Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 29 de abril de 2012

SÁBADO OU DOMINGO SEGUNDO CID MOREIRA


RECEBI DE UM AMIGO VIA E MAIL UM CONVITE PARA LEITURA
E UM DESAFIO:
"Se tiver curiosidade para saber o que o Cid Moreira tem a dizer sobre  o Sábado do Senhor acesse este link  abaixo, e tire suas  conclusões e duvidas se realmente você segue os propósitos de Deus. 
Se deletar não será mais inocente, pois um dia alguém te enviou um email, e você se negou a ler. 
Assista preste atenção tire suas duvidas, pegue sua Bíblia e confira.
Que Deus Abençoe sua vida". (Omito o nome do remetente).
Como a nossa vida toda é um aprendizado, me senti desafiado pela mensagem, fiz uma recapitulação do que sei a respeito do sábado e domingo e passo a responder.
 Primeiramente, o sr. CID MOREIRA é um profissional da voz. E que voz maravilhosa ele tem! Não sei até onde ele se tornou um pregador religioso ou se é um reprodutor de textos mediante contrato gratuito ou oneroso. Existem comentários prós e contras. Espero sinceramente que ele tenha se tornado um homem verdadeiramente religioso. Aliás, possuo a narração dele do Novo Testamento como projeto e Distribuição de TV Line Comercial Ltda. 
       Narrar é uma coisa. Interpretar, é outra! No caso, agrada aos adventistas na contramão do cristianismo a questão do sábado.
Ao assunto:
Tudo o que ele fala sobre o SÁBADO no ANTIGO TESTAMENTO, pode ser aceito como verdade. Todos os cristãos sabem que o sábado era o dia santificado; que está nos Mandamentos da Lei de Deus, etc. etc. 
Tenho uma matéria no meu livro “Conhecer para não ceder aos atrativos protestantes” que está disponível no meu blog http://diacononarelvi.blogspot.com   e é só clicar sobre a figura da capa e direcionar para o item 26.  Recomendo  também  ver no meu blog, em “Por falar nisso”, um debate a respeito do que se aproveitaram do Pe. Fabio de Mello sobre o sábado.
Veja que o Cid dirige a sua fala mais para o “A ORIGEM DA GUARDA DO DOMINGO”.  Portanto, o que ele busca é desmoralizar o domingo, mais do que defender o sábado.
Sabemos que na Bíblia não consta expressamente “DOMINGO É O DIA DE GUARDA”. Quanto a palavra “sábado” surgiu depois visto que o sentido do descanso é um sétimo dia e não significava determinado dia da semana,  motivo pelo qual não precisaria recair necessariamente em nosso calendário semanal num sábado (se contar domingo como primeiro dia da semana), ou num domingo (se contar 2ª feira como o primeiro dia semanal), ou de domingo a domingo como um oitavo dia.
Aliás, em Lv  23, 36, fala num oitavo para oferecer sacrificio ao Senhor, indicando “que o espírito da lei (descanso e santificação) não se prende ao nome do dia".  Outros textos bíblicos fala no oitavo dia.
Levemos ainda em consideração que o gênesis foi escrito por Moisés pelo ano de 1.440 e 1400 aC. época contemporânea a saída dos israelitas do Egito e também ao decálogo[1]. Os sete dias bíblicos da criação do mundo não devem ser considerados ao pé da letra, e menos ainda de forma sequencial de 24 horas. 
  Mesmo assim, Deus de fato determinou o descanso no shabat no hebraico de Moisés.  “A palavra sábado deriva do latim sabbatum, que por sua vez deriva do Sabá hebraico (שבת, transliterado como shabāt), que designa o dia de descanso entre os judeus”[2]. Significa também dentre outros termos, “um dia de descanso”.
É inquestionável, então, que o sábado era de fato o dia de descanso dos judeus como marcado no Antigo Testamento.
ENTRETANTO, verdadeiramente, Jesus deu azo para o dia de domingo ao não se escravizar ao sábado. Os apóstolos, discípulos e os novos cristãos seguiram fazendo suas reuniões celebrativas aos domingos, dia da ressurreição de Jesus. Há mais de dois mil anos é assim.
Essa história do Cid dos pagãos adorarem o deus sol também é verdade, assim como verdade é que o imperador Constantino converteu-se ao cristianismo e “oficializou” politicamente falando, o domingo como o Dia do Senhor.
Aqui abro um parêntesis para ressalvar que, tenha sido a sua conversão sincera ou não, aconteceu e foi muito boa, pois quem sabe, se não tivesse sido assim, o cristianismo poderia ter sido sufocado naquela época, ou tornado as coisas bem mais difíceis ainda.
Portanto, a conversão de Constantino, sem dúvida, ajudou no crescimento do cristianismo colaborando para que hoje nós pudéssemos viver a doutrina cristã. Não somente os cristãos católicos, mas também os evangélicos que são ramificações do cristianismo e com eles também os adventistas são beneficiários indiretos de Constantino.
Mas, a verdade principal é que, muito antes de Constantino que viveu no ano 321 dC, desde os primeiros dias após Pentecostes, já se guardava os domingos. Jesus falou muito sobre o exagerado cuidado com o sábado. O fato do Concilio de Laudicéia realizado no ano 364 dC ter confirmado o domingo não desmerece o preceito. 
Por ouro lado, existem, sim, indicações bíblicas a respeito, que se não falam em domingo, falam do primeiro dia da semana o que dá no mesmo, além de documentos e testemunhos de que o domingo era respeitado como o Dia do Senhor, com celebrações da Eucaristia.
Algumas citações bíblicas sobre o sábado e o domingo: Mt 12,1-14; At 1,12; 20,7; Lc 6,6; 13.10-17; 23,53s; Jo 5,9-18; 7,21-24; 9,14-16; 19,31-42; 20,1-19.16-26; At 20,7; I Cor 16,2; Ap I, 10; Mc 16,2.  
Testemunhos: João (Ap 1,10) morreu aos 90 anos. Santo Inácio de Antioquia, no ano 107/110, diz aos cristãos de seu tempo que "de nenhuma maneira os cristãos devem sabatizar". São Justino, no ano 152/155, diz que os cristãos festejavam o primeiro dia da semana e não o sábado. (Apologia). E Tertuliano, lá pelo ano 200, diz que os cristãos festejavam o dia da Ressurreição de Cristo, que foi no domingo. A Didaché XIV (catecismo dos Apóstolos), que é um dos documentos mais antigos da era cristã, 1º século,  diz: “No dia do Senhor (no domingo) reuni-vos todos juntos para a fração do pão E dai graças (oferecendo a Eucaristia) depois de confessar os vossos pecados para que vosso sacrifício seja puro", além dos Papas desde São Pedro  contemporâneo a Jesus e seus sucessores ininterruptos, todos guardando o domingo (Pesquisar no meu livro e em tantas outras fontes).
Foi Jesus, sem dúvida alguma, que levou a guardar o domingo.  
E Jesus não é Deus? E se é Deus como de fato é, é o autor dos Mandamentos citados pelo Cid e por isso podia muito bem levar os apóstolos a guardar os domingos. Ou não podia????
Sabe, muitos costumes pagãos foram aproveitados pelos cristãos. Aproveitar desses costumes não significa ser como os pagãos.  
Quer um exemplo melhor do que a data do Natal? Não é o dia 25 de dezembro? Pois é justamente o dia da festa pagã chamada de Natalis Solis Invicti ("nascimento do sol invencível"), era uma homenagem ao deus persa Mitra, popular em Roma. O sábado era reverenciado pelos pagãos dedicando ao deus Saturno... Até os dias da semana têm sua origem em deuses e foi a Igreja Católica quem substituiu esses nomes de deuses por segunda, terça, quarta, quinta e sexta, mantendo somente domingo e sábado pelos seus significados.
Fala o Cid em autoridade humana. Mas depois da morte de Cristo, não foram os homens – Apóstolos, bispos, papas, discípulos - que continuaram com a missão até hoje?  Não foi aos homens por Ele escolhidos e seus sucessores que Jesus confiou a pregação do Evangelho e a direção da sua Igreja?
Quem fundou a igreja Adventista foi William Miller no ano de 1831 (há 180 anos) que pertencia antes à Igreja Batista e muito certamente descendente do catolicismo visto que todos os cristãos, por si, seus ascendentes ou antecessores, foram, antes, católicos.
Pergunto: Os ensinamentos dos apóstolos, dos bispos, dos papas e de tantos outros consagrados santos e historiadores desde o fundador Jesus até hoje (mais de dois milênios) foram errados? E das Igrejas Evangélicas? Certo só o que disseram William, a sua seguidora Ellen e o narrador Cid, e depois de saltitarem por outras religiões? Imaginem quantos erros já cometeram, inclusive por exemplo, com previsões de datas para o fim do mundo ... 
Ao que consta, o próprio fundador Miller não guardava o sábado, o que veio a surgir no adventismo com a mulher Ellen G. Shite ...
São alguns argumentos suficientes para compreender melhor o sábado x domingo.  
         Diác. Narelvi.


[1] http://www.gotquestions.org/portugues/Livro-de-Genesis.html
[2] http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A1bado

54 comentários:

  1. Bom dia Narelvi
    Como sempre as suas reflexões são belíssimas e todo esse conhecimento que você tão bem transmite em suas mensagens nos ajuda muito a crescer no caminho espiritual. Deus lhe abençoe e lhe de muita proteção e luz nesta caminhada.

    ResponderExcluir
  2. EU SOU O PASTOR ANTONIO E LI SEU COMENTARIO E UMA COISA ME CHAMOU ATENÇÃO E NÃO SOU ADVENTISTA MAIS LENDO AS ESCRITURAS ENCONTREI FATOS GLORIOSO COMO EM GÊNESIS C.2° V.2 E 3 E ÊXODO 20.8 8 E MARCOS 2.27 E 28 E APOCALIPSI 22.18.A.20 ESSAS DETERMINAÇÕES DA PARTE DE DEUS ENCONTREI NA BIBLIA SAGRADA MAIS A CERCA DO PRIMEIRO DIA DA SEMANA NÃO ENCONTREI NEM UMA ORDEN DADA PELO NOSSO DEUS QUE VIECE NOS DA ESSE DIREITO DE MUDAR-MOS OS DIAS DA SEMANA SÓ EM DANIEL 7. 25 QUE FOI PROFETIZADO VISITE BLOG http://fontedeluz.arteblog.com.br/522681/batismo-da-igreja/

    ResponderExcluir
  3. Pastor Antonio Paiva de Lima.
    Boa noite.
    Fiquei contente com a sua participação.
    Quanto as citações do AT, nenhuma objeção ao sábado. Porém, com relação ao domingo do NT, Deus Pai não disse na Bíblia, mas o seu Filho Jesus Cristo que é o mesmo Deus, foi claro na sua preferência pelo domingo e os Apóstolos seus sucessores mantiveram o domingo como o Dia do Senhor. A respeito, a matéria está muito bem fundamentada. Se ler com atenção compreenderá melhor sobre o Domingo. Contém muitas citações bíblicas sobre o Dia do Senhor.
    Grato.
    Na paz de Cristo.
    Diac. Narelvi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, é mesmo? jesus ao efetuar curas aos sábados ao repreender os fariseus, ele jamais cancela o sábado somente renova uma aliança (não de holocaustos e sim misericórdia), ele fez isso pra explicar para a humanidade a forma certa para se guardar o sábado.. num sei se vc sabe mas até mesmo quando jesus morreu sua MÃE, que viveu com ele toda a vida, deixou de levar os aromas no túmulo no sábado segundo Lc 23: 54 á 56, e quando mais se precisa de esclarecimento eu continuo lendo no versículo 1 do cap 24, e.... o que q eu vejo?? Vejo elas levando os aromas no 1º dia da semana, como um dia normal de atividades normais.. Outra coisa se domingo tem o mesmo sentido que primeiro de dia da semana? está correto. Mas dizer que este dia pode ter o mesmo valor(mesmo tendo passado para o nome DOMINGO) se Deus o houvesse abençoado, JAMAIS poderia ter mudado de nome e sendo empregado como sunday (dia do sol, ou mesmo domingo)... E como eu disse [SE] Deus tivesse separado este dia né.. que todos os leitores da biblia sabem que na biblia não apresenta nem um relato falando sobre esta mudança.. E diacordo com Malaquias 3:6, nosso senhor não muda.. Pense e reflita:

      se nosso Deus quisesse que o 1º dia da semana fosse observdo, por que não desde lá do éden ele não teria estbelecido esta aliança?? em??? por que???....................

      Excluir
    2. ELISON GOMES. Você desdobrou a pergunta por isso transcrevi a segunda parte aqui. Certo?
      então me diz onde que diz que os apóstolos se reunião aos domingos para pregar a mensagem que Jesus os confiou????????????????????????????????????????????????????????? ONDE DIZ ISTO ME FALA O VERSÍCULO????????????

      Excluir
    3. Bem, Edson. Publiquei ipsis litteris o questionamento que você apresentou sobre o sábado em consideração por ter participado de meu blog. Fico Agradecido.
      Entretanto, você nada acrescentou de importante sobre a questão do SÁBADO ou DOMINGO. Desculpe-me, mas as questões que você levantou são chutes bíblicos e ideias vazias e embaralhadas. Como o assunto já está bastante discutido e esclarecido, [SE] você estudar bem as matérias que já publiquei compreenderá sobre o SABADO do AT e o DOMINGO do NT.
      SUGIRO LER COM ATENÇÃO E ENCONTRARÁ AS RESPOSTAS CERTAS:
      http://diacononarelvi.blogspot.com.br/2013/04/dia-do-senhor-sabado-ou-domingo-pelo.html
      http://diacononarelvi.blogspot.com.br/2011/06/o-padre-fabio-melo-assombra-igreja.html
      No mesmo blog, encontrará o assunto no índice nº 26 clicando sobre a capa do livro ou simplesmente no link http://livrodiacononarelvi.blogspot.com.br/
      Com Jesus e Maria.
      Diac. Narelvi.

      Excluir
  4. Boa noite!!!
    O que podemos ver no Novo Testamento é o proprio Jesus em Mateus 5:17 declarando que nao veio mudar a lei e os profetas,nao vim mudar,mas cumprir,e aquele que tirar um til ou um hifen da lei sera considerado minimo no Reino dos Ceus.é possivel ver claramente em Atos 16:3,ou 17;2,ou 18:4 o que os discipulos mesmo apos a morte de Cristo faziam aos sabados.Constatino realmente fez cessar muito sofrimento dos cristaos,mas quem é ele para mudar uma lei que Deus fundou desde o Eden?(Genesis 2:2-3).Temos de esquecer o que a massa humana tem ditado e nos atentarmos no que diz a palavra de Deus.Pq todods os outros mandamentos continuam em vigor e apenas foi tirado um(Exodo 20)?Examinai as escrituras,pois sao elas que de mim testificam.O sabado como qulquer outro mandamneto nao podera nos salvar.Somente a graça de Cristo podera faze-lo,mas como resultado da salvaçao e gratidao precisando saber qual seja a vintade de Deus para nossas vidas e obedece-lo.
    Um forte abraço.
    Leila
    Que o Espirito Santo de Deus nos ilumine cada dia!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Prezada “anônima” Leila.
    Paz e bênçãos pra você.
    Muito se tem ensinado sobre o sábado e o domingo. A resistência vem sendo encontrada nos Adventistas.
    Eu mesmo escrevi no assunto em que você está participando, e também no livro de minha autoria “CONHECER PARA NÃO CEDER AOS ATRATIVOS PROTESTANTES” que poderá ser consultado clicando sobre a figura da capa do livro que se encontra no site, e procurar no índice o numero 26: “Dia de Preceito. Sábado ou Domingo”.
    É um dos assuntos mais procurados.
    Os cristãos católicos, e de todas as denominações derivadas do protestantismo, concordam que o domingo é o Dia do Senhor em substituição ao sábado, à exceção dos Adventistas. Quem não aceita o domingo está viajando na contramão de direção na estrada do cristianismo.
    Mas não vejo nenhum problema que os cristãos católicos e outros continuem observando o domingo, e os adventistas o sábado.
    Ninguém contesta que o sábado era o dia de descanso no Antigo Testamento. Mas ninguém tem como contestar que após Jesus Cristo, portanto, no Novo Testamento, com a sua Ressurreição, o Dia do Senhor passou a ser o DOMINGO. O próprio Jesus relativizou o sábado e escolheu o DOMINGO para suas aparições e os apóstolos reuniam-se aos domingos.
    Portanto, é verdade sobre o que você disse sobre MT 5,17. Mas Jesus não mudou a Lei. O “sétimo” dia para descanso continuou. Agora, o porquê do domingo e não mais do sábado, já foi suficientemente explicado.
    Mesmo sendo o domingo dia de reunião celebrativa dos apóstolos, naturalmente que faziam suas pregações e evangelizações aos sábados e também em outros dias.
    Nunca foi atribuído a CONSTANTINO o idealizador do DOMINGO, No texto em questão, ao se referir a Constantino, foi dito: “oficializou, politicamente falando”. Isto é, como chefe imperador, baixou um edito. Você não encontrará em nenhum ensinamento católico atribuição da escolha do domingo como iniciativa desse imperador. A guarda do domingo nasceu com Jesus e os Apóstolos e por causa disso, ele (Constantino) apenas decretou (édito) o domingo como dia de descanso já tradicionalmente existente. Nós guardamos o domingo não por causa de Constantino, mas porque somos sucessores dos Apóstolos.
    Tenho comigo que as explicações sobre o sábado e domingo estão apresentadas claramente no tema principal desta coluna e também no meu livro, não havendo necessidade de repetir aqui os fundamentos.
    Entretanto, encontrei um estudo muito bom feito pelo prof. Alessandro Lima, do Apostolado Veritatis Splendor, site Comunidade Católica Apostólica Romana, http://comunidadecatolica.wordpress.com/2008/04/09/dia-do-senhor-sabado-ou-domingo/ que pela sua clareza tomei a liberdade de publicar no meu blog onde você também poderá encontrar no Assunto “COLUNA PARA TEMAS INTERESSANTES – OUTRAS FONTES, sob o título “DIA DO SENHOR: SÁBADO OU DOMINGO? Pelo Prof. Alessandro Lima.”
    Irmã, sob a Luz do Espírito Santo, faça uma calma leitura dos textos sugeridos. Será de bom proveito.
    Grato pela educada participação. Na paz de Cristo. Diac. Narelvi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  8. gostaria que voces estudassem mais a biblia,EM lugar nenhum da biblia fala que o sabado foi abolido, pelo contrario jesus refor�a no novo tetstamento a guarda do sabado em apoc.14;12.joao 14.15.,mateus 5; a 17 a 19,carissimos irmaos estudem mais a biblia,nao vai atras de pastores que so�estudam 6 meses de teologia e nao tem argumento para discutir a palavra de Deus.Nao tenho religiao fiquem com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, anônimo.
      Primeiro, você me confunde com protestante. Sou católico e isso está claro no blog.
      Se você não tem religião, a bíblia não terá sentido, nem mesmo Jesus, e a questão do sábado ou domingo, pra você, deve ser irrelevante. Contudo, os estudos sobre a matéria encontram-se amplamente apresentados, interessando aos cristãos religiosos que seguem a Cristo como Deus.

      Excluir
  9. Sábado ou domingo? Só sei que descansar aos sábados, procurando me esquecer da correria semanal e focar minha atenção em Deus e sua criação tem sido maravilhoso em minha vida. Que o Espírito Santo fale aos vossos corações e os levem a encontrar o dia correto e se deleitarem nesse dia! Abraço! Rafael

    ResponderExcluir
  10. Olá anônimo Rafael.
    Ótimo pra você.
    O meu dia correto, DOMINGO, é o mesmo dos Apóstolos e sucessores há mais de dois mil anos. Abraços pra você.

    ResponderExcluir
  11. O SÁBADO nunca foi abolido, dia SANTIFICADO e ABENÇOADO desde da criação do mundo pelo nosso PAI CELESTE, dos seus mandamentos é o único que começa com a palavra LEMBRA-TE, pois sabia que seus filhos iriam esquecer, trocar como fizeram, más quem tem um coração sincero reconhece isso e busca guarda-lo por AMOR e OBEDIENCIA ao nosso DEUS. Que o ESPÍRITO SANTO ilumine a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Narelvi Carlos Malucelli12 de maio de 2014 às 19:45

      Amiga anônima Tatiely Chaves
      Resolvi responder.
      Voce precisa primeiro chamar a atenção de Jesus pelo que ele disse do sábado; porque ele ressuscitou num domingo; depois criticar os apóstolos que adotaram o domingo sem menosprezar o sábado; ainda com seus conhecimentos chamar a atenção da Igreja de Cristo (católica) com mais de 2.000 anos de sucessão apostólica. Parece que você se preocupa somente com o mandamento do sábado, e os outros? Aliás, você como prisioneira do AT e não valoriza o NT e acha que a Bíblia é a única fonte de fé, deveria cumprir todas as prescrições do Antigo Testamento, como por exemplo: no sábado não acender fogo para cozinhar em nenhuma moradia (cf. Ex 35,3); não semear diferentes espécies no mesmo campo (cf. Lv 19,19); não semear e não colher nada, nos campos e na vinha, no ano sabático (cf. Ex 23,10-11; Lv 25,3-5); não comer os frutos das árvores durante os primeiros três anos (cf. Lv 19,23-25); não comer sangue, nem carne com sangue (cf. Lv 17,10-14; 19,26); não comer coelho, lebre, porco e demais animais “impuros” (cf. Lv 11,1-47); punir de morte blasfemadores, homicidas, adúlteros, homossexuais, transgressores do sábado, aqueles que tiverem amaldiçoado os pais ou evocado os espíritos (cf. Ex 35,1-3; Lv 20,9-27; 24,10-23), entre outras prescrições, e ainda, se você for mulher, refugiar-se durante a menstruação e se for homem, pela ejaculação (masturbação) devido ao estado de impureza,etc. etc.
      Ame a Cristo e não perca tempo só com o sábado. Fique com Deus.

      Excluir
  12. Amigo anônimo. O assunto já foi exaustivamente comentado. Mas fica publicado o seu comentário.

    ResponderExcluir
  13. OLÁ AMIGO : É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE VENHAMOS INTENDER O ASSUNTO. SÁBADO OU DOMINGO? A GUARDO DO SÁBADO SÉTIMO DIA DA SEMANA, FOI ESTABELECIDO POR DEUS, TANTO NO VT COMO NO VT ENCONTRAMOS ESTA AFIRMAÇÃO DESDA CRIAÇÃO. E A GURDA DO DOMINGO FOI ESTABELECIDO PELO IMPERADOR CONSTANTINO EM 07 DE MARÇO DE 321 D.C. E O PROFETA DANIEL JÁ TINHA ESCRITO NO CAPITULO 7:25. NÃO DEVEMOS SEGUIR A DIABÓLICA DE CONSTANTINO, MAS SIM A VONTADE DO NOSSO CRIADO. ESPERO QUE TENHA SIDO DE GRANDE AJUDA O ESCLARECIMENTO

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Antonio da Silva. Veja (DIGO LEIA) todos os textos. Será um ótimo estudo pra você:
      I) em Resposta ao anônimo Eliabe, de 12/01/14, item 15, no link
      https://diacononarelvi.blogspot.com/b/post-preview?token=KJ07hEQBAAA.3t-uuk6gsXHxbGtWyi3chA.sIGJbbDruiT7qbFPNCaZFg&postId=9118475719242481153&type=POST
      II) Sobre sábado ou domingo:
      http://diacononarelvi.blogspot.com.br/2012/04/sabado-ou-domingo-segundo-cid-moreira.html
      III) Fala sobre Constantino sobre o sábado ou domingo..
      http://diacononarelvi.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html
      Essa de Daniel 7,25 nada tem a ver com a história do sabado ou domingo. Acorda!.
      Um abraço. Diac. Narelvi.

      Excluir
  15. SÁBADO NUNCA foi abolido, dia SANTIFICADO e ABENÇOADO desde da criação do mundo pelo nosso PAI CELESTE, dos seus mandamentos é o único que começa com a palavra LEMBRA-TE, pois sabia que seus filhos iriam esquecer, trocar como fizeram, mas quem tem um coração sincero reconhece isso e busca guarda-lo por AMOR e OBEDIENCIA ao nosso DEUS. Que o ESPÍRITO SANTO ilumine a todos.

    Tatiely Chaves

    ResponderExcluir
  16. Isaías: 66. 23. E acontecerá que toda a humanidade virá, se inclinará diante de mim e adorará minha pessoa; desde uma Festa de Lua Nova a outra, e de um Shabbãth, sábado, a outro!” Palavra de Yahweh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite irmão bim fo. Algumas traduções bíblicas católicas e protestantes sugerem "de uma lua nova até a outra" ou "de um sábado até o outro", o que significaria todos os dias. Outras citam "à cada mês à lua nova" "e cada semana aos sábados" o que significaria apenas nesses dias.
      Mas não importa o detalhe da tradução uma vez que adora-se o Senhor o tempo todo.
      Também você não traz nenhuma novidade porque sabemos muito bem, e já sabíamos antes de vocês, da importância do sábado no AT como dia de guarda.
      Mas a mudança do sábado para o domingo está muito bem explicado no assunto que encabeça o tema e nas respostas. Leia com atenção e você compreenderá.
      Obrigado e Deus te abençoe.

      Excluir
  17. Ola, Eu acredito que o SABADO
    Realmente e o dia do senhor, VEJA o que exodo 31:13 certamente guardareis os meus sabados " diz o senhor pois e sinal entre mim e vossas geracoes para que saibas que eu sou o senhor que vos santifica".Quando Jesus morreu na cruz do calvario ele nao aboliou o SABADO, mas sim os sacrificios cerimoniais, que antes eram oferecidos com sacrificios de cordeiros,com intuito de perdoar os pecados. Jesus foi o cordeiro que morreu pela humanidade para que todos aquele que nele crer possa ter a chance da vida eterna.Em lucas 23: 54-56, porfavor leia com atencao na sua biblia, diz que mesmo apos a morte de Jesus na cruz, o SABADO continuou a ser observado pelos cristoes. O proprio Jesus diz em Mateus 5:17-18, " nao pense que vim revogar a lei ou os profetas, nao vim para revogar,vim para cumprindo. Porque em verdade vos digo, ate que o ceu e a terra passem nem um i ou um til Jamais passara da lei, ate que se cumpra. Veja que Jesus sabia que mudariam sua lei, seu mandamento, confira em Daniel 7:25 " E proferira palavras contra o Altissimo e destruira os Santos do Altissimo, e cuidara em mudar os tempo e as lei; e eles serao entregues na sua mao, Por um tempo, e tempos e a metade de um tempo." A muitas passagem da biblia que falam sobre o SABADO Marcos 2: 27-28 "E disse-lhes: O SABADO foi feito por causa do homem, e nao o homem por causa do SABADO. " Assim o filho do homem ate do SABADO e senhor. Se pesquisamos Isaias 58:13-14 DEUS mostrar a importancia da guardar o seu dia do SABADO. E a guarda do SABADO sera o selo de DEUS que ira nos finais dos tempos destingui o seu povo do anticristo. Se eu ou vc meu caro leitor ama a Jesus de verdade, entao, guardar os seus mandamentos nao sera nenhum sacrificio Porque a guarda sera um resultado do amor que tempos por Jesus com Rei e criador de nossas vidas. Em atos 5:29 " E preciso obedecer antes a DEUS do que aos homens! Se vc na acredita que o SABADO e o dia do senhor Jesus, entao faça uma oracao em secreto com muita fe, e peca a Jesus que lhe mostre o verdadeiro caminho DANDO a sabedoria para distiguir o que e verdadeiro do que e falso. Porque SOMENTE mediante a obediencia dos mandamentos de DEUS e da sua misericordia, poderemos obteremos a salvacao.Que DEUS a bencoe a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite irmão anônimo.
      A matéria desta coluna já explica bem sobre o sábado e domingo.
      Sugiro ler também o assunto em meu livro, no link abaixo aos quais me reporto para não ficar repetindo.
      http://livrodiacononarelvi.blogspot.com.br/search/label/26%20-%20Dia%20de%20Preceito.%20S%C3%A1bado%20ou%20Domingo
      So como observação, Jesus não aboliu o sábado quando morreu na cruz no Calvário, mas quando ensinava já relativisava o sábado. E os apóstolos que conviveram com Ele, aprenderam a guardar os domingos. Foi uma mudança, de fato, inspirado em Jesus e adotado pelos apóstolos.
      Jesus não veio abolir a lei, mas veio aperfeiçoar a lei.
      Quanto ao mais, uma leitura serena e com o coração aberto aos comentários recomendados e tantos outros que existem de autoria de conhecedores melhores do que eu, ajudarão muito você.
      Fique com Deus.

      Excluir
  18. Hoje é domingo, dia do Senhor. E sempre foi desde quando os apóstolos assumiram a o comando da verdadeira igreja de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade irmão. Fácil de entender. Um abraço e fique com Deus.

      Excluir
    2. Ola diacono, sou catolico desde q nasci, toda minha familia, mas ultimamente quanto mais estudo a biblia vejo mais contradicoes nos ensinamentos tanto da igreja catolica quanto nas protestantes, e esse assunto e muito delicado tambem, mas uma coisa eu sei o q Deus quer e q nos sejamos pessoas boas, entao quardo o mandamento mais importante de jesus, que e amarmos uns aos outros assim como ele nos amou, fasendo isso sei q estou amando a Deus, e fasendo sua vontade, e independente do dia em q se guarda seja sabado ou domingo o importante e saber q a igreja somos nós e q devemos adorar ao senhor se possivel todos os dias, nao existe dia certo ou errado contanto q se adore somente ao nosso unico senhor e Deus Jesus Cristo, eu tenho fé nele e ele nao me condenara por causa do dia em q guardo, por que ele me ama e sabe q sou humano e pecador...porque d nada adianta quarda um dia especifico e nos outros andar caminhos errados, pra todos os comentarios deixo uma dica nao vamos debater religiao pois nao tem perfeita vamos cada um faser nossa parte com Deus e viver bem com ele Amem.

      Excluir
    3. Olá meu irmão anônimo.
      Que bom que você e sua família são católicos. Bom também que você estude a Bíblia.
      Contudo, a bíblia não é contraditória. Para entendê-la não basta ler isoladamente um ou outro capítulo ou versículo e querer aplicar ao pé da letra. Justamente porque Lutero liberou a interpretação da bíblia foi que surgiram milhares de seitas protestantes.
      Segundo Mt 22-36-40 e Mc 12, 28-31, um doutor da lei perguntou a Jesus sobre o maior dos mandamentos. Jesus na sua resposta enaltece como primeiro, amar a Deus sobre todas as coisas, e o segundo amar ao próximo como a si mesmo.
      Veja que Jesus não excluiu os demais. Apenas valorizou o amor a Deus e ao próximo, pois que na verdade, não cumprindo estes, os demais perdem sentido.
      Ademais, quem ditou os Mandamentos foi o próprio Deus. Assim, não podemos excluir aqueles que não nos agradam. Todos os Mandamentos são importantes e devem ser observados.
      Perceba que ser autodidata em bíblia é perigoso. Já viu alguém tornar-se médico (eficiente) somente lendo livros didáticos de medicina?
      Compare com o eunuco etíope. Ele estava lendo o profeta Isaias. O diácono Filipe aproximou-se e perguntou ao etíope se estava entendendo a leitura. O etíope respondeu: “Como é que posso, se não há alguém que me explique?” E ainda pediu a Filipe que o ensinasse. (At 8, 27-31).
      Interessante também considerar o que São Pedro diz em sua segunda carta, 1,20: “Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal”.
      Não esqueça irmão, como católico que é, que Jesus verdadeiramente fundou a nossa Igreja e confiou aos apóstolos e sucessores a missão evangelizadora. Instituiu um chefe, hoje chamado de Papa, conforme você testemunhou no final de seu comentário. Portanto, a autoridade para a interpretação e ensinamento bíblico foi confiada à Igreja Católica, como continuadora da primitiva Igreja Cristã. Isto se chama Magistério.
      Com relação ao Dia do Senhor, primeiro Deus quando mandou guardar o sábado, quis dizer um sétimo dia, não se referindo aos dias da semana domingo a domingo.
      Jesus foi quem relativizou o sábado e os apóstolos, amigos e testemunha oculares de Jesus passaram a guardar o domingo devido a ressurreição de Jesus ter acontecido NUM DOMINGO (comemoramos recentemente a Páscoa da Ressurreição, num domingo). Muitos acontecimentos com Jesus ocorreram num domingo.
      Você já imaginou como seria se cada um comemorasse a Independência do Brasil, o dia da cidade, o Natal, etc. na data que lhe aprouvesse?
      Você tem razão quando diz que devemos manifestar nossa adoração a Deus todos os dias. Porém, domingo é o dia especial em que não somente eu, mas você juntos com familiares e demais católicos, participam da Celebração Eucarística como irmãos que se amam e amam a Deus. Aliás, os protestantes (evangélicos) também guardam o domingo.
      Tem razão também quando fala na incoerência de quem guarda o domingo e se mantém errados noutros dias.
      Parabéns pelo seu interesse. Confie na Igreja e continue sendo estudioso da literatura cristã católica, e fé em Cristo Jesus que tudo se esclarece.
      Fique com Deus.
      Dc Narelvi.

      Excluir
  19. A verdade vos libertará! Eu acredito que o sábado é o dia do senhor. Irmãos, Deus está de braços aberto esperando por você. Breve jesus voltará! Fiquem na paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marconi, um abraço.
      Quanto ao guardar o sábado, a opção é sua de acordo com sua religião. Quanto a Jesus estar de braços abertos, a todos ele espera e eu fico feliz por isso. Jesus voltará, sim. Porém, quanto ao "breve", não sabemos. Fique com Deus.

      Excluir
  20. Um abraço, acho ótimo tu praticar leituras a respeito do dia de guarda do Senhor nosso Deus. Mas temos que ter cuidado de, ao ler a bíblia não querer estar focando em nossos próprios interesses espirituais a ponto de nos cegar, mas reconhecer o que realmente quer dizer nas Escrituras Sagradas. Quer um exemplo de alguém que usou a bíblia para debater a verdade contra Cristo ? O próprio satanás fez isso no deserto(Mateus 4:1-1). De fato existe um dia de guarda, e está explicito isso, tanto no VELHO TESTAMENTO quanto no NOVO TESTAMENTO:

    JESUS REVELOU SER O SÁBADO O DIA DO SENHOR.
    • Mat. 12:8; Mar. 2:27 e 28; Luc. 6:5.

    JESUS, OS DISCÍPULOS E OS APÓSTOLOS FAZIAM TRABALHO MISSIONÁRIO NO SÁBADO.
    • Mat. 12:1; Mar. 2:23 e 24; Luc. 6:1 e 2; 14:1; João 5:9; Atos 16:13.

    JESUS DEDICAVA O SÁBADO PARA OBRA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
    • Mat. 12:2, 10-12; Mar. 3:2,4; Luc. 6:7-9; 13:14-16; 14:3-5; João 9:14.

    JESUS FEZ DO SÁBADO UM DIA ESPECIAL DE CULTO, DANDO EXEMPLO, INDO À IGREJA.
    • Mar. 1:21; 6:2; Luc. 4:16,31; 6:6; 13:10

    JESUS REPREENDEU SEVERAMENTE A MANEIRA FARISAICA DE GUARDAR O SÁBADO.
    •Mat. 12:5

    OS DISCÍPULOS E OS APÓSTOLOS OBSERVARAM O SÁBADO.
    • Mat. 28:1; Mar. 15:42; 16:1; Luc. 23:54, 56; Atos 13:14, 27, 42, 44; 15:21; 17:2; 18:1-4.

    JESUS RECONHECEU QUE O ZELO SEM ENTENDIMENTO DOS FARISEUS TIROU A ALEGRIA DO SÁBADO.
    • João 5:10, 16, 18; 7:22 e 23; 9:16; 19:31.

    JESUS TINHA GRANDE PREOCUPAÇÃO; TEMIA QUE SEUS DISCÍPULOS TRANSGREDISSEM O SÁBADO.
    • Mat. 24:20.



    É importante sabermos que, o Sábado faz parte da Lei de Deus. A lei nunca foi de Moisés, a Lei é de Deus, O Sábado foi escrito pelo dedo de Deus e não de Moisés.

    Êxodo 31:18: E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

    O Sábado já existia antes das leis serem dadas no Monte Sinai para Moisés.

    Exôdo 16: 4, 22, 23, 27-29

    4. Então, disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não.

    O Sábado será um sinal para sempre, dúvidas sobre isso ? Leia:

    Êxodo 31:17

    Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento.

    A guarda do Sábado continua em vigor hoje, Jesus nos que “nenhum i ou til jamais passará da lei”, e o Sétimo dia é um dos itens da lei, em:

    Mateus 5:18

    Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.

    Deus não contrariou a sua Palavra, e nunca irá!

    ResponderExcluir
  21. Vamos lá!

    Li tanto aqui no diacononarelvi. quanto no livrodiacononarelvi.

    Tem um ponto que irei dizer ao qual é dito aqui sobre a simbólica contagem de dias que não se referiam a guarda do Sábado, até porque vem do "Shabbath" "cessar" ou no caso findar a sua criação. Temos que analisar o seguinte; No contexto bíblico há relatos dizendo assim em Exôdo 20:10
    "Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus".
    Convenhamos que Ele ainda destaca o Sábado como o Sétimo dia. Você ainda fala que devemos estudar não apenas um versículo da bíblia, e sim o contexto ao TODO nela escrita, então sigamos para o próximo versiculo de Exôdo 20:11 "Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou." Isso foram relatos na criação do mundo, ou seja, mesmo que não houvesse dias como 24 horas, havia Luz e trevas, dia e noite que foi já medido com o tempo certo para a rotação da terra. Se for analisar pelo lado da ciência, vemos que seria sem base Deus ter feito dias com outro horário, e com o passar dos anos fosse ficando curto, se fora assim, então deveria AINDA estar diminuindo o tempo, tudo coopera para o funcionamento da orbita da terra e para o sistema solar inteiro. Se baseássemos nesse contexto da guarda do domingo... Irei pegar uma pergunta criada através do seu argumento:
    "Como surgiu a idéia do sétimo dia?
    Depois que Deus concluiu a sua obra da criação, “no sétimo dia descansou” (Gn 2,1). Primeiramente, devemos considerar o número de dias como simbólico já que quando Deus criou o mundo, não existia nenhum calendário. Aliás, até hoje, Deus não faz uso dessa forma de medição do tempo: "Um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como, um dia”. (2Pd 3,8)."
    Então irmão, onde está descrito que Deus baseou a guarda cronometrada diretamente ao domingo neste contexto ? se Deus não considera a medição do tempo ?

    Cristo não veio destruir a Lei, e o Sábado faz parte da Lei. Isso tu sabe muito bem... Claro que também vi isso em seus relatos, a respeito de "Cristo fazer uma reforma na lei"

    Mateus 5: 17 "Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir."


    Finalizando, pois seriam muitas coisas para falar, inclusive a respeito do "TEMPO NA VISÃO DE DEUS".. Faço esse tipo de estudo e vai ser um pouco complicado explicar em escrita, isso é algo bem delicado. Na verdade a bíbla como um todo precisa realmente se colocar de joelhos e pedir que abra as nossas mentes para entende-la.

    I João 2: 7 "Amados, não vos escrevo mandamento novo, senão mandamento antigo, o qual, desde o princípio, tivestes. Esse mandamento antigo é a palavra que ouvistes."

    Desde o principio da criação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. INTRODUÇÃO.
      Boa noite Alefe.
      Que ótimo você ter lido a respeito do sábado e sobre o assunto em meu livro. Fico feliz.
      Antes, vamos nos situar no tempo. Você sabe quando Moisés escreveu o Pentateuco? Foi escrito lá pelos anos 1440-1300 aC. Logo, também Gn e Ex.
      Você sabe desde quando o homem existe na face da terra? Cabe à ciência descobrir. E já descobriu que os mamíferos existem há cerca de 13 milhões de anos, que o planeta existe há 10 ou 20 bilhões de anos, que os primeiros hominídeos apareceram na Terra entre 3 e 1 milhão de anos atrás. O homem moderno há 200 mil anos, o homem inteligente há 12 mil anos.
      Bem, são números que a ciência de um modo geral apresenta e esses estudos não invalidam nem desacreditam a Bíblia que não é um livro de ciência, matemática, geografia, mas um livro inspirado por Deus, é a Palavra de Deus, que contem a mensagem de Deus não dos homens que a escreveram. Fala sobre FÉ e MORAL. (continua)

      Excluir
  22. Bem, isto para você perceber que sendo Deus o CRIADOR DE TUDO já faz temo hein, que tudo existe POR OBRA DE DEUS.
    A história (Gn) da criação e do homem na bíblia foi escrita somente há 1.400 aC. Note a distância que separa a criação e a narrativa da criação. Por isto não precisamos acreditar que o mundo foi feito matematicamente em seis dias com descanso de Deus no sábado (Deus cansou?). Como para Deus o tempo não se conta e muito menos dessa forma, o resultado que se tem é que devemos reservar no calendário humano, um dia por semana dedicado ao Senhor. Esse dia, antes, VERDADEIRAMENTE ÉRA O SÁBADO segundo o Antigo Testamento, JAMAIS NEGADO pelos cristãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem! Como foi que entrou o DOMINGO COMO DIA DO SENHOR, já está exaustivamente explicado e à sua disposição nas minhas matérias e encontráveis abundantemente nas bibliotecas e documentos religiosos, aceito pelos cristãos, a exceção dos adventistas.

      Excluir
    2. SOBRE TEUS COMENTÁRIOS.
      Primeiro, uma correção: Satanás não usou a bíblia para debater com Jesus no deserto. Lembre que naquele tempo ainda não existia a bíblia como tal, nem havia sido escrito o Novo Testamento. Foi posteriormente, portanto, que Mateus fez constar na bíblia em 4,1 esse episódio.

      Guardar o sábado ainda hoje, sem dúvida é estar na contramão do próprio Jesus que relativizou esse dia da semana, ressuscitou num domingo, apareceu aos apóstolos num domingo, os apóstolos celebravam a Eucaristia aos domingos, o pentecostes aconteceu num domingo... Agora, se sua fé (ou religião) manda guardar o sábado, continue respeitando, só espero que não se aproveite para folgar e deixar de trabalhar no domingo.
      Aproveito para devolver porque se aplica a você também, a sua recomendação: “temos que ter cuidado de, ao ler a bíblia não querer estar focando em nossos próprios interesses espirituais a ponto de nos cegar, mas reconhecer o que realmente quer dizer nas Escrituras Sagradas”.

      Excluir
  23. Você fez referencias a alguns capítulos e versículos para justificar o sábado, sem, contudo, considerar as sequencias. Por isso vou fazer alguns comentários procurando abranger o assunto sábado usando das próprias citações indicadas por você.
    Mat. 12:1-8 está bem claro que mesmo sendo o Senhor o Deus do Sábado, os fariseus reclamaram porque os discípulos colheram espigas num dia de sábado. Jesus rebateu e ainda lembrou que Davi e seus companheiros comeram pães da Presença nesse dia e afirmou que ninguém teve culpa por isto, apesar de ser dia de sábado. E ainda completou afirmando que o Filho do Homem (Jesus) é o Senhor do sábado. Significa que sendo Jesus Deus, assim como instituiu o sábado no inicio pode permitir exceção, relativizando o sábado. Assim também está em Mc 2:23.24; Lc. 6:1-10.
    De fato Jesus comparecia na sinagoga aos sábados, e ensinava. Afinal, ele era Judeu e vivia numa época em que o sábado predominava. (Mc 1,21;6,1-2).

    ResponderExcluir
  24. Mc. 3:2-6 diz que Jesus curou um homem de mãos atrofiadas num sábado e na sinagoga. E daí? Ele podia curar em qualquer outro dia, inclusive domingo. Jesus calou a boca dos sabatistas questionando: “O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou matar?”. Jesus, como Filho do homem é o senhor do sábado, disse. Mais uma vez relativizou o sábado.
    Lucas 14, 1-6: De fato Cristo curou um doente no sábado e foi censurado pelos fariseus, e mais uma vez relativizou o sábado para mostrar que muitas coisas podiam se realizar no dia do descanso.

    ResponderExcluir
  25. Lucas 13,1-16: Jesus em certo sábado curou uma mulher na sinagoga e chamou o dirigente e ouros seguidores do sábado de HIPOCRITAS. Outra vez relativizou o sábado.
    Jo 5,1-12: Jesus cura um paralitico num sábado e mais uma vez houve reclamação de judeus.
    E o cego de nascença citado em Jo 9,1-14, sob os olhares surpresos dos seguidores do sábado?
    Em At 16,13: Apenas diz que Jesus orou num sábado. Por acaso ele não orava em outros dias também?
    Por fim, Jesus não fez do sábado um dia especial de culto indo à Sinagoga conforme você disse, pois que já era dia de culto e ele como judeu comparecia à Sinagoga. Mais uma vez, e daí?
    Por acaso, as inúmeras participações de Jesus em domingos conforme já citei anteriormente, continuadas pelos apóstolos e primeiros cristãos nos encontros e celebrações eucarísticas, e por ter chamado tanto a atenção de fariseus e outros que queriam colocar o SÁBADO acima de tudo, por acaso não fez do domingo um dia especial do SENHOR, um dia de celebração, de culto?

    ResponderExcluir
  26. Portanto, a questão do sábado no Êxodo 20, 10-11 e das demais citações bíblicas que você interpretou pontualmente em versículos isolados está, superada. Aliás, se você verificar as proibições do dia de SÁBADO, verás que a maioria dos preceitos desse dia não está sendo observados pelos seus seguidores.
    Os apóstolos que foram os primeiros escolhidos de Jesus e a quem confiou a sua IGREJA, por acaso eles e seus sucessores legítimos não entenderam a vontade de Jesus ao passarem a guardar o domingo?
    Fique na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  27. Eu como estudante de Filosofia da PUCPR, apesar de universidade Catolica seu ensino é muito marxista e nao puxa para a religião, a menos no seu contexto na qual a filosofia e a teologia andavam juntas no período medieval. Como estudo a dita patristica que são documentos históricos e arqueológicos importantíssimos pois remontam os escritos da igreja cristã, Inácio de Antioquia e outros que por sua vez poderiam até ter conhecido os apóstolos pos trata-se de escritos do ano 100, nunca mensionou-se a guarda do sabado nesse período! E é incrível como alguns manipulam até mesmo os textos de Santo Agostinho para insinuar que o mesmo era contra Roma Rodrigo silva, arqueologo adventista de nome no meio de sua religião adora manipular estes textos e quem não conhece realmente cai na dele! Aí em sites adventistas dizem pois é mas esses textos não podem contradizer a bibli. Mas na verdade esses textos não contradizem a biblia e sim a forma que eles interpretam. E se a Patristica mensinasse qualquer vírgula de guarda do sabado pode saber que eles usariam contra a igreja e a favor deles, como eles usam pedaços que lhes convém! O interessante é que a guarda do sabado teria sumido quando a igreja católica dominou e surgiu apenas com Ellen White que somando suas letras da 666? Coisa que nem.o próprio fundador adventista guardava como pode? Se a guarda do sabado deixou de existir e voltou apenas com os seguidores adventistas então não houve uma ETERNAMENTE ALIANÇA o homem quebrou novamente? E as portas do inferno venceram a igreja como Cristo prometeu que jamais o faria? Usar textos bíblicos decorados é fácil, porém ao usar a lógica AS DOUTRINAS protestantes não passam. E em.relação a dia de descanso isso não vem de Deus da.maneira que vocês pensam pois Deus nunca descansa gente Isaías 40,28 e Jo 5,17. Isso é um antropomorfismo e uma.linguagem completamente poetica da mesma forma que a linguagem da Lei dada pela DEDO de Deus também é, pois Deus não daria algo imperfeito aos homens é linguagem dois judeus que viveram na terra santa, pegando a linguagem da septuaginta que é a biblia usada pelos apóstolos veremos que a Lei foi dada por anjos, quem vem a ser por Deus mas não de maneira direta e sim indireta. Os.pastores adventistas devem estudar a história da Igreja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens Leonardo pela colocação. E como você bem lembrou, sendo DEUS ETERNO criou o mundo dentro da sua eternidade sem nenhuma conotação com os 7 dias da semana. Mas, quem aceita rigorosamente como está na bíblia, primeiro dia, segundo dia... não está cometendo erro (ou pecado), mesmo porque isso não retira de DEUS o principal, isto é, que ELE É O CRIADOR. Ademais, SÁBADO OU DOMINGO não é o mais importante da Historia Sagrada e menos ainda motivo para mudar de religião. Abraços na paz de Cristo.

      Excluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ezequiel 20 cap 20 .... Não adianta discutir nada agora mas sim quando chegar a hora de decidir q lado vc vai ficar ... qual Sinal de Deus e de Satanás (ANONIMO)

      Excluir
  29. Essa “lei” foi necessária na época. E faz tempo.....
    MEU AMIGO. Viva um pouco melhor o Novo Testamento.
    Não se preocupe tanto pelo sábado ou domingo. JESUS É DEUS e coma autoridade de DEUS, relativizou o sábado.
    Veja algumas proibições para o dia de sábado: Semear / Arar / Colher / Agrupar feixes / Debulhar / Dispersar/ Catar/ Moer/ Peneirar/ Preparar massa/ Assar/ Tosquiar/ Lavar a lã/ Desembaraçar a lã/ Tingir a lã/ Fiar / Tecer / Dar dois nós / Tecer dois fios / Separar duas linhas / Atar / Desatar / Coser / Rasgar / Caçar / Abater / Raspar o couro / Curtir o couro / Alisar o couro / Demarcar o couro / Cortar / Escrever / Apagar / Construir / Demolir / Acender fogo / Apagar ou diminuir o fogo / Martelar / Transportar algo desde um ambiente particular a um público
    Ainda não satisfeitos, os líderes foram ampliando as 39 proibições, os Fariseus chegaram ao número absurdo de 612. Veja outras proibições: Cuspir na grama no sábado porque, ao fazer isso, alguém poderia estar irrigando uma muda de grama. / Cuspir no chão poderia fazer barro, o barro era para fazer tijolos / Não podiam tomar banho / Ou andar além do tiro de pedra
    Jesus disse “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” Marcos 2:27.
    Não se trata de desrespeitar o sábado do AT. O que você não deve é ficar preso à Lei. Lei não salva, quem salva é Jesus.
    Jesus Curou no Sábado e criticou quem defendia o sábado.
    Ademais, após a ressurreição de Jesus tudo aconteceu num DOMINGO como a própria Ressurreição. E os apóstolos passaram a guardar o DOMINGO, DIA DO SENHOR. Se num Sábado Deus “descansou” num DOMINGO DEUS (JESUS) RESSUSCITOU.
    Procure conhecer as proibições para o dia de SÁBADO e verás o QUANTO VOCÊ DESRESPEITA O SÁBADO.

    ResponderExcluir
  30. O DOMINGO também é SINAL DE CRISTO.
    Finalmente, se não adiante discutir nada agora, POR QUE VOCÊ FICA INSISTINDO NA DISCUSSÃO? E QUANDO CHEGAR A HORA, SERVIRÁ PARA VOCÊ TAMBÉM.

    ResponderExcluir
  31. Leia êxodo 20:8-11 ...e tire suas conclusões...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá!
      Ex 20, 8. Lembra-te de santificar o dia de sábado. 9. Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra. 10. Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros. 11. Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que contêm, e repousou no sétimo dia; e por isso. o Senhor abençoou o dia de sábado e o consagrou.”.
      Amigo e irmão em Cristo.
      Não apenas no Ex 20,8-11, mas em outras passagens do AT fala no sábado. Jesus guardava o sábado, sabia?
      No texto exposto no assunto "SÁBADO OU DOMINGO SEGUNDO CID MOREIRA" do blog e outros que escrevi explicam bem o sentido do sábado e do domingo e como passou a ser guardado o domingo.
      O sábado que aparece no v. 8 deriva do grego shabbat, que no judaísmo significa descanso que deve ocorrer “num sétimo dia”, não necessariamente o sábado ou o domingo do nosso calendário. “Esse ´dia` após a criação não se trata de um dia literal. A princípio, por ter Deus encerrado a criação o seu descanso ou o cessar de suas obras não poderia se resumir a um mero dia de 24 horas”.
      Daí que “A essência do 4º mandamento não é o dia da semana denominado “sábado”, mas que no 7º dia ocorra um “descanso”, “cessação” ou “interrupção” do trabalho.
      Concentrando então a criação do mundo nesses “seis dias”, Deus quer que se “descanse”, respeite o “sétimo dia” como SHABBAT = DESCANSO.
      Portanto, santificar o dia de sábado do v. 8 não induz precisamente ao dia da semana propriamente dito, mas a um sétimo dia para descanso conforme esclarecem os vv. 10-11, assim como poderia recair ao invés do sábado ou domingo, noutro dia qualquer da semana nos limites do nosso calendário.
      Reforçando, seis dias como se fossem sequenciais foi uma maneira do escritor do êxodo narrar que Deus criou o mundo não de uma vez só, mas gradativamente, algo de cada vez até chegar ao homem, não se podendo mesmo que se esforce, imaginar que foram a cada 24 horas.
      Para entender melhor. Pense bem!
      O Êxodo foi escrito entre 1.440 a 1400 acc. Pouco tempo em proporção à idade da criação do mundo que aconteceu a bilhões de anos, você não acha?
      Segundo ainda a ciência, no calendário humano o homem inteligente só existe na terra há 12 mil e a Era Cristã, apenas 2.017 anos. Compreendeu? E a ciência não retira a autoria do Criador.
      Só para continuar comparando, faz mais tempo a existência dos escritos do NT do que os escritos do AT (êxodo no caso).
      Para Deus não existe tempo nem contagem de tempo. Portanto, Deus não criou o mundo exatamente em seis dias de vinte e quatro horas, para descansar domingo, embora você não esteja obrigado a pensar diferentemente do texto bíblico nesta parte. (continua).

      Excluir
    2. Ora, o escritor do êxodo (Moisés), viveu aproximadamente entre os anos de 1440 a 1400 ac. Logo, não presenciou nem testemunhou o inicio do mundo. Inspirado por Deus seu objetivo foi registrar que DEUS É O CRIADOR e isto não podemos negar sendo completamente irrelevante se foi em seis, sete dias, milênios ou milhões de anos. É bom repetir que DEUS NÃO USA CALENDÁRIO.
      Naquela época não existia calendário para definir que o sétimo dia seria o sábado. Da palavra grega shabbat derivou mais tarde a palavra sábado.
      Abro um parêntesis para lembrar que o primeiro calendário surgiu por volta de 2.700 aC na Mesopotâmia. Muitos, mas muitos anos mesmo depois que o mundo e os homens já haviam sido criados.
      Portanto, sair do sábado para guardar o domingo é uma questão de semântica bíblica que o Cristianismo, pela valorização que Jesus deu ao sábado seguido pelos apóstolos e sucessores apostólicos, adotou. Além do mais, por que Jesus ressuscitou num domingo, DOMINGO É O DIA DO SENHOR POR EXCELÊNCIA.
      Para se chegar ao calendário oficial que adotamos que é o Gregoriano passou por estudos e diversas e profundas mudanças. (O Calendário Gregoriano é um calendário que teve a sua origem na Europa no século XV, promulgado pelo Papa Gregório XIII 1 (1502-1585) em 24 de Fevereiro do ano 1582 em substituição ao calendário juliano, mais antigo, implantado pelo líder romano Júlio César (100 a.C.- 44 a.C.) em 46 a.C., sendo utilizado oficialmente pela maioria dos países. Mais uma das contribuições da Igreja Católica para o mundo).
      Finalizando, conforme ensina São Paulo em sua carta aos Colossenses, 2,14-17, JESUS CRISTO É A NOVA RELIDADE EM DEUS, e aboliu, digamos assim, não somente essa ideia maluca (desculpem!) de não comer carne de porco ou peixe sem escamas, como o ferrenho apego ao sábado (do nosso calendário). Diz São Paulo: "14. cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz. 15. Espoliou os principados e potestades, e os expôs ao ridículo, triunfando deles pela cruz. 16. Ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados. 17. Tudo isto não é mais que sombra do que devia vir. A realidade é Cristo.”.
      Agora sim, concluindo:
      Para quem se prende ao dia do sábado (ou domingo), lembre-se que não basta guarda-los, mas a todos os mandamentos de Deus e da Igreja deixados em segundo plano por muitos, o que é pecado.
      Portanto, se você, irmão, preferir continuar guardando o nosso sábado, continue, mas não acuse o nosso shabbat no domingo como errado.
      Um fraternal abraço.
      Dc Narelvi.

