, ao lado do poço  de Jacó se deixa aproximar por uma samaritana e pede-lhe água.  Causou espanto para a  samaritana porque não se davam com os judeus.
            Jesus aproveita e insinua-se como o Cristo esperado falando para a mulher que se ela conhecesse o dom de Deus e quem estava lhe falando, ela é quem tomaria a iniciativa de pedir água.
            Jesus diz para aquela mulher que quem bebe a água do poço voltara a sentir sede, Mas quem bebe a água de Cristo, jamais terá sede. Fez, então, com que a Samaritana passasse a desejar essa água especial de que Jesus falava.
            Vocês também não sentem  falta de algo que supra as suas necessidades espirituais  para o resto da vida?  
            Aquela mulher acreditou em Jesus. Optou por uma vida que não fosse atingida pela maldade. E transformou-se numa  evangelizadora na medida em que, saindo daquele poço, passou a contar a todos a sua experiência.
            Irmãos. Jesus é o salvador do Mundo. É ele quem salva a mim e a você.  Beber da água de Cristo é refletir sobre as lições da Bíblia; tratar das pessoas com  igualdade, respeito e dignidade;  não se sentir superior a ninguém; viver a  humildade e a caridade; participar das Missas;  entrar em comunhão com Jesus na liturgia da Palavra e na Eucarística que é o alimento colocado à nossa disposição para vivermos em estado de graça.  E quem vive em estado de graça  jamais terá  sede.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diác. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário