O ano litúrgico inicia com o Tempo do Advento, depois vem o Tempo de Natal desde o nascimento de Jesus dando um salto até o Batismo do Senhor. Em seguida vem o Tempo de Quaresma.
Quaresma significa 40 dias, iniciando na 4ª feira de cinzas e vai até a Missa da Ceia do Senhor (Instituição da Eucaristia), na quinta feira Santa.
Na sexta feira acontece a morte de Jesus e domingo a sua Ressurreição.
Quarenta dias é um tempo que a Igreja estabeleceu por se tratar de um numero simbólico ligado ao numero quatro que simboliza o universo material e “os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades”
Veja, por exemplo, “Moisés passou 40 dias e 40 noites na montanha, sem comer pão e sem beber água” (Ex 34,38). “ Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, sentiu fome” (Mt 4,2). “4.000 homens para os quais foram multiplicados os pães” (Mc 8,9). “as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras”.
Portanto, 40 dias é um numero forte em cujo período nós, como cristãos devemos aproveitar para recompor a nossa vida espiritual, cada um examinar-se a si mesmo, procurar a conversão, fazer penitencia, buscar o arrependimento do pecado depois que na 4ª feira de cinzas fomos lembrados de que somos pó e ao pó voltaremos e que sem Deus somos insignificantes.
Esse período antecede, portanto, a Semana Santa quando a Igreja lembra a morte de Jesus Homem e a sua ressurreição que é a maior data cristã porque Jesus venceu a morte e retornou à vida mostrando ser Deus.
Observe o numero de dias: até a sua Ressurreição são 40 dias tendo Jesus permanecido na terra com os apóstolos e discípulos (homens e mulheres) por mais 10 dias quando aconteceu a sua Ascensão ao Céu (Mc 16, 9-20; At 2, 102) completando 50 dias = Pentecostes quando veio o Espírito Santo.
Viva bem a quaresma.
Diác. Narelvi
Nenhum comentário:
Postar um comentário