      Excluir
  32. PARTE UMA de duas
    Mostrarei que Paulo era um assíduo observador no sábado no Evangelho. Confira.
    Verso 1: “No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite” (Atos 20:7).
    Verso 2: “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, em casa, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar”. 1 Coríntios 16:2
    Irmão, como você pode julgar que esses dois versos, onde ambos têm dupla interpretação, como veremos, pode anular a altíssima grandiosidade do majestoso evento Monte Sinai? Não sabe você que Deus Pai ficou por pelo menos 80 dias no Monte Sinai, até que Moisés jejuasse duas vezes por 40 dias, onde nesse tempo todo o Monte tremia todo, e todo envolto em fogo, com um batalhão de anjos tocando trombetas cada vez mais alto, justamente para chamar a atenção da Humanidade para a PROMULGAÇÃO DE SUAS LEIS de um Deus que afirmou que NUNCA MUDA, pelo menos em suas promulgações, portanto, as 10 leis cravadas nas Rochas Sagradas das Leis são para sempre, e agora vem o irmão tentando DESFAZER, CORROMPER um dos mandamentos da Lei de Deus, guardados agora na Arca da Aliança, esta que vai ser exibida imponentemente A TODAS AS NAÇÕES no Grande Dia de Jesus? Apocalipse 11:19. Com seria possível o Senhor Deus exibir a Arca da Aliança com tanta pompa, se o Decálogo estivesse corrompido, FALTANDO JUSTAMENTE O SEU MAIS AMADO MANDAMENTO, o do Sétimo Dia, o único nomeado por ele de Santo e Bendito e instituído como UM SINAL entre ele e a Humanidade (Ezequiel 20:20)? Por que Humanidade? Porque Está Escrito, uma vez em Deuteronômio e 13 vezes no Evangelho que Deus não faz diferença de pessoas, pois todos são iguais perante ele, e ainda para reforçar, Deus fez Escrever em Efésios 2:14 que A PAREDE QUE NOS SEPARAVA DE ISRAEL FOI DERRUBADA a favor de um só povo e em Atos 3:24-25 Está Escrito que somos os herdeiros dos israelitas e os herdeiros herdam as bênçãos e as obrigações.
    Vós, sim, que antes não éreis povo, agora são povo de Deus”. 1 Pedro 2:10
    “Todo o Monte Sinai fumegava, pois o Senhor havia descido sobre ele em fogo. A fumaça subia como fumaça de uma fornalha, e todo o Monte tremia muito. Enquanto o som das trombetas aumentava cada vez mais, Moisés falava ao Senhor e ele respondia por meio de um trovão”. Êxodo 19:18 – 19.
    A alta grandiosidade do incrível evento Monte Sinai
    http://oincriveleventomontesinai.blogspot.com.br copie o http e cole no navegador

    No entanto, vamos examinar os dois versos, que incrivelmente o irmão julga que ambos têm alguma força contra UM DEUS QUE NUNCA MUDA EM SUAS PROMULGAÇÕES (Malaquias 3:6) assim como jamais mudou em relação às promulgações para Adão e Eva, cujos castigos respingam até hoje em nós outros, e nem mesmo com a Vinda de Jesus, o mesmo Jesus que se emocionava, que chorava vendo a miséria humana, nem mesmo assim conseguiu amainar as dores do parto, por que sabia que DEUS NÃO MUDA EM SUAS PROMULGAÇÕES á Humanidade, pois o casal representava a Humanidade. Vamos aos versos:
    Verso 1: “No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite” (Atos 20:7).
    Partir o pão na época não se tratava da representação da última Ceia, pois os apóstolos partiam o pão, ou seja, socorriam os necessitados todos os dias do mês, e até da CASA EM CASA (Atos 2:46): E jamais esse verso de dupla interpretação pode ser usado para revelar uma reunião para representação da Última Ceia, POIS SE FALA DE PÃO NÃO SE REFERE A VINHO, como revela a reunião para partir o pão E O VINHO cita em 1 Coríntios 11:20 e seguintes citado acima. PORTANTO ESSE VERSO NÃO TEM FORÇA ALGUMA PARA CORROMPER AS ROCHAS DA ARCA DA ALIANÇA, não tem valor para retirar um só til dos 405 caracteres do sábado santo e abençoado por Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Waldecy
      1. O assunto já foi bem exposto. Não se questiona a questão do sábado do Antigo Testamento. Não somente Paulo, mas até Jesus guardava o sábado como judeu que era.
      2. O domingo faz parte da nova aliança de Jesus Cristo e está bem claro que Jesus relativizou o sábado. Está claro também o porque DOMINGO passou a ser o DIA DO SENHOR.
      3. No primeiro dia da semana, isto é DOMINGO.
      4. Você acha mesmo que DEUS permaneceu 80 dias no monte Sinai? Será que ele deixou o Céu para permanecer uns dias com Mosiés? Quem ficou 80 dias no Monte Sinai foi Moisés. Saiba que Deus é ONIPRESENTE, isto é, está em toda a parte ao mesmo tempo. E para DEUS não existe tempo.
      5. O respeito ao dia de DOMINGO não impede que nesse dia se façam boas obras ou celebre-se também em CASA.
      6. Veja a bíblia (só para exemplo):
      Gl 4.4-5; Rm 10,4: mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos”(Gl.4:4-5; Rm. 10:4)
      Colossenses 2:16: “Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo” (Cl.2:16-17)
      7. O motivo mais importante é que Jesus Cristo ressuscitou no Domingo, inaugurando a “nova Criação” libertada do pecado. Assim o Domingo (= dominus, dia do Senhor) é a plenitude do Sábado judaico. Sabemos que o Antigo Testamento é um figura do Novo; o Sábado judaico é um figura do Domingo cristão. O Catecismo da Igreja assim explica:
      §2175 – “O Domingo distingue-se expressamente do sábado, ao qual sucede cronologicamente, cada semana, e cuja prescrição ritual substitui, para os cristãos. Leva à plenitude, na Páscoa de Cristo, a verdade espiritual do Sábado judaico e anuncia o repouso eterno do homem em Deus. Com efeito, o culto da lei preparava o mistério de Cristo, e o que nele se praticava prefigurava, de alguma forma, algum aspecto de Cristo (1Cor 10,11)”.
      Os Apóstolos celebravam a Missa “no primeiro dia da semana”; isto é, no Domingo, como vemos em At 20,7: “No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para a fração do pão…” Em Mt 28, 1 vemos: “Após o Sábado, ao raiar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria vieram ao Sepulcro…” Em Ap 1, 10, São João fala que “no dia do Senhor, fui movido pelo Espírito…” e a coleta era feita “no primeiro dia da semana” (1Cor 16,2).
      8. Nada te proíbe de guardar o sábado. Porque te incomoda?
      Um abraço na paz de Cristo.

      Excluir