Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

NOSSA SENHORA APARECIDA - 2017


 Resultado de imagem para n. s. aparecida

 Prezados irmãos e filhos de Maria.
Quem é a Nossa Senhora da Conceição Aparecida?
Maria é filha de São Joaquim e Santa Ana (apócrifos), teria nascida pelo ano 20 aC, considerando-se que por questão de erro de cálculo do  calendário solicitado pelo Papa, Jesus então teria nascido pelo ano 7 da nossa era (hoje estaríamos no ano 2008).
Mas, mantendo o calendário tal qual se encontra hoje, Jesus nasceu, então, no inicio da nossa era já que o calendário inicia com o seu nascimento. E Maria teria 16 anos de idade.  
Pela tradição oral, Maria deixou este mundo com aproximadamente 72 anos de idade sem passar pela experiência da morte porque não tinha pecado, era imaculada, e foi assunta ao Céu em corpo e alma. Por isto que a Igreja prega que no Céu apenas duas pessoas já estão em corpo e Alma, Jesus e Maria, enquanto que dos demais falecidos e salvos encontram-se apenas suas almas.
Desde o inicio do cristianismo Maria foi homenageada sob diversos títulos, como, v.g. Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Porto, Nossa Senhora do Pilar, Nossa Senhora do Rocio, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, etc. etc.  MAS SEMPRE A MESMA E UNICA MARIA.
Hoje a Igreja celebra o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Maria recebeu esse nome porque no ano de 1717 muitos pescadores estavam a pescar no rio Paraíba, vila de Guaratinguetá, São Paulo, e três deles, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, lançavam suas redes, e nada de peixe.
Em dado momento, Joao Alves ao recolher sua rede percebeu um pequeno volume e viram que se tratava do corpo de uma pequena imagem de barro, faltando a cabeça.
Lançaram a rede mais abaixo e o mesmo pescador ao puxar sua rede veio nela a cabeça da imagem.
Pela semelhança com a representação da imagem de Nossa Senhora da Conceição a imagem foi recomposta e passou a ser venerada sob o titulo de Nossa Senhora da Conceição Aparecida porque ela foi “aparecida” no rio, e negra. Inicialmente a imagem ficou guardada na casa de um dos pescadores Felipe, por cerca de 15 anos, mais tarde construído um rustico altar e a imagem colocada à devoção pública onde se ajuntavam devotos para a reza do terço e outras devoções[i].
Milagres foram acontecendo até que em 1.745 foi inaugurada a primeira Igreja pobremente construída, e as romarias eram constantes.
Em 1743 Dom Frei João da Cruz, Bispo do Rio de Janeiro aprovou a nova Igreja e culto. A data da festa passou por datas diferentes, 8 de dezembro, 7 de Setembro, e a partir de 1953 definitivamente passou a ser 12 de outubro.
No local formou-se um povoado chamado de Aparecida (distrito). Por volta de 1734 foi construída a Capela do Morro dos Coqueiros, inaugurada em 1745. No ano de 1955 iniciou-se a construção do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e no ano de 1984 foi declarada pela CNBB Basílica de Aparecida Santuário Nacional[ii].
Portanto, Nossa Senhora Aparecida é um título atribuído à Maria Mãe de Jesus, rejeitada por muitos protestantes que extravasando seus fanatismos, ódios e ignorâncias chegam ao vandalismo invadindo igrejas e quebrando imagens.
 Mas o que importa para nós católicos é o que a imagem lembra e representa. Respeitamos as imagens dentre elas a de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil. A fúria dos tentados pelo demônio pode levar a quebrar o barro e influenciar nos fracos que renegam o catolicismo, mas jamais destruirão a fé em Jesus e nos seus ensinamentos através da Igreja de Cristo.
Nossa Senhora, sob qualquer título, vem intercedendo por todos nós, inclusive pelos protestantes hoje chamados de evangélicos ou crentes cujos atributos já pertenciam aos católicos antes de Lutero criar o protestantismo. Ressalvamos que felizmente nem todos eles agem assim, pois temos irmãos evangélicos dignos e que vivem sua fé com equilíbrio e sinceridade.  
Mas hoje é dia de alegria. DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, MÃE DE JESUS CRISTO E  QUE EM RAZÃO DESSA MATERNIDADE NINGUÉM PODE SE ATREVER A  NÃO AMA-LA.
Continuemos irmãos católicos, a venerar a imagem de Nossa Senhora, figura daquela que está no Céu.
E viva Nossa Senhora!
Com as bênçãos de Maria
Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário