Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 8 de maio de 2011

RECONHECER JESUS!

Discipulos de Emaus

Reflexão Dominical
3º Domingo da Páscoa - Ano A - 08.05.2011
(At 2,14.22-33;1Pd 1,17-21; Lc 24,13-35)


Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

Uma história:
Meu saudoso tio Juca (Jose Cherobin), quando dentista em Morretes, viajou por durante mais de 30 anos de trem entre Curitiba e Morretes, ida e volta todas as semanas.
Conhecia cada estação, cada túnel. Conhecia todos os  maquinistas e ajudantes. Conhecia todas as pontes e as lindas paisagens. Sabia de cor todo o trajeto a percorrer com suas retas e curvas. Enfim, sabia tudo o que dizia respeito a estrada de ferro.
Num belo dia, um turista sentou-se ao seu lado e desde Curitiba até Morretes, maravilhado, vinha falando sobre a viagem, comentando sobre tudo o que via para o tio Juca como que a ensina-lo. E ele pacientemente ouvia.
Chegando a Morretes, o turista todo empolgado, perguntou: “O senhor já conhecia este percurso?” “É sua primeira viagem de trem?”  Tio Juca respondeu: faço isto todas semanas há mais de trinta anos. Não sabia o turista que ao seu lado se encontrava um especialista no assunto.

O Evangelho:

Pois é, meus irmãos.

Dois homens estavam caminhando em direção a Emaus e conversavam.
De repente um homem aproxima-se deles e continuam a caminhada.
O homem perguntou sobre o que conversavam.
Responderam em forma de pergunta e admirados: “Tu não sabes o que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo?”.
E os discípulos, então, tristes pelo acontecido, passaram a contar tudo àquele homem fazendo um resumo sobre  Jesus, o Nazareno, da sua morte e ressurreição.
Mesmo no anonimato, diferente da historinha do tio Juca aquele homem respondia ao dialogo ensinando.
Como vocês demoram para entender, disse o homem. E em tom afirmativo pergunta: Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?. E deu uma lição desde o tempo de Moisés e dos profetas, e citou  a Sagrada Escritura, convergindo tudo para a vida de Jesus.
Enquanto aquele homem narrava, os discípulos aprendiam e foi justamente na ceia, quando viram  que o homem  tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía que foram  tomados por uma forte emoção e reconheceram Jesus.
Lembra a passagem bíblica onde Jesus diz para Filipe: "Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste?" Jo 14,9.
         Imagine, meu irmão, quantas vezes Jesus pode ter estado bem perto de você, falando, ensinando, mostrando, e você não o reconheceu? Talvez lhe tenha faltado quem o despertasse para a Luz de Cristo.
         Foi na distribuição do pão que os discípulos de Emaus reconheceram Jesus. É na Eucaristia que nós reconhecemos Jesus cada vez que comungamos.
         Por isso temos que é na Eucaristia que Jesus é reconhecido e o recebemos de forma real, vivo, verdadeiro. E na Palavra, entramos em comunhão com Jesus mediante os seus ensinamentos.
         É na Missa, com a Eucaristia e leituras bíblicas com homilia que acontece, portanto, a maior oportunidade de se reconhecer Jesus.
         E uma vez reconhecido, façamos sempre o convite: Fica conosco, Senhor!"
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diác. Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário