Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 6 de maio de 2012

PERMANECER EM JESUS COM FIDELIDADE





Reflexão dominical – 5º Domingo da Páscoa – Ano B – 06.05.2012
At 9,26-31; 1Jo 3,18-24; João 15,1-8

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo

1ª PARTE 
Iniciamos observando a pessoa de Paulo, o nosso ex-Saulo. Um perseguidor dos cristãos que se converte e procura viver em comunidade com seus novos irmãos cristãos. Sofreu rejeição porque era difícil acreditar que ele pudesse, realimente, ter se convertido, que fosse verdadeiramente um discípulo. Precisou do apoio de Barnabé para se enturmar ao grupo.
         Barnabé conhecia bem Paulo, da sua sinceridade cristã, do seu conhecimento das Sagradas Escrituras, da sua liderança. E assim Paulo se integrou ao grupo dos apóstolos tornando-se um deles e foi um dos pilares da Igreja de Cristo. Barnabé sabia que Cristo havia falado com ele no caminho de Damasco. Não havia mais dúvida: Paulo era, de fato, um cristão fiel e missionário.
         Podemos até imaginar o quanto Paulo tenha praticado de pecados antes, e até crueldades contra os cristãos. Mas o seu coração falou mais forte. Escutou o chamado de Jesus. Converteu-se, foi perdoado e tornou-se um grande soldado de Cristo, certamente até melhor do que muitos do seu tempo.
          Isso nos chama a atenção para os dias de hoje. Quantas pessoas nós conhecemos que tiveram uma vida pregressa nada ou pouco recomendável e que, de repente, conhece a Cristo ou retoma a sua religiosidade cristã, mas são olhados com menosprezo, desconfiança ou até com forte dose de preconceito. Na realidade muitas vezes enquanto os santinhos dormem, os pecadores trabalham pelo Reino.
         Por um ou outro motivo, sempre encontramos alguém dificultando o chamado daqueles escolhidos por Jesus.
         Assim como aconteceu com Paulo, precisamos também que existam Barnabés em nossas comunidades, valentes, corajosos, e acima de tudo com raízes cristãs profundas em seus corações para defender, encorajar e  enfrentar os desafios muitas vezes autoritários, para fazer valer as vocações, o direito de servir, enfim, o direito de ser plenamente religioso como dom de Deus e por força do chamado de Jesus, pois o que Cristo quer é que A Igreja pelas nossas paróquias, viva em paz para que possa consolidar-se e progredir no temor do Senhor crescendo em número e com a ajuda do Espírito Santo” (At 9,31).

2ª PARTE

         São João, em sua primeira Carta, mais uma vez tratando-nos de “filhinhos”, quer parar com os hipocrisias e adverte:não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade”. É como se dissesse também: chega do “faça o que digo. Não faça o que eu faço”.
Pertencemos todos a uma Igreja. Somos todos irmãos.  Guardemos e respeitemos, pois, os Mandamentos de Deus e tudo o mais que é da Igreja e teremos a certeza de que assim acontecendo, permaneceremos em Deus e Deus conosco, pois Deus nos conhece, quer, e nos ama profundamente.

3ª PARTE

Por isso que no Evangelho destaca bastante o permanecer em Cristo e Cristo em nós para juntos formarmos uma grande videira que se chama Cristo de quem somos os ramos. E como tais, não produziremos frutos se quebrarmos a nossa unidade.  
         Na agricultura a videira – tronco e ramos – são cultivados e fortalecidos pela qualidade da terra, pelos insumos e pela dedicação do vinhateiro.
         Em nossa vida espiritual somente conseguiremos crescer como Filhos de Deus e produzir bons frutos se soubermos fazer da nossa Igreja a boa terra, da Eucaristia o tronco que é Jesus, e dos Sacramentos, da fraternidade e das boas obras, instrumentos de Deus para a unidade entre os irmãos como comunidade do povo santo de Deus.
         O Evangelho termina com uma afirmação bastante forte e que é um a alerta para aqueles que querem abolir o inferno:  “Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados”.
         Contudo, e o que é muito mais consolador, é reconhecer que sem Cristo nada poderemos fazer, mas com Ele nem os demônios assustam porque diz Jesus: Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedí o que quiserdes e vós será dado”.
         Irmãos: O Céu é para todos nós e a Igreja é o melhor caminho que nos leva para a Casa do Pai. Coloquemos em prática os ensinamentos bíblicos deste domingo e a paz reinará em nossas vidas.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário