Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 29 de maio de 2011

O Evangelho não tem fronteira

 Reflexão dominical – 6º Domingo da Páscoa - Ano A – 29.05.2011

(At 8,5-8.14-17; 1Pd 3,15-18; Jo 14,15-21)

 Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo

Refletimos no domingo passado, sobre a instituição do diaconato conhecendo os nomes dos sete primeiros. Dissemos também que além de cuidar das viúvas e órfãos, como prática da caridade dedicavam-se também ao anuncio da Palavra. É o que vemos hoje no texto de Atos, o diácono Felipe anunciando Cristo aos Samaritanos.
 Após a morte de Jesus a Igreja permanecia nos limites de Jerusalém e somente depois de poucos anos, foi que com o diácono Felipe que era helenista, o anuncio de Jesus foi levado para além fronteira, justamente depois da perseguição e morte do diácono Estevão, o primeiro mártir do cristianismo. Para fugir da perseguição contra os helenitas (os que falavam a língua grega) Felipe vai para Samaria e lá  uma multidão é convertida levada pela sua mensagem cristã.
E foi justamente o trabalho do diacono Felipe que fez com que os Apóstolos mandassem para lá Pedro e João, através de quem os habitantes receberam os dons do Espírito Santo, do mesmo Espírito Santo que neles já se encontrava pelo Batismo.
Percebeu-se, assim, que a mensagem de Cristo não estava presa a Jerusalém, mas devia ser levada a todos os povos. Hoje, a Igreja continua necessitando chegar a todas as nações. 
Certamente que a lição serve para cada um de nós aqui mesmo onde nos encontramos. Temos também um limite territorial muito mais perto e fácil de ser transposto, que são os nossos irmãos próximos, vizinhos de nossas casas, quem sabe afastados ou desacostumados da vida religiosa a quem podemos e devemos anunciar ou então relembrar Jesus.
Bispos, diáconos, padres, freiras, leigos, todos somos discípulos de Jesus, e, cada um a seu modo, deve mostrar principalmente pelo testemunho, que Jesus é o Senhor em quem devemos por a nossa esperança, pois é Ele que nos levará à presença de Deus Pai, conforme São Pedro ensina na carta de hoje.
         O que Jesus nos pede é que o amemos. E para certeza da sua permanência conosco, Jesus nos brinda  com o Espírito Santo que ele chama de nosso defensor.
“Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós”.
Jesus assim falou aos Apóstolos, preparando-os para o nascimento da Igreja que comemoraremos no dia de Pentecostes.

      Cada cristão deve sentir-se amparado por Jesus e pelo Espírito Santo para testemunhar que o Evangelho realmente é a voz viva de Cristo no mundo, pois que se assim procedermos, sem precisar dar muitos passos além das nossas casas, faremos a nossa parte e todas as Nações serão alcançadas e abençoadas.
Louvado Seja N.S. Jesus Cristo.
Diác. Narelvi

Um comentário:

  1. Dom Dia!
    Excelente, uma lição para ser aprendida, meditada e aplicada no nosso dia a dia, para falar de Jesus hoje, não precisamos percorrer grandes distâncias é só pedir ajuda do Espírito Santo e estar disposto a falar e viver o que Ele pregou no meio em que vivemos.

    ResponderExcluir