Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

terça-feira, 1 de maio de 2012

ERA UMA VEZ UMA MOCINHA CHAMADA MARIA



 
MÊS DE MAIO, MÊS DE MARIA

        Existia um Senhor do Céu e da Terra. O nome dele era DEUS. Ele criou tudo o que existe, e terminou a criação com o HOMEM e a MULHER que geraram muitos filhos. Mas esse casal foi desobediente contrariando a vontade do PAI CRIADOR, atitude tão grave que contagiou toda a sua geração dando origem ao pecado.
O  incitador do pecado foi o demônio representado na figura da serpente que no Apocalipse 12,9 esclarece como “a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás”. Então Deus indignou-se e estabeleceu que a serpente teria a sua cabeça esmagada por uma mulher de quem surgiria uma descendência que venceria o pecado (Gn 3,15), Essa descendência foi explicada por Isaias 9,6: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu”. Um homem, portanto!
Marcou-se então o lugar para o nascimento do redentor prometido que Mq 5,1 assim identificou: Mas tu, Belém-Efrata, tão pequena entre os clãs de Judá, é de ti que sairá para mim aquele que é chamado a governar Israel. Suas origens remontam aos tempos antigos, aos dias do longínquo passado”, e anunciado por Zc 9,9  “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta”.
O perfil do esperado vem de Is 11,2: “repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR”.
Isaias em 7,14 prossegue nas profecias: “eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel”.
É impossível imaginar quanto tempo teria levado essa espera. Mas o momento chegou. E Deus agiu!
Em Jerusalém de acordo com a tradição, nasceu uma menina de nome Maria, filha de Joaquim e Ana. Família humilde, pobre, mas profundamente religiosa. Nessa família a menina Maria cresceu e aos 16 ou 17 anos de idade, em Nazaré,  é surpreendida com a visita de um anjo:

"Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!".Ela ficou intrigada com essa palavra e pôs-se a pensar qual seria o significado da saudação..O Anjo, porém, acrescentou: "Não temas, Maria! Encontraste graça junto de Deus..Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho, e tu o chamarás com o nome de Jesus..Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;.ele reinará na casa de Jacó para sempre, e o seu reinado não terá fim"..Maria, porém, disse ao Anjo: "Como é que vai ser isso, se eu não conheço homem algum?".O anjo lhe respondeu: "O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra; por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus..Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice, e este é o sexto mês para aquela que chamavam de estéril..Para Deus, com efeito, nada é impossível.".Disse, então, Maria: "Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o Anjo a deixou” (Lc 1, 28-38).

Essa mocinha Maria foi visitar sua prima Isabel e  já que lá chegou, ouviu:

"Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!.Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite?.Pois quando a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre..Feliz aquela que creu, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!" (Lc  1, 42-45).

Maria, então, entoou o cântico:

"Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus em meu Salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva. Sim! Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada, pois o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. Seu nome é santo e sua misericórdia perdura de geração em geração, para aqueles que o temem. Agiu com a força de seu braço, dispersou os homens de coração orgulhoso. Depôs poderosos de seus tronos, e a humildes exaltou. Cumulou de bens a famintos e despediu ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrado de sua misericórdia — conforme prometera a nossos pais — em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre!" (Lc  1, 46-55).

         Se todas as mulheres do mundo que são mães, são queridas e  amadas, imaginem esta mulher MARIA, a proporção que toma o nosso relacionamento com ela porque é  MÃE DE JESUS, de um JESUS QUE É DEUS.  Impossível amar Jesus sem lembrar e amar sua mãe Maria que merecidamente é venerada no mundo inteiro sob diversos títulos. Quanto é honroso para os cristãos católicos a certeza de que Céu  está repleto de boas almas salvas pelo seu filho Jesus Cristo  e tê-la como intercessora.  
         Se oração é a elevação da nossa alma a Deus, nada melhor do que depois do Pai Nosso apresentarmos ao Pai o resumo da Santa e Imaculada Maria, a Nossa Senhora:

Ave, Maria, cheia de graça, o senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores,
agora e na hora de nossa morte
Amém.

Diac. Narelvi


Um comentário:

  1. Boa Noite Narelvi
    Parabéns por mais essa postagem, narrando com muita riqueza a historia da vinda do Messias. Nós católicos nos orgulhamos de ter uma pessoa como você evangelizando com tanta sabedoria. Deus lhe dará a recompensa por todo esse esforço e dedicação e Nossa Senhora com certeza está intercedendo por você, por esse trabalho que gratuitamente nos proporciona.
    Deus lhe abençoe, lhe dê muita luz e oportunidades para continuar neste apostolado.

    ResponderExcluir