Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 1 de outubro de 2017

NÃO JOGUE A CULPA EM DEUS




Amigos e irmãos em Jesus.

1.   É comum em pessoas e até nós mesmos transferir para Deus a culpa pelas coisas ruins que acontecem na vida, nos negócios, na família, nos desvios sexuais, nas condutas éticas e morais de muitos que reinam em nossa sociedade, na realidade da morte, até na falta de fé.

2.   O profeta Ezequiel falando em nome do Senhor queixa-se dessas acusações e repreende: VOCÊS DIZEM QUE MINHA CONDUTA ESTÁ ERRADA. E compara atitudes de justos e ímpios. 

3.   Lembra que muitos tidos como justos desviam-se dos bons princípios e passam a praticar o mal e PERDEM SUA VIDA, enquanto que, ao contrário, pessoas consideradas ímpias, pecadoras, arrependem-se do mal e se tornam pessoas dignas e justas e por isso conservam a própria vida.

4.   Estar em Deus e viver em Cristo exigem de todos nós sinceridade e coerência em nossas atitudes. É honrar o SIM quando responder SIM. É saber dizer NÃO quando a situação exige que se diga NÃO.

5.   Sem dúvida, DEUS não é responsável pelas desgraças que acontecem no mundo e em nossos meios, mas nós mesmos seja pelas ações ou pelas omissões. A ausência de Deus é que leva o homem a trilhar por caminhos errados daí o convite do profeta: ARREPENDEI-VOS E COM CERTEZA VIVERÁ E NÃO MORRERÁ aqui no sentido de que vivendo como justo não sofreremos pelos descasos e desprezos que acontecem no mundo e saberemos com a força da fé superar os sofrimentos que existem, sem culpar o boníssimo Deus mas por amor a Ele.  
6.   São Paulo nos ensina como chegar mais perto de uma vida frutuosa. Ora, diz ele, se você conhece Jesus, identifica as pessoas que praticam o bem, são fraternos, solidários, disponíveis aos serviços da sociedade, da igreja, ASPIRE A MESMA COISA, isto é, faça como eles não por vanglória, orgulho ou competição, mas porque você está em comunhão com Jesus e pode dispor do seu tempo para o bem comum superando a ociosidade cristã que contamina muitos corações e leva à indiferença. 

7.   Vejam que Jesus sendo Deus, não se aproveitou da sua divindade, mas com humildade tornou-se igual a todos os homens a fim de servi-los num mesmo nível. Até a morte na cruz aceitou com Filho obediente do Pai para o bem da humanidade.

8.   Tudo desta vida terrena é importante e nos foi entregue por Deus para o bem comum. Compete-nos, então, administrar com dedicação e sabedoria o que está a nos servir porque tudo pertence ao Senhor.

9.   A lição da humildade que vem de Cristo, e por tudo o que aprendemos e sabemos e o que somos, nos convida a dobrar os joelhos e testemunhar que Jesus Cristo é o Senhor e que nele devemos nos espelhar. 

10. No Evangelho como fonte principal Mateus cita a parábola em que um pai convida seus dois filhos para trabalharem na vinha. O primeiro disse que não queria mas acabou indo, enquanto que o segundo tendo dito que sim, acabou não indo. E o pai então ficou feliz com o primeiro que mesma negando em principio arrependeu-se e foi trabalhar com ele na vinha.

11.  Irmãos, já repararam quantos filhos de Deus estão em nosso meio alguns aparentemente integrados e outros aparentemente não?  A vinha de Jesus está na espiritualidade, na religiosidade, na sua Igreja gerida por homens em seus diversos ministérios.  “A messe é grande, mas os operários são poucos” (Mt 9, 37), e todos são chamados ao Serviço do Reino que tem seu inicio na Casa de Deus terrena que se encontra em todas as comunidades paroquiais bem próximas de cada um.

12.  Ouça o chamado do Senhor Jesus e responda SIM, mas SIM com a segurança que todos os crentes devem ter pela fé e pelo batismo para que os frutos da vinha do Senhor alcancem os corações de todas as criaturas humanas abastecendo-os com a força dos Sacramentos dentro da catolicidade apostólica e que pela Santa Missa encontre a estrada aberta que leva para o Céu.
Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário