Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

sábado, 26 de junho de 2010

Dia das Mães. Dia das Nossas Senhoras.

          O mês de maio ganha destaque pelas datas comemorativas que registra, como o Dia do Trabalho, Dia da Comunidade, Dia do Silêncio, Dia da Vitória, Dia da Abolição da Escravatura, Dia das Comunicações Sociais, Dia da Fraternidade Brasileira, Dia Internacional das Famílias, Dia do Espírito Santo, Dia da Ascensão do Senhor, Semana de Oração pela unidade dos Cristãos, Mês de Maria, Mês das Noivas, DIA DAS MÃES.
          Quantos cantos e encantos as mães inspiram. E donde vem essa criatura incomparável repleta do dom maternal? Só pode ter vindo do Senhor Deus que a criou para que o homem não ficasse só. E ao tê-la como companheira Adão a chamou de Eva. Considere-se Adão como um homem especifico, ou significando o ser humano, e Eva como uma mulher em especial, ou “a mãe de todos os viventes”, Deus está presente na criação dos homens e mulheres e graças a elas filhos e filhas foram gerados.
          A mulher nasceu de Deus, mas a maternidade nasceu da mulher valendo, aqui, a frase de Rajneesh: "No momento em que uma criança nasce, a mãe também nasce. Ela nunca existiu antes. A mulher existia, mas a mãe, nunca. Uma mãe é algo absolutamente novo."
          Em que pese o preceito divino-cristão para a maternidade que deve ser interpretado como a necessidade do homem e da mulher, do casamento, da responsabilidade de cada um na concepção, nada, absolutamente nada retira da mulher o privilégio de gerar naturalmente em seu ventre uma nova criatura. Sejam a mãe que gera ou a mãe que cria, rica ou pobre, fisicamente bela ou não, de qualquer raça ou cor, socialmente bem amparada, culta ou não, presidiária, excluída, abandonada, mãe biológica ou de criação, excepcionalmente solteira; sejam os seus filhos bons ou maus, inteligentes ou não, saudáveis ou enfermos, a mãe sempre foi e sempre será aquela mulher que ama, protege, acalenta o seu filho e que por ele transforma a sua fraqueza em força e oferece a sua própria vida, e por quem nunca deixa de rezar pedindo a ajuda e a proteção de Deus com uma fé tão profunda que jamais se extinguirá e iluminará sempre a caminhada dos filhos lembrando a frase de Abraham Lincoln: “Eu me lembro das preces da minha mãe e elas têm sempre me acompanhado. Elas se uniram a mim durante toda a minha vida".
          E a Bíblia Sagrada premia quem honra sua mãe comparando-o àquele que acumula tesouro (Eclo 3,5) e chama de infame e causador de vergonha o filho que expulsa ou desrespeita a mãe (Prov. 19,26).
          Podemos enxergar nas mães todos os motivos do mês de maio: o seu trabalho incansável em casa ou fora dela colaborando no sustento familiar, a sua disponibilidade demonstrando a sua integração na comunidade e seu gesto de fraternidade, o seu silêncio nos momentos de dor para que os outros não sofram, a sua realização vitoriosa na vitoria dos filhos, o abrir caminho para a liberdade, o seu testemunho através das ações como instrumento de comunicação social, o símbolo maternal da família presente no mundo; a sua fase de noivado valorizando o casamento, a sua semelhança a Maria sem igualar-se por ser ela a Nossa Senhora, Mãe de Jesus, a sua entrega a oração que junto com todas as mães do mundo inspiram os cristãos a unirem-se em torno do Filho de Deus e de Maria, Jesus Cristo, o demonstrar aos homens a importância de se olhar para o alto na busca das realizações materiais e do encontro com Deus, tudo isso e muito mais justificam a homenagem do DIA DAS MÃES.
          Virtuosas Mães que geram, criam ou adotam, no SIM obediente de Maria, sejam instrumentos do Espírito Santo que em Pentecostes abriu o caminho da Igreja e do Evangelho a todos, e também luz para a conversão das mães que abortam, abandonam ou são indiferentes para com os seus filhos, e que todas elas ajudem as famílias a enxergar na Família de Nazaré um exemplo a ser seguido.
          Parabéns, Mães. Sejam vocês para nós pais, filhos e netos, também as Nossas Senhoras.
Publicado no jornal JMN edição de junho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário