Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 15 de outubro de 2017

SABADO OU DOMINGO - EX 20,8-11



 PERGUNTAS E RESPOSTAS.
Um leitor anônimo lançou o desafio: Leia êxodo 20:8-11 ...e tire suas conclusões...
Diz respeito ao assunto SÁBADO OU DOMINGO SEGUNDO CID MOREIRA que está no link  abaixo:
 http://diacononarelvi.blogspot.com.br/2012/04/sabado-ou-domingo-segundo-cid-moreira.html?showComment=1508089921886#c5774175349647013278
Vamos lá!
Ex 20, 8. Lembra-te de santificar o dia de sábado. 9. Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra. 10. Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros. 11. Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que contêm, e repousou no sétimo dia; e por isso. o Senhor abençoou o dia de sábado e o consagrou.”.
Amigo e irmão em Cristo.
Não apenas no Ex 20,8-11, mas em outras passagens do AT fala no sábado. Jesus guardava o sábado, sabia?
No texto exposto no assunto "SÁBADO OU DOMINGO SEGUNDO CID MOREIRA" do blog e outros que escrevi explicam bem o sentido do sábado e do domingo e como passou a ser guardado o domingo. 
O sábado que aparece no v. 8 deriva do grego shabbat, que no judaísmo significa descanso que deve ocorrer “num sétimo dia”, não necessariamente o sábado ou o domingo do nosso calendário. “Esse ´dia` após a criação não se trata de um dia literal. A princípio, por ter Deus encerrado a criação o seu descanso ou o cessar de suas obras não poderia se resumir a um mero dia de 24 horas”.
Daí que “A essência do 4º mandamento não é o dia da semana denominado “sábado”, mas que no 7º dia ocorra um “descanso”, “cessação” ou “interrupção” do trabalho. 
Concentrando então a criação do mundo nesses “seis dias”, Deus quer que se “descanse”, respeite o “sétimo dia” como SHABBAT = DESCANSO.
Portanto, santificar o dia de sábado do v. 8 não induz precisamente ao dia da semana, mas a um sétimo dia para descanso conforme esclarecem os vv. 10-11, assim como poderia cair ao invés do sábado ou domingo, noutro dia qualquer da semana nos limites do nosso calendário.
Reforçando, seis dias como se fossem sequenciais foi uma maneira do escritor do êxodo narrar que Deus criou o mundo não de uma vez só, mas gradativamente, algo de cada vez até chegar ao homem, não se podendo mesmo que se esforce, imaginar que foram a cada 24 horas. 
Para entender melhor. Pense bem!
O Êxodo foi escrito entre 1.440 a 1400 aC pouco tempo em proporção à idade da criação do mundo que aconteceu a bilhões de anos, você não acha? 
Segundo ainda a ciência, no calendário humano o homem inteligente só existe na terra há 12 mil e a Era Cristã, apenas 2.017 anos.  Compreendeu?  E a ciência não retira a autoria do Criador.
Só para continuar comparando, faz mais tempo a existência dos escritos do NT do que os escritos do AT (êxodo no caso).
Para Deus não existe tempo nem contagem de tempo. Portanto, Deus não criou o mundo exatamente em seis dias de vinte e quatro horas, para descansar domingo, embora você não seja obrigado a pensar diferentemente do texto bíblico nesta parte. 
Ora, o escritor do êxodo (Moisés), viveu aproximadamente entre os anos de 1440 a 1400 ac. Logo, não presenciou nem testemunhou o inicio do mundo. Inspirado por Deus seu objetivo foi registrar que DEUS É O CRIADOR e isto não podemos negar sendo completamente irrelevante se foi em seis, sete dias, milênios ou milhões de anos. É bom repetir que DEUS NÃO USA CALENDÁRIO.
Naquela época não existia calendário para definir que o sétimo dia seria o sábado. Da palavra grega shabbat derivou mais tarde a palavra sábado. 
Abro um parêntesis para lembrar que o primeiro calendário surgiu por volta de 2.700 aC na Mesopotâmia. Muitos, mas muitos anos mesmo depois que o mundo e os homens já haviam sido criados.
Portanto, sair do sábado para guardar o domingo é uma questão de semântica bíblica que o Cristianismo, pela valorização que Jesus deu ao sábado seguido pelos apóstolos e sucessores apostólicos, adotou. Além do mais, por que Jesus ressuscitou num domingo, DOMINGO É O DIA DO SENHOR POR EXCELÊNCIA. 
Para se chegar ao calendário oficial que adotamos que é o Gregoriano passou por estudos e diversas e profundas mudanças.  (O Calendário Gregoriano é um calendário que teve a sua origem na Europa no século XV, promulgado pelo Papa Gregório XIII 1 (1502-1585) em 24 de Fevereiro do ano 1582 em substituição ao calendário juliano, mais antigo, implantado pelo líder romano Júlio César (100 a.C.- 44 a.C.) em 46 a.C., sendo utilizado oficialmente pela maioria dos países. Mais uma das contribuições da Igreja Católica para o mundo).
 
Finalizando, conforme ensina São Paulo em sua carta aos Colossenses, 2,14-17, JESUS CRISTO É A NOVA REALIDADE EM DEUS, e aboliu não somente essa ideia maluca (desculpem!) de não comer carne de porco ou peixe sem escamas, como o ferrenho apego ao sábado (do nosso calendário). Diz São Paulo: "14. cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz. 15. Espoliou os principados e potestades, e os expôs ao ridículo, triunfando deles pela cruz. 16. Ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados. 17. Tudo isto não é mais que sombra do que devia vir. A realidade é Cristo.”.
 
Agora sim, concluindo:
Para quem se prende ao dia do sábado (ou domingo), lembre-se que não basta guarda-los, mas a todos os mandamentos de Deus e da Igreja deixados em segundo plano por muitos, o que é pecado.
Portanto, se você, irmão, preferir continuar guardando o nosso sábado, continue, mas não acuse o nosso shabbat  dominical de errado.
Um fraternal abraço.Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário